Má índole

Cerca de 6443 frases e pensamentos: Má índole

⁠... se desejas
reviver tua juventude,basta
repetir tão distinto entusiasmo;
satisfaças tuas mais excêntricas
loucuras - se bem que, ora respaldado
de toda experiênciae requinte que
anteriormente afoito, imaturo,
desconhecias!

_ Oscar Wilde.

Inserida por maurotoledo

⁠... o verdadeiro
objetivoda vidanão se resume
a uma busca exclusiva por nossa
felicidade,mas emperceber-se útil;
uma vez que, vêm dessa percepção
de utilidadeo quenos permite
continuamente
felizes!

Inserida por maurotoledo

⁠... não há como
duvidar que o verdadeiro
incômodo numa relação não
são os habituais defeitos, mas
a ausência de qualidades
capazes de ao menos
abrandá-los!

Inserida por maurotoledo

⁠“A aceitação da realidade, do fato em si, sem rotulá-la de boa ou má, é a chave que abre as portas da paz interior.”

Inserida por FrancielleHartmann

⁠Aquilo que muitas vezes
estigmatizamos como impossível
pode ser 'cria' damá vontade!

Inserida por maurotoledo

⁠A verdadeira filosofia cristã
ensina-nos sobretudo à questionar: não o mundo, nunca os outros;
mas nossas próprias palavras
e pensamentos!

Inserida por maurotoledo

⁠E que bem cuideis
desse sagrado universo que já habita
em ti, disse Jesus, o Cristo!
E tudo mais, como oportunidade, e,
sobretudo, como mais amplos recursos
ao teu ininterrupto aprimoramento íntimo, lenta e progressivamente,
sejam acrescentados!

Inserida por maurotoledo

Um temperamento horrível me diz que eu fico insuportável com essa mania de querer o impossível.
Mas há de existir uma brecha em nossos destinos, com uma intimidade inesperada, para que nossas almas se confessem.

Inserida por YanaYaYa

Quando eu disser que uma coisa é boa, vocês podem acreditar. Porém, se eu disser que uma coisa é má, acreditem mais ainda.

Inserida por nereualves


Foi má a educação que a geração dos meus avós e dos meus pais deram aos seus filhos. Hoje o mundo vive a maior crise humana, onde não existem líderes e nem paz, e ódio parece dominar o planeta.

Inserida por nereualves

⁠"Quando a energia espiritual não é a mesma, você fica mal perto de alguém que nunca lhe fez mal."

Inserida por DAmico

⁠“Com tanta gente querendo aparecer, Deus nunca mostrou a cara, tem tanta gente má, que não acredito que somos imagem e semelhança do Criador.”

Inserida por DAmico

Resiliência é moldar-se para se adaptar ao mundo que tenta copiosamente te derrotar.
É se tornar mais forte do que o obstáculo que tenta te parar.
Resiliência é ultrapassar seus limites.
Lembre-se: Ninguém é mais forte do que você.

Inserida por Darcyvo

ESDE — Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita — Programa Fundamental.

Módulo VIII.

— Lei Divina ou Natural

Roteiro 1

Lei natural: definição e caracteres.

Objetivo Geral: Propiciar entendimento da lei divina ou natural.
Objetivos específicos: Definir lei natural. — Identificar as características fundamentais da lei natural. — Citar a classificação da lei natural, segundo a Codificação Espírita.

CONTEÚDO BÁSICO.

A lei natural é a lei de Deus. É a única verdadeira para a felicidade do homem. Indica-lhe o que deve fazer ou deixar de fazer e ele só é infeliz quando dela se afasta. Allan Kardec: O Livro dos Espíritos, questão 614.

A Lei Natural tem como características ser eterna e imutável como o próprio Deus. Allan Kardec: O Livro dos Espíritos, questão 615.

Todas as leis da […] Natureza são leis divinas, pois que Deus é o autor de tudo. Allan Kardec: O Livro dos Espíritos, questão 617.

Entre as leis divinas, umas regulam o movimento e as relações da matéria bruta: as leis físicas, cujo estudo pertence ao domínio da Ciência. As outras dizem respeito especialmente ao homem considerado em si mesmo e nas suas relações com Deus e com seus semelhantes. Contêm as regras da vida do corpo, bem como as da vida da alma: são as leis morais. Allan Kardec: O Livro dos Espíritos, questão 617 - comentário.

SUGESTÕES DIDÁTICAS.

Introdução:

Introduzir o tema da reunião, transmitindo aos participantes informações gerais sobre a definição e as características fundamentais da lei natural.

