Luto Morte
Dádiva vencer
A vida é um constante enfrentamento
Onde luto por uma vitória
Na tentativa de ser feliz
Pelo conjunto da obra
Essa é a dádiva de vencer
Kaike Machado
Quando sofremos revés na vida nos lamentamos, ficamos de luto. E isso não é errado. Isso e bom. E bom você ter um tempo para você, para você curtir a sua tristeza, para você aprender com ela, principalmente para você aprender que quando voce tiver momentos felizes, esse momento tem que ser supervalorizados.
Precisamos desse tempo de luto que nos fez perder a direção para nos achar. Se não soubermos lidar com os problemas diários o mundo será muito cruel conosco.
Esse é o problema do luto. Ele não passa se a gente chora, come demais ou dá uns socos na parede. Ele simplesmente fica. E você precisa sobreviver a ele, precisa suportá-lo, precisa conviver com ele. E essa é a coisa mais difícil do mundo.
No processo de luto, o que mais queremos é ficar em silêncio, tomar um café e ganhar um abraço. Simples assim. Só queremos que as pessoas validem o nosso sofrimento e dor. O que recebemos? Conselhos e opiniões desnecessárias. É estressante demais ouvir as pessoas falando que a minha missão é dar apoio aos familiares, sendo que também estou sofrendo. É triste ouvir que, por eu ser psicóloga, estou preparada para o luto. É decepcionante demais ouvir que a morte foi a melhor coisa que aconteceu diante de uma doença crônica.
É horrível ouvir as pessoas minimizarem o sofrimento da morte por doença crônica e/ou compará-la à morte por acidente. Só queremos ouvir: "não faço ideia da sua dor, mas se precisar estou aqui". Sem falar nos conselhos religiosos, dizendo que quem confia "na passagem" e acredita "na vida eterna" não tem porquê chorar ou sofrer. Ah NÃO, por favor!
Só quero respeito com a minha dor. Posso ser a pessoa mais espiritualizada do mundo, mas isso não minimiza a dor e a falta que sinto da pessoa que partiu. Não estou falando de uma pessoa qualquer, estou falando da mulher da minha vida! A mulher maravilhosa que me deu a vida e que esteve ao meu lado nos momentos mais felizes e mais difíceis. Conseguem entender isso?
Sinto um nó na garganta, choro repentino, dor no peito; ficamos sem energia, muito sono, apetite desregulado e tristeza. Todas as flores lembram a morte.O que falar daqueles conselhos de que o luto é um aprendizado e sairei fortalecida? Por favor, NÃO! Não quero este mérito. Eu só quero ter o direito de sofrer o tempo necessário sem julgamento. As pessoas acham que devemos sair o mais rápido possível do luto, mas o que queremos é honrar o enlutado. É chorar e sofrer, deixar doer. Quando pesquisamos na internet "luto" ou "sofrimento", o que mais vemos é "isso vai passar, tudo passa". Não! A saudade da pessoa que partiu não passa e nunca vai passar. Será que é tão difícil entender?
Vivemos em uma cultura que dita que sofrer é errado e que a morte é transformação. Transformação para algo melhor, segundo a positividade tóxica. Andei pensando que não precisamos de novas ferramentas para lidar com o luto, mas de habilidade para suportá-lo e, acima de tudo, de capacidade para ouvi-lo.
Precisamos de pessoas preparadas para ouvir e acolher a dor do outro, sem julgamento. Se alguém estiver de luto, por favor silencie. Não dê conselhos, não minimize a dor, não diga que vai passar e não compare com nenhuma outra dor. Valide o sofrimento. Dê um abraço e diga que você está aí, para o que der e vier.
Mais compaixão, por favor
Quando perdemos alguém as pessoas falam “essa dor vai passar”, "esse luto é passageiro, logo, logo vc vai esquecer essa pessoa", mas é mentira, porque quando você é muito próxima dessa pessoa, parece que ela levou um pedaço seu com ela. Parece que sua vida nunca mais vai voltar a ser a mesma e que você nunca mais vai ter o calor do abraço daquela pessoa. Parece que você perdeu o seu lar. Você não vai ouvir aquelas gargalhadas gostosas. Quando vc acorda, você perde o seu chão e seu mundo desaba completamente.
É tão difícil esquecer alguém, mas não fique onde não te cabe mais, segue em frente, viva o luto,cure suas feridas e tudo fluirá novamente.
Seu amor próprio estava de luto enquanto lutava por ele… em seus olhos só se enxergava os outros; abatido, perdido em um mar de não reciprocidade não havia ninguém ao seu redor, apesar de estar ao redor de todos.
Em seu estoque de frustrações havia diversos sonhos que ele pagou caro por muito pouco, opiniões que vestiam seu corpo provocando uma fatal alergia a autonomia; era notável, morreu de cansaço… ou assassinado, por aquele que se cansou de ser tudo, menos ele mesmo.
Perdido no tempo, não sei se luto para não fracassar ou se luto para não reconhecer que já sou um imensurável fracasso e estou no fundo do poço por ser um ignorante que tem noção disso e não tem capacidade de aceitar ser uma pessoa ruim
Em teu caminho, muitos se perdem sem luz
Mas eu, como um guerreiro, luto contra a luz
E procuro encontrar minha verdade, minha razão
Sem medo de encarar a escuridão
Porque sei que é nela que se encontra a força
A força que move o universo, a força da vida
E eu quero viver como um verdadeiro guerreiro
Sem temor de enfrentar a dor, sem medo de sofrer
Porque é na dor que se encontra a sabedoria
E é na sabedoria que encontraremos a verdade
Então, eu sigo em frente, sem medo de cair
Porque sei que, no final, encontrarei a minha luz
E viverei como um ser livre, como um ser humano.
