Machado de Assi Poema a Carta

Cerca de 42675 frases e pensamentos: Machado de Assi Poema a Carta

Mas para isso precisaria de um gênio criador, porque teria de carregar o homem de qualquer coisa, da mesma maneira que eu o carrego de uma inclinação para o mar que fará dele construtor de navios. Só assim cresceria essa árvore que depois se iria diversificando. E ele havia de pedir de novo a canção triste.

Inserida por gtrevisol

Aprendi muito cedo que o sonho é mais que a realidade. No sonho, o cruel se desfaz com a mudança de foco. É simples. É só deixar de pensar. Se a paixão não convém é só trocar a cara. Fácil de resolver. A imaginação permite retoques, mudanças constantes. De Belo Horizonte a Paris eu levo um segundo. Não pago passagem, nem tenho problema com excesso de bagagem. Eu vou leve. Esqueço as roupas, Volto pra buscar. Troco a cena. Mudo o clima. Faço vir a chuva pra dormir logo. Invoco o sol para o meu mergulho e imagino a neve para amenizar o calor. Acendo lareiras nas noites frias; encontro a promissória perdida; ganho na loteria, e divido o prêmio com os pobres. Na angústia, adio a decisão. Na agonia, antecipo o fim. Na alegria, prolongo o início.

Inserida por biancavasconcelos

⁠A arte é uma força eterna que transcende as fronteiras do tempo e do espaço. As obras dos grandes artistas são testemunhas silenciosas de nossa história coletiva, oferecendo-nos uma visão única do passado e uma inspiração para o futuro (trecho do livro Prosas, Poemas, Poesias: Declarações de Amor de Miguel Dantè Machado) ⁠

Inserida por SENORTREZE

⁠Sim. Eu sinto sua falta, e muito, e por incrível que pareça eu ainda amo muito você, mesmo depois de muito tempo eu ainda tenho sentimentos. Eu nunca imaginei que eu conseguiria sentir amor por alguém, você é tudo que eu quero, você é único, você é a minha pérola. Por mais mentiroso que possa soar você foi o meu primeiro amor apesar de outros amores, você foi o mais verdadeiro. Eu gostaria de viver como era antes de tudo acabar, não consigo ficar olhando para ti sem te abraçar. Todos os dias eu me sinto culpada se eu fiz algo pra ti. Eu acho que eu nunca vou encontrar alguém como você, pois eu não consigo te esquecer, poderíamos começar de novo?

Não me move, meu Deus, para querer-te
O céu que me hás um dia prometido:
E nem me move o inferno tão temido
Para deixar por isso de ofender-te.

Tu me moves, Senhor, move-me o ver-te
Cravado nessa cruz e escarnecido.
Move-me no teu corpo tão ferido
Ver o suor de agonia que ele verte.

Moves-me ao teu amor de tal maneira,
Que a não haver o céu, ainda te amara
E a não haver o inferno te temera.

Nada me tens que dar porque te queira;
Que se o que ouso esperar não esperara,
O mesmo que te quero te quisera.

Por que as pessoas entram na sua vida?

Pessoas entram na sua vida por uma "Razão", uma "Estação" ou uma "Vida Inteira". Quando você percebe qual deles é, você vai saber o que fazer por cada pessoa.

De todos os meios possíveis para perceber ou interpretar ,aconselho que não seja por SMS ,facebook ,email,Skype e o pior " whatsapp fdp"