Desenvolvimento:

Em seguida, dividir a turma em pequenos grupos, orientando-os na realização das seguintes atividades:
a) Leitura dos Subsídios deste roteiro;
b) Troca de opiniões sobre o assunto;
c) Seleção, no texto lido, de ideias relacionadas à definição, às características e à classificação da lei natural;
d) Transcrição das ideias selecionadas para um formulário, entregue pelo monitor pós a conclusão da etapa «c» (veja anexo 1);
e) Indicação de um representante para relatar, em plenário, as ideias selecionadas pelo grupo.

Solicitar aos relatores que apresentem os resultados do trabalho, evitando repetir informações anteriormente prestadas pelos demais representantes dos grupos.

Fazer, se necessário, alguns ajustes nas conclusões apresentadas.

Conclusão:

Apresentar, então, em cartaz ou projeção, o formulário (anexo 1) corretamente preenchido para que os participantes o compare com as suas respostas.

Avaliação:

O estudo será considerado satisfatório se os participantes souberem selecionar corretamente, nos subsídios, as ideias referentes à definição, características e classificação da Lei Divina.

Atividade extraclasse para a próxima reunião de estudo:

Solicitar aos participantes leitura do texto A luta contra o mal, do Espírito Humberto de Campos (anexo 2), e a realização do exercício proposto.

Técnica(s):

Exposição; trabalho em pequenos grupos.

Recurso(s):

Subsídios do roteiro; formulário de Compreensão da Lei Divina ou Natural; cartaz ou projeção.



SUBSÍDIOS:

A lei natural é a lei de Deus. É a única verdadeira para a felicidade do homem. Indica-lhe o que deve fazer ou deixar de fazer e ele só é infeliz quando dela se afasta. (3) São características fundamentais da lei de Deus: a eternidade e a imutabilidade, atributos do próprio Deus, que a criou. (4)
Todas as leis […] da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o autor de tudo. O sábio estuda as leis da matéria, o homem de bem estuda e pratica as da alma. (5) Entre as leis divinas, umas regulam o movimento e as relações da matéria bruta: as leis físicas, cujo estudo pertence ao domínio da Ciência. As outras dizem respeito especialmente ao homem considerado em si mesmo e nas suas relações com Deus e com seus semelhantes. Contêm as regras da vida do corpo, bem como as da vida da alma: são as leis morais. (6)
A lei de Deus está escrita na consciência. (8) Em razão disto, todos […] podem conhecê-la, mas nem todos a compreendem. Os homens de bem e os que se decidem a investigá-la são os que melhor a compreendem. Todos, entretanto, a compreenderão um dia, porquanto forçoso é que o progresso se efetue. (7)
A lei de Deus é continuamente revelada aos homens, não obstante estar ela escrita na consciência, porque é passível de ser esquecida e desprezada pelo ser humano. Quis, assim, Deus que ela fosse sempre lembrada. (9) […] Em todos os tempos houve homens que tiveram essa missão. São Espíritos superiores, que encarnam com o fim de fazer progredir a Humanidade. (10)
Esses missionários, porém, quando encarnados podem ser influenciados pela vida no plano físico e, cometendo enganos, induzem a Humanidade a se transviar por princípios falsos. Isso aconteceu com […] aqueles que não eram inspirados por Deus e que, por ambição, tomaram sobre si um encargo que lhes não fora cometido. Todavia, como eram, afinal, homens de gênio, mesmo entre os erros que ensinaram, grandes verdades muitas vezes se encontram. (11)
O amor ao próximo, ensinado por Jesus, é um preceito que resume a lei de Deus.
Certamente esse preceito encerra todos os deveres dos homens uns para com os outros. Cumpre, porém, se lhes mostre a aplicação que comporta, do contrário deixarão de cumpri-lo, como o fazem presentemente. Demais, a lei natural abrange todas as circunstâncias da vida e esse preceito compreende só uma parte da lei. Aos homens são necessárias regras precisas; os preceitos gerais e muito vagos deixam grande número de portas abertas à interpretação. (12)
Para que seja mais bem explicitada, a lei natural pode se dividida […] em dez partes, compreendendo as leis de adoração, trabalho, reprodução, conservação, destruição, sociedade, progresso, igualdade, liberdade e, por fim, a de justiça, amor e caridade […]. n
Essa divisão da lei de Deus em dez partes é a de Moisés e de natureza a abranger todas as circunstâncias da vida, o que é essencial. Podes, pois, adotá-la, sem que, por isso, tenha qualquer coisa de absoluta, como não o tem nenhum dos outros sistemas de classificação, que todos dependem do prisma pelo qual se considere o que quer que seja. A última lei é a mais importante, por ser a que faculta ao homem adiantar se mais na vida espiritual, visto que resume todas as outras. (13)
A vivência da lei de Deus conduz o homem ao bem. E o […] verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade na sua maior pureza. (1) Por extensão, reconhece-se […] o verdadeiro espírita pela sua transformação e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más. (2)
Dessa forma, tanto […] quanto podemos perceber o Pensamento Divino, imanente em todos os seres e em todas as coisas, o Criador se manifesta a nós outros — criaturas conscientes, mas imperfeitas — através de leis que Lhe expressam os objetivos no rumo do Bem Supremo. (14)
Lembremo-nos, pois, de que no concerto admirável da Criação, somente será possível regenerar e burilar a nós mesmos para que a vida imperecível em nós se retrate vitoriosa, mas não nos esqueçamos de que, apesar da grandeza cósmica, nosso desequilíbrio no mal pode comprometer todo o sistema em que as Leis Divinas se expressam, através do trono sublime da natureza […]. (15)
ANEXO 1