A dor nunca será superada, mas você vai aprender a conviver com ela.
O pior dia do luto não será o dia do enterro.
Mas aquele dia em que você estará fazendo almoço e vai bater aquela vontade de chamar a pessoa pra almoçar, mas de repente você lembra que não tem como.
Ela não está mais ali pra você.
Aquela gargalhada fantástica...
Aquele alguem que ria das suas piadas
Nao vai estar mais ali pra isso.
Mas entenda, todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.
Hoje vai doer muito, com o tempo não diminui,(desculpa, você precisa saber ) mas com esforço e por amor por quem partiu e por amor a quem ficou, você continua.
Sei que parece que tudo dentro de você esta desmoronando, mas o que está acontecendo é exatamente ao contrário.
Dentro de você esta sendo construída uma fortaleza.
Hoje estou triste e assim estou e assim me permito este momento de luto!
Já fingi estar bem, ter superado, e com isso achei que estava sendo forte.
Estou triste, frustrada, ferida e magoada e tá tudo bem, pois é o fruto de irresponsabilidade afetiva e tudo bem poder dizer que dói.
Se me ver triste não ignores, me abrace. Aqui está uma mulher que já sofreu de tudo mas ainda sim, tem alma que ainda sangra.
Eu insisto muito, luto por quem amo, demonstro e faço até mais que minha parte, porque quando eu desisto, não volto atrás.
Não tem nada que me vença mais do que o cansaço de amar por dois e sofrer sozinho no final.
Com você, eu me senti montando um quebra cabeças gigante que eu sonhava em ver inteiro, nele as peças estavam escondidas, e eu corria para encontrar as que faltavam e encaixá-las.
Quase encontrei todas, mas faltou uma, que dependia apenas de você. Você era uma peça fundamental que não estava disposta a cooperar.
E eu me cansei de quebra cabeças incompletos e histórias pela metade.
Dessa vez foi a gota d'água que fez transbordar uma realidade que eu não queria enxergar, e foi como um balde de água fria, mesmo que você tenha me deixado ali fora, na chuva, esse tempo todo.
Suas atitudes já me mostravam exatamente que ali não era meu lugar, você só conseguia me magoar, eu me recusava e enxergar isso, mas uma hora a realidade fala mais alto e gente cansa.
E quando esse momento chega, não tem promessas ou pedido de desculpas que me faça voltar atrás.
Meu pensamento é um eco mudo
um nada sem sentido
Um luto constante do desânimo
Penso, penso e nada sinto
Ouço apenas de longe, o silêncio
Tem dias que acordamos para nada
e logo penso voltar pra casa e dormir
Contudo reflito:
" Que desperdício!"
LUTO
Hoje não ouvi os cânticos dos pássaros
nem vi o brilho do sol
os risos se tornaram triste
enquanto o pranto descia pelo rosto.
Sofre silenciosamente o meu
coração em luto
porque você "morreu"
(mesmo estando ainda em vida.)
Luto...
“Não basta ser uma boa mãe
Não basta ser uma boa esposa
Não basta ser uma excelente profissional
Não basta ser a filha perfeita
Não basta ser a grande Amiga
Não basta ser forte e independente
Não basta ser nada...
Se for mulher, infelizmente está destinada ao desrespeito...
Estou em Luto pela minha integridade, que morre cada dia um pouquinho com as atitudes que vivencio nessa tal de experiência de vida.
Sim... eu luto contra seus elogios tendenciosos...
Eu luto contra seu preconceito ...
Eu luto contra suas duplas interpretações....
Eu luto contra suas piadinhas...
Eu luto contra seus julgamentos...
Eu luto contra suas condenações...
Estou em luto pelo respeito que morreu...
Em luto pelo cavalheirismo...
Em luto pela falta de sensibilidade...
Em luto pela pela falta de punição...
Em luto pela minha dignidade...
Eu luto para não levar a culpa...
Eu luto para me manter alegre,
Eu Luto para não parecer oferecimento.
Eu luto para segurar meu sorriso, eu luto para evitar outro entendimento...
Em luto pela minha liberdade de expressão...
Em luto pelo meu livre arbítrio...
Em luto pela amizade sincera...
Em luto para ser uma mulher feliz.
Eu luto para que percebam
Que o corpo é meu! E não seu!
Eu luto para que entendam
Que uma roupa curta não é convite!
Eu luto para que as redes sociais não se tornem passaportes para o desrespeito...
Eu luto para que quem decida seja eu.
Em luto pela educação do sexo oposto
Eu luto para a verdadeira amizade
Em luto pelo sorriso frouxo
Eu luto pela igualdade
Eu Luto pela minha saúde física,
mas em luto pelas inconveniências que estar saudável me proporciona...
Eu luto para me sentir bonita,
mas em Luto por me tornar culpada
Eu luto para acreditar nas amizades do sexo oposto,
Mas em luto por decepções diárias...
Em Luto pela esperança de mudança
Mesmo assim EU LUTO PARA SER RESPEITADA
EM LUTO POR NÃO PODER SER APENAS EU...
Eu não estou fazendo da minha vida o que gostaria. Eu luto e dou meu sangue nessa guerra para não viver só no mundo da poesia.
Marcelo Lima
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp