Lua e Sol a História
O dia e a noite
A Lua e o Sol
A água e o vento
Se vão sucedendo
Momento a momento
Há instantes, sem a mínima importância
Que às vezes levam dias pra passar
Nesta solidão sem trégua
O silêncio se dirige a mim
e novamente declama
a mesma sentença
à qual me submete há tanto tempo
Eu não sei se ele ou eu
um dos dois se perdeu
E tudo que ficou pra nós
lembranças
tristes recordações
daquele tempo insano
em que cada um passava os dias
exercendo egoísmo e pensando
Em seu mundo, tão pequeno.
Que não fazia, em absoluto
Parte integrante de algo
maior e nem melhor
Antes
Estava somente acima
Agora, dia e noite se sucedem
E eu ainda os vejo se apinhando
Mutuamente se odiando
e se digladiando a todo momento
aquele tempo tão triste
não se foi; está bem aqui e ainda existe
Elas se matando
Por um lugar num banco de Igreja
Eles prometendo vingança
Por causa de um pouco de cerveja
Gente de caráter irrepreensível
Se esconde, ao final do dia
No local reservado aos que desceram
ao pior e mais baixo nível
E como porcos, fuçam a lama
buscando pela prata que esconderam
Dos chacais que a desejavam
Eu ainda os vejo
caminharem lado a lado
sem se exasperar
O dia passa, a noite passa
Este mundo se tornou pra mim
Um teatro, onde se exibe
Uma ópera farsesca
surrada e um tanto sem graça
A ópera chamada Vida
A mesma que deveria
Pura e simplesmente ser
A grande graça recebida.
Quando é noite
O Sol do outro lado da rua
Escreve um recado na Lua
E me diz que pode haver
Outros Sóis mais brilhantes
Mas que o Sol menos distante
Brilha mais
Tem noites em que a voz do vento
Diz tanto
Quanto todas as vozes juntas
Mas, se alguém quiser entendê-la
É preciso um coração calado
Pois o silêncio já sabe as perguntas
E as melhores respostas
Serão sempre insatisfatórias
Quando a mente brilhante
Se encontrar brilhantemente
Abastecida dos melhores ventos
A noite mais escura
É sempre aquela
Que permite conhecer
A paz que emite
Simples, singelamente
A voz da vela
É preciso um pouco mais
Pra tentar ouvir o que ela fala
Perceba que em noites assim
Mesmo a luz da maior estrela.
Humildemente se cala.
Edson Ricardo Paiva.
"...O Sol do outro lado da rua
Escreve um recado na Lua
E me diz que pode haver
Outros Sóis mais brilhantes
Mas que o Sol menos distante
Brilha mais"
Edson Ricardo Paiva.
Não tenho pressa: não a têm o sol e a lua.
Não tenho pressa: não a têm o sol e a lua.
Ninguém anda mais depressa do que as pernas que tem.
Se onde quero estar é longe, não estou lá num momento.
Sim: existo dentro do meu corpo.
Não trago o sol nem a lua na algibeira.
Não quero conquistar mundos porque dormi mal,
Nem almoçar o mundo por causa do estômago.
Indiferente?
Não: filho da terra, que se der um salto, está em falso,
Um momento no ar que não é para nós,
E só contente quando os pés lhe batem outra vez na terra,
Traz! na realidade que não falta!
Não tenho pressa. Pressa de quê?
Não têm pressa o sol e a lua: estão certos.
Ter pressa é crer que a gente passe adiante das pernas,
Ou que, dando um pulo, salte por cima da sombra.
Não; não tenho pressa.
Se estendo o braço, chego exatamente aonde o meu braço chega —
Nem um centímetro mais longe.
Toco só aonde toco, não aonde penso.
Só me posso sentar aonde estou.
E isto faz rir como todas as verdades absolutamente verdadeiras,
Mas o que faz rir a valer é que nós pensamos sempre noutra coisa,
E somos vadios do nosso corpo.
E estamos sempre fora dele porque estamos aqui.
Quem é essa? que avança como a aurora que desponta, bela como a lua, incomparável como o sol, terrível como um exército em linha de batalha?
O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.
(Joel 2:31)
E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,
(Apocalipse 1:5)
Fecham-se as cortinas do dia para o suntuoso espetáculo do sol. Mas o grande show não termina com a despedida do astro; por trás do rendilhar de cores do acaso surge esplendorosa a lua sob o aplausos das estrelas e o olhar curioso dos anjos toda vestida de prata.
L U A 🌒
Alguns costumam achar o dia ensolarado uma coisa linda, alguns amam o nascer do sol e outros o pôr do sol.... Enfim alguns amam o sol; eu amo a lua.
