Luz e Sombra
Os dias vão se passando, e com eles a descoberta de novas sensações, de novos pensamentos, novas vontades, novos sonhos vão emergindo;
O peso das preocupações, dos problemas, da visão limitada de que nada muda, vão dando espaço a certezas de que estes dias são extremamente necessários, e tudo não passou de um ledo engano;
Uma compreensão maior surge, de que as coisas nem sempre são como gostaríamos e sim como precisamos que sejam, mesmo às vezes retrucando, se indignando, questionando, se apavorando;
Quando as respostas vem, junto trazem a paz e o conforto de que tudo está em sua mais perfeita ordem, de como deve ser;
Neste momento todos os questionamentos dão espaço ao sentimento de apenas agradecer;
A escuridão do caos interno, que de tempos em tempos teima em aparecer, dá espaço a uma luz tremenda, que interage com cada partícula, com cada átomo, e com cada célula;
Nos enchendo por dentro, transbordando tudo o que antes não podíamos ver;
E isso realmente é lindo, luz e sombras interagindo;
As mudanças surgem sutilmente, geralmente não são externas como gostariamos, mas em um lugar exato, o lado de dentro!
Sou grata
Namastê
"Você é um Desperto de Redes Sociais?"
Despertos de redes sociais, façam o que posto, mas não procurem conhecer minhas atitudes, que na maioria das vezes, visa somente o meu bem estar e não o do coletivo;
Façam o que posto, mas não façam o que vivo. Não vivem o que postam, falam bonito, escrevem lindamente, sobre verdadeiro Amor, Amor Incondicional, sobre respeitar e ajudar o próximo, sobre o animalzinho indefeso, seus personagens são encantadores e apaixonantes;
Acreditam que ter uma Alma livre é viver em libertinagem, pois se julgam rebeldes assumidos contra as escritas de um antigo livro que utiliza muito a palavra "Pecado", acreditam que isso é o não ser apegado a nada e nem a ninguém, brincando com as Almas alheias, e mais uma vez, o véu que recobre seus sentidos faz com que se esqueçam que seu corpo é seu Templo mais Sagrado, vivendo em busca dos prazeres que podem lhes proporcionar.
Não compreendem os mecanismos da reencarnação, por consequência não acreditam realmente que suas atitudes são geradoras de Karmas, ou Darmas;
Vivem seus personagens no dia a dia, vidas duplas, triplas, sem a menor intenção de trabalhar a sí;
Educados, gentis, amorosos, que em uma relação mais íntima e familiar se usam do ressentimento, da traição, da irá, do rancor, da impaciência;
Críticos do sistema, pregam o Amor Incondicional e Universal, mas não observam a propagação do ódio que são suas páginas, pregam a separação e não compreendem a unicidade, olham aquele Ser morto em seu prato, sem compaixão, cujo processo evolutivo foi interrompido para estar alí e acham que é assim que deve ser, como foi escrito em um livro, a séculos atrás, não percebem que continuam no mesmo nível de consciência daquela época, e não se questionam sobre o que é o Amor Incondicional, "Fazer o bem sem olhar a quem".
Há também os que falam bonito sobre os ensinamentos de Cristo, "Amai o próximo como a ti mesmo", mas julgam e criticam quem tenta amenizar a dor alheia, já lançando: "Não dê o peixe, ensine a pescar"! Ou melhor... "Não faço nada pq se não estarei interferindo no processo do outro, e posso estar adquirindo karmas pra mim, por isso não posso dar um prato de comida"! Mas se esquecem então do que foi dito sobre dividir o pão, talvez realmente o ponto mais importante seja o aprender a Amar a sí, para depois "tentar" Amar e enxergar o próximo.
Há os que fazem de seu ganha pão o troféu de Ser amoroso e benevolente, pois alí ele realmente faz o bem, e julga os irmãos que fora da igreja, dos Templos, não fazem nada por ninguém, pq já fazem muito na sua rotina de trabalho.
