Má Educação
Jamais as cadeias podem trazer a boa educação aos desequilibrados homens do mau, se a sociedade não oferecê-los a oportunidade de serem educados e dignos.
Trate as pessoas com educação,
seja gentil...Pratique o Bem e ele
voltará para você na mesma medida
e proporção. Se alguém te tratar, com
ignorância e rispidez, gentilmente lhe
sorria...Desarme teu agressor, talvez
a tua alegria, seja a única coisa boa
que ele veja neste dia.
A educação não deve ser medida apenas pelo nível intelectual ou pela quantidade de diplomas que se tem. Deve ser medida
também pela educação de tratar os outros bem para viver em paz e sem conflitos.
A conscientização e a educação – para uma convivência saudável em favor da diversidade – deveriam partir de ações mais inteligentes e de políticas públicas educacionais e não de simples imposições.
Nem todos os profissionais da Educação estão, de fato, engajados em realizar propostas pedagógicas que contemplem a diversificação, mas a diversidade cultural tem a cultura como repertório amplo de sentidos a serem apreendidos por todos e as instituições de ensino devem, sim, assumir essa responsabilidade.
A educação emancipadora é um espaço social para a valorização cultural e, dessa forma, deve propiciar oportunidades educacionais para o encontro de diferentes saberes.
Muitos questionam que educação vem de casa... se a criança ou adolescente não tem educação, é culpa dos pais ou responsáveis... porém o que vem em questão é educação... se a criança ou adolescente não estão educados e é culpa dos pais ou responsáveis, deve-se, então, educar TODOS...
(DE CAMPOS, Cristiano)
Que sentido?
A gente tem a terrível educação que nos inclina a achar que tudo deve fazer sentido.
Que sentido? Para quem? Sentir sem ter tido? Sentir para ter? Sentir por que teve?
De qual sentido se trata esse a que estamos subordinados sem nenhuma cláusula de desistência?
Dias e noites insones buscando sentido para isso e aquilo.
Viver ultrapassa qualquer entendimento, alguém já bem disse.
O único sentido que faz algum sentido é sentir. E sentir não é uma questão de explicação, é de sentido. Nossos sentidos. Do primeiro ao sexto, apenas esses sentidos contam. De resto, o que fazemos é conjectura, na infinita necessidade de termos certezas de que estamos certos.
Para que mesmo?
A educação é a única arma que temos (...). É com ela que se pode iniciar a batalha e ascender, sobretudo, culturalmente, considerando-se (...) uma compreensão múltipla do conceito de riqueza.
Muitas vezes, a educação oferecida não tem a qualidade necessária para a formação de cidadãos autônomos e capazes de atender as demandas do regime econômico e social vigente e isso, sem dúvida, perpetua as relações de poder/trabalho e as condições de vida existentes, agravando as desigualdades e camuflando-as dia a dia.
A educação superior não promove a educação na justiça divina, visto que os seus universitários se formam para serem presunçosos, ansiosos e preguiçosos par afazerem o bem a si mesmos.
Sempre precisei da boa educação
Mas acho que o tempo se privou de algum jeito
Trocando a gentileza, por um grande palavrão;
Ladrão com educação
O ladrão assaltou o mercado
E pediu desculpas o coitado
Ele percebeu que fez errado
Contudo, levou um bocado
O político rouba, só que faz
A população impotente jaz
Todavia, entretanto... mas
É uma desculpinha a mais
O país em crise econômica
Com coelhadas da Mônica
Nossa felicidade platônica
Tomba em obras faraônicas
Os sete gols da Alemanha
Sequer tiveram artimanha
Do porco tirou-se a banha
E o brasileiro assaz apanha
O existir perdeu a vontade
Devolvam a tal dignidade
Estou querendo liberdade
Além dos muros da cidade.
Já vivi muitas experiências na vida. A educação informação consiste naquilo que aprendemos em palestras, congressos e etc, a educação formação consiste no que aprendemos na escola, e a educação não formal consiste no que aprendemos na família. Contudo quanta coisa devemos aprender? Imersos num oceano de informações que mudam constantemente cabe a cada um fazer a seleção daquilo que o ajudar para seu processo formativo mais completo.
O mal das pessoas é um confundir um gesto de educação, com algo que não existe.
Educação não é dá condição!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- 43 frases para o Dia do Professor que celebram a educação
- Poemas sobre a Educação
- Frases sobre Educação Escolar