Livro

Cerca de 10517 frases e pensamentos: Livro

⁠O Refúgio do Agora

Há uma arte esquecida, quase secreta, no turbilhão de nossos dias – a arte de pausar a mente e simplesmente ser. Em um mundo que se move em ritmo frenético, onde o passado é uma sombra que persegue e o futuro uma tempestade no horizonte, existe a sublime graça de viver no presente.

Não é uma fuga, mas uma redescoberta, um retorno ao núcleo da existência, onde o passado, com suas palavras não ditas e amores não revelados, perde seu poder de afligir. Na quietude do agora, o "eu te amo" não dito se transforma em uma promessa para o momento seguinte, e os arrependimentos se dissolvem na luz da consciência presente.

As ansiedades, medos do escuro, preocupações sobre a pobreza, a doença, as guerras e a miséria – todos eles têm seu tempo e lugar, mas não precisam ser os senhores de nossos pensamentos. Há uma fortaleza dentro de cada um, um santuário interno onde podemos nos refugiar e observar o caos do mundo como uma tempestade vista de uma janela segura.

Flutuar acima das turbulências da vida é um ato de rebelião sutil. É encontrar paz na respiração, um ritmo constante que nos lembra da vida pulsando dentro de nós. É na meditação, nesse encontro silencioso consigo mesmo, que descobrimos a serenidade. Como disse um sábio, "a paz não é a ausência de caos, mas a presença de equilíbrio".

E a leitura, ah, a leitura é o bálsamo para as almas inquietas. Cada livro é uma janela para outro mundo, uma fuga, um refúgio, uma lição. Com um bom livro e uma xícara de café, sentados confortavelmente enquanto as notas suaves de um jazz ou as harmonias complexas de Bach preenchem o ar, encontramos um tipo de contentamento que é quase celestial.

Neste refúgio, os problemas do mundo parecem distantes. Não que sejamos indiferentes a eles, mas porque aprendemos a arte de não permitir que nos consumam. Conhecemos a maldade e a ignorância do mundo, mas escolhemos não permitir que envenenem nossos corações.

Em suma, é na capacidade de estar plenamente presente, de se apossar do momento atual, que encontramos nossa maior força. É um estado de ser onde cada respiração é uma afirmação da vida, cada batida do coração uma melodia de resistência contra o caos do mundo. No refúgio do agora, somos verdadeiramente livres.

Inserida por MarioVascon

⁠ainda tenho nós na
̶g̶a̶r̶g̶a̶n̶t̶a̶ memória.

Inserida por Rodeck

⁠Por que me levou ao céu, se me soltou sem asas?
Preciso aprender a voar.

Inserida por Rodeck

⁠Você vai sentir minha falta
e não vai poder me dizer.

Inserida por Rodeck

⁠me aproximei de vc e me afastei de mim.

Inserida por Rodeck

⁠Hoje eu me coloco em primeiro
pra que não fique em segundo
por qualquer terceiro.

Inserida por Rodeck

⁠Posso não saber quem sou agora
mas eu sei quem não sou mais!

metamorfose.

Inserida por Rodeck

Dar estrutura para um professor é como ⁠abastecer um carro: ele vai mais longe e mais rápido, levando muitos com ele.

Inserida por herbertweil

"É uma honra representar a secretaria, onde trabalhamos com o que me move, a Educação."

- Julho de 2021, no dia da nomeação como secretária municipal de Educação

Inserida por herbertweil

⁠A cara nos livros
nos faz alcançar
a maior audiência.

Inserida por rosa_brasil

⁠"...já estou farto das multidões, mesmo quando estão felizes... se ficam com medo, ou querem crucificar alguém, ou adorá-lo. Sinto muito, mas é demais!".

Inserida por bento_fagundes

⁠As vagas travestidas sob a derme, entranhadas na carne, não se esgotam no engano. Do torpor que obstrui os meus passos, replica-se uma agulha dessecada pela chaga inconsumível, sorrateira como as leoas que não declinam da caça, mas fogem atentas às abnegações que lhe são próximas.
É na rotina que se obtém o atestado da dedicação pura.
De Campos errantes, livro!

Inserida por teretavares22

⁠"E o amor, por mais que os anos passem, jamais se consegue esquecer ou apagar."

Inserida por will_santos_3

⁠As pessoas não deixam VOCÊ aborrecido.
Pare de absorver o que os outros falam.
Olhe-se no espelho e responda.
Quem está prejudicando VOCÊ?
Um estranho ou VOCÊ mesmo?
Entender isso é primordial.
Não tenha dúvidas, VOCÊ será manipulado.
Tenha sabedoria para discernir na vida.
Aqueles que realmente querem ajudá-lo.
Devemos cuidar do que é maçante.
O prejudicado no final será sempre VOCÊ.

Inserida por NABYCURY

⁠Quer enxergar além do horizonte? Use os livros como escada.

Inserida por gilson_alves

"Truques velhos funcionam com pessoas novas."⁠

Inserida por rafamorais

⁠Embora mestres e livros sejam recursos valiosos, os resultados mais completos e brilhantes são fruto do esforço individual de quem tem interesse em aprender!

Inserida por rogeriojoaquim

⁠Por meio de um pequeno texto podemos encontrar respostas que nem todos os livros do mundo juntos conseguiriam dar.

Inserida por agustjonros

⁠⁠A minha força vem do quanto lutei para chegar até aqui.

Inserida por Leandrogallotti

Até o fim de nossas vidas, sempre teremos algo para aprender e o que compartilhar.⁠

Inserida por Leandrogallotti