________________________________
Logo quando anoitece
E no céu você aparece
Iluminando com sua luz fluorescente
Encantando os românticos feito entorpecente
Sendo ícone da paixão
E também da solidão
Vem arrasando nas noitadas
Mais que flashs em baladas
Esteja você na fase nova
Esteja você na crescente
Cheia ou minguante
É você a protagonista de todas as noites
Sendo assim
Por completa, cativante
Pode não ter luz própria
Pode não ser uma estrela
Mas nas noites
Fria
Crua
A voz é tua
É para ti que olhamos
Para ti que cantamos
Para ti que choramos
E é com você que lembramos
Lembramos de idas e vindas
De quem perdemos
Quem ganhamos
E quem amamos
É graças a você, Lua
Que as noitadas são lindas
LIBERDADE DE AMAR
Sol, céu, e mar... E você na areia a me beijar!
O mar repousando em teus pés sobre a areia.
O sol aquecendo meu corpo de sereia.
Brilhando no horizonte o sol estonteante.
Que logo deixa minh'alma radiante!
Me perco em seus cabelos soltos ao vento.
E me inebrio com teu sorriso que me fascina.
No seu rosto lindo aquela brisa,
Que beija meu rosto de menina.
A tarde chega e vemos o pôr do sol
Deitados na areia, paixão que incendeia,
Já não existe mais o sol que nossos corpos bronzeia.
Cai a noite, fogueira na areia, brisa suave...
Lua cheia, céu e mar...
Cenário perfeito para dois amantes...
Observando a lua brilhando sobre o mar no horizonte.
Lua, céu e mar,
Você na areia a me beijar!
Sobre a luz do luar...
Abraçados e extasiados de se amar!
Céu azul. Sol brilhando forte.
Quando eu te vi
Meu coração se entregou....
Seu olhar me envolveu e me deixou perdida.
Eu fui dosada por você,
Meu amor proibido
No rock
Dançamos juntos a noite inteira
Seu mistério me enlouquece
Feito um feitiço
Eu me entrego à batucada
Ao som dessa melodia
Meu amor é como um samba
Cheio de euforia
No bloco
Pulei
Cantei e brinquei
Sob a lua cheia
Meu corpo se entrelaçou
Eu fui dosada por você
Não consigo mais voltar
Eclipse.
Fiquei ali sentado, debaixo do pé de baru. O sol havia sumido na anágua negra da noite. Ficavam para trás, esquecidas, algumas flamas avivadas dos seus cabelos de fogo. Firmei que ela vinha de lá do alto do guarirobal do compadre Amâncio. Nada. Noite feita avistei uma estrela rutilante. Atinei: lá'em vem ela amarrada na linha do imaginado. E nada. Virei as costas e fui guarnir os cochos. O tuivú dum curiango me fez torcer de volta os meus olhos. Estrela não: era a dita. Mirei com ciência e entendi um cutelo fino. Retardei o meu olhar já concluindo: a coisa demora, dá tempo de tudo. Quando atravessei o mata-burros ela era uma goiaba mordida. A volta pra cidade não teve outro pensar. O granulado da poeira foi avermelhando mais e mais a tal lua-de-sangue, refletindo nostalgias no para-brisas da D-20.
Algumas pessoas têm medo do escuro, do silêncio da noite...como se a ausência do sol fosse fator determinante para que nossos medos e temores se concretizassem mais facilmente...pobre noite, singela em sua beleza tímida... Nossos medos podem ser heranças da alma, da infância, do inconsciente...não é a cor do céu que definirá nossos temores! Na lua encontro acalanto, presto reverências por mais um sol vivido....estou aqui, ainda aqui...tenho chance ainda, de fazer diferença na vida de alguém...que bom.
(...)
Reinventava no seu coração sem esperança um raio de sol
Entre soluços sorridentes gritava sem voz
Yahweh a ouvia calado
Nascia a morte dos sonhos que a aprisionaram
Anoitecida ela acordou e não queria mais sonhar
Liberta para Ele foi aprisionada quando sonhou acordada
Deitou seu coração
O ontem que Ela sentiu hoje foi adormecido por Ele
(...) Excerto Alma Sonhadora
O sol adormeceu logo a tardinha,saiu sutil,despediu dos olhares mais atentos. O céu começou escurecer, chegou ela vaidosa, brilhante,as estrelas dançam ao redor fazendo companhia. Boa noite lua,seja bem vinda!!
"Silêncio... Minha mente, agradece!...
O sol saiu... E... eu estou filmando seu raio que doura alaranjado..
Se jogando para a Lua, sua amada!...
Espera!.. Esse silêncio me entontece ...
Fazendo-me ver o amor que me enebria
No silêncio do meu dia que se inicia"
Na verdade, se nem o sol consegue brilhar por todas as horas de um dia, também não conseguimos ser luz o tempo todo. Teremos dias chuvosos, noites escuras, mas não se engane: uma noite de lua cheia também é incrível, para aqueles que entendem o seu valor.