Outros transformam seus lares, seus ambientes de trabalho em um local denso, mas nunca essa densidade é causada por ele, as energias negativas são sempre dos outros e o atinge.
Ao seu ver, são perseguidos constantemente por todos, acreditam que são luz radiante a todo tempo, e por consequência, causadores de variados tipos de inveja que são as causadoras de seus problemas do dia a dia, sempre buscando um culpado no externo, não trazem a responsabilidade do que vivenciam pra sí.
Soberanos, se acham sempre a um patamar acima dos demais, são como crianças birrentas, lutando sei lá contra quem ou o que, ao invés de lutar contra seus monstros.
No lhe dar com outros, são sempre geradores de conflitos, julgadores, e ao se depararem com seus espelhos, a cegueira não os deixa enxergar que alí é o ponto latente para a autoanalize e reforma íntima, onde seu Ego pulsa gritantemente, e todos que o contrariam se tornam seus inimigos.
O mergulho no Autoconhecimento é se deparar com todas as partes doentes, e isso é motivo para sempre adiar o processo, o medo do que se pode encontrar, a pequena ideia do que terá que enfrentar não permite transcende los, os mantendo latentes por anos, séculos, até que então se junte coragem suficiente para se afundar em seu âmago e buscar a cura, mas antes irá doer, sangrar muito, situações se repetindo, karmas se acumulado, girando, girando na roda de Sansara.
O falso Despertar age como um anestésico dos sentidos, ele pode causar danos a longo prazo onde o Ser não consegue mais enxergar com clareza sua realidade, como já se considera um Ser Desperto e com um diferencial, ele mesmo se coloca em uma redoma, no sentido de que os outros são o problema, os outros são os Seres atrasados, não Despertos, e seus Egos por serem alimentados através de suas redes sociais, o dominam cada vez mais, estagnando seu processo e o afundando neste sentimento de falso Despertar.
Mas o que é um Ser Desperto?
Hoje me coloquei a meditar sobre meu Ser, minha Alma, minha vida, acho importante esse tipo de conversa interior de tempos em tempos.
Observar, e trazer para mim em forma de autoanalize.
Hoje me coloquei em questionamento, sobre onde estou errando, o que preciso concertar e curar aqui dentro..
Espero de coração, encontrar minhas respostas, talvez não tão imediatas, mas de modo gradativo,, realmente acho que o processo é lento, véu por véu.
Quando passamos a olhar tudo com a verdadeira Gratidão, nossos problemas passam a se tornar desafios a serem superados, e a travessia se torna mais branda, e o resultado final vem com o sentimento de dever e etapa cumprida.
A felicidade não pode ser encontrada externamente, ela é a conexão com seu EU interior, não depende de ninguém além de sí mesmo. Se prender demasiado aos acontecimentos nos faz desconectamos da nossa energia, comprar os Karmas dos demais, sem se manter equilibrados, drena nossa energia e pode comprometer o processo que o outro deve passar, o do Autoconhecimento, o de se questionar, de perguntar qual lições tudo aquilo está acontecendo para ensinar, qual proveito é necessário tirar de todo ocorrido.
Se alinhar com as energias do Universo, mesmo na multidão, estar sozinhos com nossos íntimos, observar, analisar, questionar, e mais uma vez compreender que não existem inimigos, a não ser nós mesmos, nós nos colocamos em situações que somente nós somos capazes de nos tirar, e cabe a nós decidimos de qual forma faremos isso, da forma mais branda, através da resiliência, da gratidão por mais uma oportunidade, ou da pior forma, desequilibrando nossa energia e a do entorno, procurando culpados ao invés de entrar a fundo na conexão e o alinhamento com nosso EU interior e a força Maior.
É nas Cruzadas da vida que nossa força interior se faz necessária.
Você é a única pessoa que pode SE ajudar, é a SUA energia que deve ser emanada ao Universo, ela é o seu reflexo e consequentemente será o resultado final, ninguém pode fazer isso além de nós mesmos, dando espaço para ao nosso EU introspectivo poder trabalhar, sabendo que somos capazes de receber, só depende de nós, este entendimento nós dá uma nova consepção da vida, pois ao alcança lo, compreenderemos que a felicidade, a prosperidade, a resolução de nossos problemas não reside fora de nós.
