Machado e Juca Luiz Antonio Aguiar

Cerca de 50313 frases e pensamentos: Machado e Juca Luiz Antonio Aguiar

Que a vontade supere o medo, que a felicidade suplante a dor, que o presente apague o passado e o futuro gere mais expectativas do que preocupações.

Uma pessoa sincera ao extremo pode ser chata, cheia de defeitos e imperfeita, mas pode ter caráter, ser genuína e honesta. Outros, cheios de simpatia, podem misturar gentilezas com falsidade, e hipocrisia com mentiras.

O recomeço do fim

Não temos o luxo de nos darmos por satisfeitos ao término de um relacionamento. Claro, que não dá para insistir em algo que não vem dando certo, mas além de encerrarmos um ciclo, temos que reconhecer a falência de algo em que, ainda que por um momento, acreditamos ser a realização de um sonho e de um encontro de almas.
Mais do que encerrar uma etapa, reconhecemos que não nos empenhamos o suficiente, não demos tudo o que estava ao nosso alcance, não nos esforçamos o necessário, assim como, também, não fomos totalmente correspondidos.
Reconhecemos o fracasso, sucumbimos ao egoísmo, ao individualismo e não fomos humildes o suficiente para cedermos, para descermos de um falso pedestal que nos coloca acima do outro, quando somos exatamente iguais, todos sujeitos aos mesmos erros e paixões.
Não deve haver satisfação alguma no fim, nem mesmo pela possibilidade de um novo recomeço. O fim é algo lamentável, como a morte de um sonho, e não deve haver orgulho em colecionarmos esqueletos, dentro ou fora do armário.

⁠Temos uma geração de jovens idiotas discutindo com os próximos idiotas jovens.

Luiz Felipe Pondé
Temos uma geração de jovens idiotas discutindo com os próximos idiotas jovens. Gazeta do Povo, 12/07/21.

Nota: Artigo publicado no jornal "Gazeta do Povo" em 12 de julho de 2021.

...Mais

⁠O próprio crescimento do mundo moderno implica o esmagamento de quem tentar manter alguma sanidade mental em meio a esse circo de mentiras que as relações humanas se transformaram.

⁠Somos todos instantes de um tempo infinito, fragmentos de um universo desmedido, tão importantes quanto um grão de areia numa praia ou deserto, que a água ou o vento leva pra onde quiser, mas seremos imortais, se tivermos a grandeza de nos vermos, não em nós mesmos, mas no outro.

A mulher independente é uma ameça ao homem, pois ninguém pode aprisioná-las com chantagens emocionais e abuso de poder.

PETIÇAO A DEUS

Peço todos os dias que Deus guie os meus passos nesta jornada em face de todos os seguimentos com os quais estou envolvido. Onde quer que eu vá, permita Ele que apenas coisas infinitamente boas e perfeitas se aproximem de mim, dos meus entes queridos e amigos. Do fundo do meu coração, ofereço-Lhe minha gratidão por todas as graças alcançadas, as quais tenho plena consciência que me foram concedidas por Ele, a Quem devo todo respeito. Sou Lhe grato ainda por mais um dia de vida repleto de muita paz, saúde, sabedoria e conhecimento Divinos; pela proteção concedida a todos nós e por Ele nos ter beneficiado com com a concessão da Sua Imagem Verdadeira Harmonia e Perfeição Divinas, a fim de que possamos representar a expressão máxima da Sua criação.

⁠Saudade....
Saudade das viagens sem fim...
Do aprender diuturno....
Das amizades sinceras...
Saudade de se aglomerar, brincar e andar.
Saudade de um objetivo ter, de lutar, pra vencer.
Saudade de pela escada subir, do frio noturno sentir, e do sino tocar pra partir.
Saudade dos solavancos da volta, do sono pesado e cansado.
Saudades dos intervalos, das conversas bobas e casuais.
Saudade dos forrós de São João....
Saudade da biblioteca, do EPJ e dos grupos de extensão.
Até saudade sinto, da multa pagar, pelo livro atrasar.
Saudade dos mestres, que amigos se tornaram.
Dos conselhos... perguntas...e respostas.
Mas no fim, a saudade se mistura com orgulho, de momentos ter vivido, pessoas convivido e conhecimento precioso adquirido.

⁠⁠As três chaves de ouro

Chaves costumam abrir abrir somente uma porta, porém há algumas chaves que podem abrir centenas de portas. Essas chaves têm os nomes de: "SABEDORIA", "HUMILDADE" e "PERSISTÊNCIA".

A sabedoria não é saber tudo, pelo contrário... É saber que quanto mais se sabe, mais ainda temos a aprender. É saber que o conhecimento é como a água, pois flui por ambos os lados e passa por onde existe um caminho. É reconhecer que podemos ser "mestres" em algo, mesmo assim um "iniciante" acabar nos ensinando algo. É ter a mente experta, o olhar tranquilo, mas com a visão aguçada, assim podemos deixar a soberba da posição ou status que ocupamos não nos atrapalharem na hora que precisemos identificar um novo aprendizado. Em resumo, sabedoria não é ter informação, mas saber captar, utilizar e repassar informações de maneira eficiente. Você pode saber pouco sobre algo, mas fazer incríveis coisas com o pouco que sabe.