EXERCÍCIO DE COMPREENSÃO DA LEI DIVINA OU NATURAL
CONCEITO
CARACTERÍSTICAS.
CLASSIFICAÇÃO.

ANEXO 2

ATIVIDADE EXTRA CLASSE: LEITURA DE TEXTO E EXERCÍCIO.

A LUTA CONTRA O MAL

(Humberto de Campos)

ANEXO 3

Referências Bibliográficas:
1. KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro. 124. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. Capítulo 17, item 3, p. 272.
2. Idem - Item 4, p. 276.
3. Idem - O Livro dos Espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. 86. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005, questão 614, p. 305.
4. Idem - Questão 615, p. 305.
5. Id. - Questão 617, p. 306.
6. Id. - Questão 617a, p. 306
7. Id. - Questão 619, p. 306.
8. Id. - Questão 621, p. 307.
9. Id. - Questão 621a, p. 307.
10. Id. - Questão 622, p. 307.
11. Id. - Questão 623, p. 307.
12. Id. - Questão 647, p. 314.
13. Id. - Questão 648, p. 315.
14. XAVIER, Francisco Cândido. Justiça Divina. Pelo Espírito Emmanuel. 11. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. (Nas leis do Destino), p. 119-120.
15. Idem - Inspiração. Pelo Espírito Emmanuel. 1. ed. São Bernardo do Campo: Grupo Espírita Emmanuel, 1978. (Diante do Universo), p. 72-73.
Nota:
16. Essas leis serão estudadas nos módulos subsequentes.