Os resultados são sutis e gradativos, e nossa ansiedade não nos permiti enxergarmos com a clareza necessária, não podemos ir atrás das coisas que queremos escutar, e sim do que precisamos escutar, vivenciar, pois se não a roda girará e quando percebermos estamos no mesmo lugar, vivenciando a mesma coisa, sem passar de patamar.
Cuidado, a auto sabotagem nos estagna.
Ninguém fala que a felicidade e a prosperidade está dentro de cada um de nós, somos condicionados a acreditar que ela deve vir de fora, do externo, do outro, da ação dos demais, este é um dos véus a Transcendermos.
Não dê forças a suas sombras, permita a luz entrar.
Nosso Universo é o reflexo de quem somos, e do que estamos dispostos a atrair, somos nossos próprios inimigos!
Performar
.
Quando me perguntarem se hoje algo me tocou... direi para indagarem a quem hoje acordou:
.
"Raiam diversas luzes sob o céu venerável...
Mas todas elas tocam o chão vulnerável?
Se sim ou se não, de qualquer forma, é imensurável...
E as sombras formadas que tocam o chão,
de que formas se formam?
Mudam de forma, conforme a visão.
E na translucidez, transpassam a forma.
Quanto às luzes, sem forma, transformam.
E, à sua maneira, todas elas (luzes) performam."
Na Ardência do Tempo
Vejo-me desobrigado.
Apenas me amolda o sentir.
E tudo que aspiro, tentou-me.
Se em mim existe, me valeu sorver.
Se por dentro ressoa, convivo.
Dessa margem se nutriu meu persistir.
Rebrotei de mim sempre que me despi.
Deixei partir, o que não ousou vicejar.
O resto fui eu que em urdidura guardei.
Invadi-me de começos. Posterguei todo fim.
Depois na ardência do tempo, almejei vir a ser.
Foi a sombra que me ensinou a tecitura da luz.
Carlos Daniel Dojja
In Poemas para Versar
O Natal bate à porta!
Abra-a, deixe que entre a alegria nestemágico momento, como se o mundo fosse perfeito e apenas cores lindas o enfeitasse sem nenhuma sombra ou mazelas. Que a paz fosse plena entre todos os povos em geral e a cada pessoa em particular dentro de seu próprio mundo.
Natal!
Data especial da fé cristã comemorando o nascimento de Jesus, porém deveria ser lembradotodos os dias em nosso interior. A verdade é que muitas pessoas lembram-se apenas do consumismo, comes e bebes até emdesperdício. Nos quatro cantos do planeta hámilhõesmal tem o que comer. Quando esta data é comemoradaapenas baseada nos bens materiaisseu verdadeiro sentido é esquecido e então o Natal torna-se triste.
Como ficar completamente feliz se ao nosso lado, sabemos que pode haver uma criança que sofre maus tratos, idosos doentes e abandonados, moradores de rua que se entregaramà bebida e depressão caindo pelas calçadas, famílias destruídas por drogas, guerras e a fome também sucumbindo pessoas? Nada é perfeito, nunca será enquanto em cada ser humano não houver a verdadeira união entre todos e o amor fraternal imperando.
Mesmo assim meus votos são de um Feliz Natal a todos eque este traga a conscientização a quem precise mudar um pouco o modo de ser, olhando de maneiramais cristã o seu semelhante.
Num instante um clik...! Em qualquer outro tempo, um momento inesquecível. Fotografar, a arte de capturar luz e sombras!
A Sombra no Meu Ser
Oque será está sombra? Ah sim, é apenas a sombra que toma o meu ser e envolve minha existência. Em meu silêncio posso ser muitos e também posso ser o nada, posso ser o herói ou vilão, posso ser um anjo e talvez um demônio... Talvez se fosse diferente eu poderia... Não, não poderia. Pois se fosse diferente essa simples existência não existiria e seria mais um nada...
Oque são essas sombras que se movem pra lá e pra cá, como quem dança uma valsa? Mas não são apenas sombras, são as sombras dos falsos amigos que me importunam se juntando aos fantasmas de família que me perturbam a noite.
Será que isso irá acabar?
Até mesmo o sol com todo esse poder, é sozinho... Imagina eu que sou apenas uma sombra, um silêncio. Acho que só me falta esperar pelo mais profundo e completo silêncio, do qual aqueles que vivem estão fadados a chegar, também conhecida como morte....
Talvez haja uma esperança para meu ser, uma luz que brilha ao longe, mesmo sem saber que chega até mim. Ela talvez não me aceite, mas irei até ela. Sua luz me tocou e agora estou livre para viver sem me importar com as sombras que me rodeiam. Sim ainda estão lá, eu sei. Mas suas ações não me afetarão e já posso voar para bem alto, e fazer companhia ao sol enquanto ele me enche com sua luz e me livra de todas as sombras.
Que paz seja sempre interior; espiritual. Que o amor seja sempre essencial; da alma.Que a mente sempre se eleve a Deus. Que a saúde esteja sempre na mente para o corpo. Que a riqueza seja sempre em abundância para o bem. Que a vida prospere na fé infinita e inabalável. Que todo amanhecer seja purificado com a luz do sol e a noite com o brilho do luar. Que ninguém se esconda na sombra e possa se revelar na luz.
Estamos passando por uma fase sombria, onde reina a escuridão e trevas. Precisamos transcender e fazer brilhar a nossa luz, caso contrário seremos sufocados por ela.
"A dor que passamos hoje, pode ser o testemunho que amanhã irá guiar outra pessoa da escuridão a luz"
O AMOR liberta, o medo prende, o AMOR Expande, o medo retrai, o AMOR dá, o medo cobra, o AMOR solta, o medo segura, o AMOR aceita e o medo rejeita.
Contudo o medo é perfeito assim como o amor. Porque não seria possível conhecer o AMOR sem a existência do MEDO. Assim como não saberíamos o que é a luz sem a existência da escuridão.
Para toda sombra existe uma luz!
O mal é a falta de percepção e vivência do prazer que o bem promove e transforma, logo é a ausência, a falta de luz.
"Ser feliz é uma questão de escolha. Escolher viver aquilo que faz sentido para você. Ser feliz implica em aprender a viver a coerência e, ser coerente é aprender sobre você mesmo, aprender sobre a sua incoerência e aceitá-la. Só assim podemos integrar nossa sombra e luz e sermos verdadeiros."
MIL PLATÕES
Transpôs gerações a perspectiva
Monóculo de única "verdade"
Nas correntes da acomodação
Ninguém a duvidar das projeções
Eram as sombras ali sempre vivas
Incrédulos de outras realidades
Atrofiavam as chaves da razão
Até um desgarrar das ilusões
Embora encandeado pela luz
Venceu barreiras, provou liberdade
No inefável ampliou a visão
Carecia partir tais emoções
Julgarão insano o que ele conduz?
Pra ignorância o sol ainda arde
Conhecer por si é a libertação
Socraticamente em mil Platões!
Humilde é aquele que ao encontrar com a própria sombra pergunta se algum dia ela gostaria de encontrar a luz e abandonar a escuridão
Somos filhos do todo que é celestial e divino. O poder da criação em nós é a magia do sentir a energia de tudo. Como a gente se conecta com a luz e a sombra sem separações.
Quantas vezes falamos que temos amor próprio e muitas vezes nós mesmos somos os causadores da nossa limitação, nos auto-sabotamos, e assim deixamos a porta aberta para a tristeza, frustração... AME O TODO EM VOCÊ, a luz e a sombra, o amor incondicional a si próprio é a chave da sua liberdade.
Até a sombra desaparecer na escuridão,
essa é a receita, a solução,
confie apenas no seu coração,
e nunca acredite em fofoqueiros ou zombeteiros de plantão.