Grilos


O Grilo Falante saíra pelo mundo e assim chegara a China, onde encontrara outros grilos submetidos a uma triste sina: eram obrigados a lutar entre si para diversão de uns poucos espectadores. No meio deles o Grilo Falante se destacava, sobretudo, porque falava duas línguas: a dos humanos e a dos grilos. O que considerava uma dádiva do destino. Era uma oportunidade para que assumisse o papel de defensor dos oprimidos. Assim como Espártaco liderara uma revolta de gladiadores, ele lideraria os grilos não falantes numa rebelião. Empolgado, fazia discurso atrás de discurso: “Nós grilos, somos vitimas dos humanos!” Proclamava. “Eles fazem com que a gente se mate, e para quê? Para que tenham diversão, uma diversão cruel, doentia...uni-vos, grilos! Nada tendes a perder, a não ser a vossa condição de escravos!”
No começo os grilos ficaram perplexos, sem saber o que fazer, mas aos poucos foram se entusiasmando com a pregação e acabaram autorizando o Grilo Falante a negociar com os humanos, condições de vida mais justas. O Grilo Falante disse aos proprietários dos grilos que nada tinha a ver com política. O que ele queria era proteção para seus companheiros. E listou suas condições: as lutas, daí em diante, deveriam ser apenas simuladas, de brincadeira. A caixa em que lutavam seria confortável, com ar condicionado. Os grilos teriam direito a ração dupla de alimento e, etc...
Na falta de alternativa, os donos dos grilos aceitaram as condições. Mas estão atrás do Pinóquio. Pagarão a ele qualquer quantia para que leve o Grilo Falante embora da China.

Reflexão: Os mais espertos se sobressaem sempre sobre os demais.

Seja a paz que você tanto procura na sua vida, seja o amor que você considera ideal, seja a bondade que você espera, seja a beleza que você procura. De valor ao que realmente importa e não se preocupe com os invejosos, com os ignorantes e os grosseiros. Todos nós já fomos assim uma vez na vida, cabe a nós respeitar o tempo de aprendizado de cada um.

Nos reunimos para debater política nacional, estadual e municipal. Maravilhosa conversa! O centro dela foi a história que vai sendo construída pessoal e políticamente pelo Deputado Federal Aliel Machado. Perguntamo-nos por que Aliel não encontrou espaço no PT local, a propositada tradição petista local em não permitir broto de novas lideranças. E o drible dado por Aliel à essa teia. Especulamos sobre o rico e venturoso aprendizado sociológico e político , empreendido pelo jovem Aliel a partir da convivência próxima com deputados de origem carioca. A História lhe entregou numa bandeja, desmoralizando as raposas que tanto o achincalharam pela posição anti-golpista assumida por ele em agosto de 2016. Os fatos demonstraram que o golpe foi articulado e a substituição foi danosa e lesiva à sociedade brasileira, especialmente á pobre e a trabalhadora, além de desmascarada pela trupe corrupta que a Reação colocou nos Poderes

Inserida por Acirdacruzcamargo

Existem pessoas que falam tanto e dizem tão pouco, que é preferível ficar em silêncio, mesmo que por alguns segundos. São segundos valiosos que para um tolo, não farão sentido algum, mas para o sábio valerá muito mais do que horas escutando as asneiras dos grosseirões e desprovidos de raciocínio lógico. Sempre se fala muito quando não se tem muito a dizer.

Inserida por urubatao

O grande segredo do amor é que ele só é bom quando é doado sem esperar retribuição, pois a sua natureza é esta! Não cobra, não deseja nada em troca, apenas abraça o felizardo que foi contemplado com a sua graça. As pessoas geralmente confundem paixão com amor, paixão está diretamente ligada à posse, ao desejo...

Inserida por urubatao

Não existe punição que seja efetivamente eficaz, os pais e os educadores devem aprender a estimular o que há de melhor em seus filhos e alunos para que estes façam aquilo que seja bom não por medo de ser punido, mas sim pelo simples fato de fazer o bem. Se punição desse realmente algum resultado eficaz, os criminosos que foram detentos, retornariam para a sociedade totalmente regenerados, mas todos sabemos que não é isto o que realmente acontece.

Inserida por urubatao

Muitos ainda não enxergam além das formas e por estas mesmas formas estão contidos em uma prisão ilusória, prisão esta, que alimentada pela vaidade e anseio por ser aceito, os tornam carentes e inseguros... Por fim temos uma sociedade onde a moda é mais importante que os valores e o dinheiro é medida de valor para aqueles que ainda não perceberam que o mais importante ninguém compra e ninguém vende.

Inserida por urubatao

⁠"Quando o Racionalismo Cristão, filosofia espiritualista, classifica o espírito ou alma como partícula da Inteligência Universal, nós podemos chegar até uma conceituação mais profunda de que a criatura humana nada mais é do que a Consciência Cósmica personificada ou individualizada."