Inserida por marcelo_monteiro_4

Oi sou eu, como sempre tem sido eu, não é mesmo? Tem sido eu, todas as madrugadas a garota que te manda mensagem perguntando se você ainda esta acordado, querendo te dizer mil coisas, mas nunca te dizendo nada, sou sempre eu querendo conversar com você, mas conversar mesmo sabe? Ter lá aquelas conversas que nunca se acabam, passar mais de 24 horas conversando com você, porque eu sei que não iria me cansar das suas palavras, porque são delas que eu ando precisando nos últimos dias. Alias é de você que eu ando precisando. Eu to te vendo indo embora da minha rotina, da minha vida, sem poder fazer nada pra impedir. Eu estou deixando que as coisas percam o total sentido, mas você me conhece, e eu sempre faço tudo errado. E hoje eu já não te tenho mais nas minhas mensagens recentes, e os nossos dialogos eu apaguei todos. Eu sinto a sua falta, eu sinto falta principalmente daquele meu sorriso que vivia estampado no meu rosto quando eu vinha embora dos nossos encontros ocasionais, sinto falta das suas mãos na minha cintura conduzindo um beijo nosso, eu sinto falta de como eu era a uns meses atras, sinto falta do seu cheiro de cigarro amargo na minha roupa, eu sinto falta de você. Eu não me reconheço mais, eu já não consigo me sentir bem nos dias atuais.Os dias vão se passando e eu não consigo pensar na ideia de que eu não vou mais te ter envolvido nos meus braços. Eu sempre soube desdo incio que você iria me fazer mal, mas eu não queria saber de mais nada, só de você! E então eu pulei desse abismo, sem saber se você estaria lá embaixo pra me segurar.. Eu pulei. E quanto maior o pulo, maior a queda. Eu me machuquei toda, e você não está mais aqui pra cuidar de mim. Porque você tem esse total controle sobre mim? Que diabos você fez comigo menino? Olha como eu me encontro hoje (...) Perdidamente apaixonada por você. Me diga alguma coisa, bate aqui na minha porta, me escreva um e-mail de duas linhas que seja. Mas me procure, vem e mata essa saudade que tanto me mata por dentro. Hoje eu só queria um café quente, uma caneta e um papel e claro, junto você. Mas eu não posso querer por nós dois, você teria de querer também, mas nada depende só da gente e essa é a grande porcaria. Ah me perdoe pelas lagrimas caídas no canto dessa folha amarelada. Eu não consegui me conter. Cada vez mais eu te trago para dentro de mim, mesmo querendo que você vá embora de vez. Eu ainda tento intender, o por que de me apaixonar justo por você. Sera que é por causa desse seu jeito? Desse seus dias de lua, desse seu cabelo liso e claro, desse seu cheiro amargo de cigarro, desses traços que curvão o seu rosto quando você sorri, desses seus ombros largos e braços fortes, da graça que você faz ou quando você fica em silêncio. Ou por que jamais vou encontrar alguém assim, igual a você. Que me complete tão por inteiro. Eu simplesmente não consigo desistir de você. Não consigo desistir nem pelas palavras que você não disse, e dos sentimentos que não demonstrou, eu não quero desistir da gente. Eu simplesmente te quero comigo. Junto de mim. Simples assim cara. Eu não quero te ver com nenhuma outra garota. Eu não to preparada pra isso. Eu quero continuar te tendo nos meus braços, eu quero ir embora pra minha casa com o seu cheiro na minha roupa. E em seguida te mandar uma mensagem dizendo que amanha agente se vê novamente.Eu quero viver os dias com a certeza de que agente sempre vai ter um ao outro no dia seguinte. Eu quero te dizer que o seu sorriso é lindo. Eu quero te dizer todos os clichês do mundo. Por que amar alguém já virou um baita de um clichê. Poderia ter sido tudo diferente, tudo tão mais explicito se você não dificultasse tanto assim as coisas. Esse amor todo vai durar muito ainda. Sabe porque? Porque todos os dias, eu acordo com a mesma vontade de ver esse teu rosto, esse seu sorriso. Mas é que na verdade, eu ainda quero ser o motivo dele.

Inserida por JeMartines

Hoje eu sou caso perdido, hoje estou em ma companhia de mim mesmo
Eu quero chorar, hoje eu quero viver uma ilusão tão grande que parte meu coração
Queria poder viver aquilo que uma vez me fez feliz.

Inserida por zuhaite_bancheri

A ação que uma pessoa fez não pode ser destruída até que tenha dado seu fruto. Se faço uma má ação, devo sofrer por isto. Igualmente, se faço uma boa ação, não há poder no universo que possa impedi-la de dar bons resultados.

No Rito de Kor, onde adolescentes duelam até a morte, pelo direito de empunhar as armas-relíquias mais fortes, ela se recusa a lutar. Foi ordenada sua execução, no momento crucial, carrascos com armas em mãos não conseguiram o golpe fatal, o sol trouxe explosão. Quando a luz baixou, ela estava intacta e seus atacantes ao chão.
Sua sentença foi suspensa. Solaris clamavam seu nome, recebeu a espada e o escuro dos lendários guerreiros do sol e a armadura Solari Dourada como seu uniforme revela o poder enorme para que se torne a melhor suporte do LoL.

Nova Poética

Vou lançar a teoria do poeta sórdido.
Poeta sórdido:
Aquele em cuja poesia há a marca suja da vida.
Vai um sujeito.
Sai um sujeito de casa com a roupa de brim branco muito bem engomada, e na primeira esquina passa um caminhão, salpica-lhe o paletó ou a calça de uma nódoa de lama:
É a vida.

O poema deve ser como a nódoa no brim:
Fazer o leitor satisfeito de si dar o desespero.
Sei que a poesia é também orvalho.
Mas este fica para as menininhas, as estrelas alfa, as virgens cem por cento e as amadas que envelheceram sem maldade.

Manuel Bandeira
BANDEIRA, M. Belo, Belo, 1948

Amar demais chega até a doer o coração,
Mas é uma dor gostosa, pois vem acompanhada da alegria;
Mas de todas as dores a mais doída é a dor da saudade: Tristeza de não ter você!

Inserida por divinaribeiro