Humildade não é somente sobre condições socioeconômicas, mas justamente sobre a nobreza do espírito de um ser. Podemos ser e agir de determinada maneira, termos mossos paradigmas ou veredictos, porém devemos também sermos capazes de ver e entender que os outros também os têm, e que essas filosofias de vida podem ser diferentes do que temos como certo ou errado. Ter essa humildade nos torna maleáveis, adaptáveis e "evoluíveis".

A persistência ou perseverança, por sua vez, são totalmente diferentes do que podemos chamar de "insistência". Pois enquanto o insistente não desiste em aplicar a mesma fórmula e mesmas forças nas buscas de um determinado resultado, o persistente tenta de uma forma, analisa seus resultados, estuda mais a respeito, observa quem tem resultados melhores, se ajusta em suas fórmulas e adequa suas forças para tentar novamente. O que eles realmente têm em comum é apenas a vontade de alcançar o resultado, mas suas condutas são totalmente diferentes. O insistente é rígido, pouco maleável e muitas vezes arrogante, mas o persistente é calmo, preciso, maleável e muitas vezes humilde e ensinável.

Essas são as três chaves de ouro para abrirmos infinitas portas em nossos mundos. Não somos perfeitos e nunca seremos, mas seremos sempre nossas melhores versões se escolhermos ter o aperfeiçoamento pessoal como filosofia de vida.

A atividade da leitura não pegou na nossa espécie.

Luiz Felipe Pondé
Sociedade brasileira está presa nesse labirinto da delinquência nacional. Folha de S.Paulo, 5 out. 2025.
...Mais

Em uma sociedade fria, ser vivo é o que te faz morrer.

Se olharmos de cima nossa civilização, com todo nosso vai e vem frenético diário, talvez fôssemos percebidos como um povo que dança sozinho no cosmo.

Luiz Felipe Pondé
Formas ridículas de espiritualidade produzida para consumo. Folha de S.Paulo, 12 out. 2025.

Sempre tive uma paixão anarquista.

Luiz Felipe Pondé
O Estado brasileiro, demiurgo, é para destruir os cidadãos. Folha de S.Paulo, 13 out. 2025.

Leniente com bandidos, o Judiciário hoje destrói quem ele quiser.

Luiz Felipe Pondé
O Estado brasileiro, demiurgo, é para destruir os cidadãos. Folha de S.Paulo, 13 out. 2025.

O peixe que não seguia o cardume:
peixoto era um dos vários peixes que compunham um dos vários cardumes de um dos vários mares, peixoto, assim como os outro peixes, apenas seguia sem rumo, sem esperança, eles não tinham nem sequer uma imaginação do motivo pela qual eles nadavam, em mais um dos dias em que peixoto e os outros peixes nadavam sem rumo, peixoto viu um brilho, atrás de si mesmo, algo que parecia precioso, mas estava fugindo de peixoto, parecia estar em direção contrária ao cardume, peixoto então decidiu fazer algo, ele pela primeira vez, nadou em direção contrária ao seu próprio cardume, foi rapidamente em busca daquilo que viu, mas não sabia o que era, peixoto entrou em um dúvida, ele podia continuar, sem saber pelo o que procurava, sem saber quando ia achar, ou se sequer iria achar aquilo. Ou, peixoto podia voltar ao cardume, antes de se perder e nunca mais achar seu cardume, peixoto poderia perder aquilo que viu uma vez, e nunca mais achar, mas também podia se perder do cardume, e ficar isolado daquilo que já conhecia, quanto mais peixoto nadava, mais perto ele sentia que estava daquilo, mas mais longe ele sentia que ia estar do cardume, peixoto pensava e pensava, mas nunca chegou a uma conclusão da resposta de seu pensamento.
isso não é sobre peixes, é sobre você, sobre mim e sobre nós

O aumento da insanidade mental na modernidade não tem cura.

Luiz Felipe Pondé
Segundo Georg Simmel, quanto mais consciência, mais sofrimento subjetivo. Folha de S.Paulo, 26 out. 2025.
...Mais

O crime organizado tem torcida no Brasil: agentes da Justiça, políticos, artistas, produtores culturais, jornalistas, intelectuais, professores. E o crime sabe bem disso.

Luiz Felipe Pondé
População vive aprisionada entre a direita que mata e esquerda que beija bandido. Folha de S.Paulo, 2 nov. 2025.
...Mais

Projeta-se sobre a IA características que gostaríamos de encontrar nos seres humanos à nossa volta, mas não conseguimos. Há um toque de previsibilidade na personalidade digital que torna o "amor" mais seguro e reconfortante.

Luiz Felipe Pondé
Uma inteligência artificial encantadora? Folha de S.Paulo, 9 nov. 2025.

⁠Utopia. Em tempo recordo, eu me desfrui, corri pela vida e ñ percebi q havia deixado toda uma existência em transe profundo.e nesta Utopia vi escurecer o imenso sol no horizonte, um ser sonhador parti pra sempre deixei d viver.