Inserida por FILIALBHRC

⁠Seria muito mais fácil humanos viverem como humanos: só se vive bem quando se tem a humildade de perceber a limitação da vida e do controle dela; porém humanos querem ser como deuses, idolatrados, onipotentes. Isso é como uma criança acreditar que pode comprar um carro com dinheiro de brinquedo.

Inserida por robertogarcia

⁠todas as vezes que eu me deito na cama eu olho e me lembro que eu sou uma pilha de nada o porque eu digo isso minha mãe faleceu a alguns tempos atrás e meu pai me abandonou com 12 anos é minha vida ñ foi é talvez nunca será um conto de fadas as vezes é doloroso saber que você está solitário você sorri quando se na verdade você sabe que você é um lixo e o pior de tudo é que ninguém se importa com você e nem seus sentimentos.

Inserida por aldair_miguel

⁠O ser humano, o homem e a mulher foram educados desde a mais tenra infância a acreditar que a vida é feita de “medidas”, que tudo se trata de quanto você pesa, de quanto você come, de quantos anos você tem, de quanto dinheiro acumulou, de quantas títulos conquistou e etc, quando na verdade a vida é efêmera, não dá para mensurar.

Inserida por SENORTREZE

Pela minha parte creio na ciência como uma poesia, mas há exceções, amigo. Sucede, às vezes, que a natureza faz outra coisa, e nem por isso as plantas deixam de crescer e as estrelas de luzir. O que se deve crer sem erro é que Deus é Deus; e se alguma rapariga árabe me estiver lendo, ponha-lhe Alá. Todas as línguas vão dar ao céu.

Machado de Assis
Esaú e Jacó

Inclinei os olhos a uma das vertentes, e contemplei, durante um tempo largo, ao longe, através de um nevoeiro, uma coisa única. Imagina tu, leitor, uma redução dos séculos, e um desfilar de todos eles, as raças todas, todas as paixões, o tumulto dos Impérios, a guerra dos apetites e dos ódios, a destruição recíproca dos seres e das coisas. Tal era o espetáculo, acerbo e curioso espetáculo. A história do homem e da Terra tinha assim uma intensidade que lhe não podiam dar nem a imaginação nem a ciência, porque a ciência é mais lenta e a imaginação mais vaga, enquanto que o que eu ali via era a condensação viva de todos os tempos. Para descrevê-la seria preciso fixar o relâmpago. Os séculos desfilavam num turbilhão, e, não obstante, porque os olhos do delírio são outros, eu via tudo o que passava diante de mim,— flagelos e delícias, — desde essa coisa que se chama glória até essa outra que se chama miséria, e via o amor multiplicando a miséria, e via a miséria agravando a debilidade. Aí vinham a cobiça que devora, a cólera que inflama, a inveja que baba, e a enxada e a pena, úmidas de suor, e a ambição, a fome, a vaidade, a melancolia, a riqueza, o amor, e todos agitavam o homem, como um chocalho, até destruí-lo, como um farrapo. Eram as formas várias de um mal, que ora mordia a víscera, ora mordia o pensamento, e passeava eternamente as suas vestes de arlequim, em derredor da espécie humana. A dor cedia alguma vez, mas cedia à indiferença, que era um sono sem sonhos, ou ao prazer, que era uma dor bastarda. Então o homem, flagelado e rebelde, corria diante da fatalidade das coisas, atrás de uma figura nebulosa e esquiva, feita de retalhos, um retalho de impalpável, outro de improvável, outro de invisível, cosidos todos a ponto precário, com a agulha da imaginação; e essa figura, — nada menos que a quimera da felicidade, — ou lhe fugia perpetuamente, ou deixava-se apanhar pela fralda, e o homem a cingia ao peito, e então ela ria, como um escárnio, e sumia-se, como uma ilusão.

Machado de Assis

Nota: Trecho de Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), Capítulo VII

De um ato do nosso governo só a China poderá tirar lição. Não é desprezo pelo que é nosso, não é desdém pelo meu país. O país real, esse é bom, revela os melhores instintos; mas o país oficial, esse é caricato e burlesco. A sátira de Swift nas suas engenhosas viagens cabe-nos perfeitamente. No que respeita à política nada temos a invejar ao reino de Liliput.

Machado de Assis
Diário do Rio de Janeiro, 29 dez. 1861.