Livro

Cerca de 10578 frases e pensamentos: Livro

⁠Ter o nome escrito no Livro da Vida me garante um destino certo, não uma viagem tranquila.

Inserida por neto_curvina

⁠Eu

Eu não sou uma estrela, sou uma constelação. Eu não sou um livro, sou uma biblioteca. Eu não sou um lobo, sou uma alcateia. Eu não sou um soldado, sou um exército.

Inserida por chrisaponuceno

⁠Tenho um livrinho onde escrevo
Quando me esqueço de ti.
É um livro de capa negra
Onde inda nada escrevi.

Inserida por VictorDias99

⁠A vida e o universo são mais do que um único livro.

Inserida por pensador

⁠ALGUNS PONTOS PARA REFLETIR


Em se tratando de Literatura,

1 – não existe livro “chato” ou “agradável”, existe livro bem ou mal escrito;

2 – não existe livro “fácil” ou “difícil”, existe leitor preguiçoso ou interessado;

3 – assim como o escritor, além do talento, deve saber escrever, também o leitor deve saber ler e compreender;

4 – não é o livro que deve vir ao leitor para agradá-lo ou a ele se adaptar (exceto os livros comerciais), mas é o leitor quem deve mergulhar em todas as camadas do texto para analisar, interpretar e avaliar; ao fim do processo pode gostar ou não, mas isso é outro assunto;
4.1 – isso, normalmente, exige esforço, pesquisa, informações diversas – enfim, exige trabalho. Com o tempo, entretanto, desenvolvemos o “faro”, a intuição, vamos acumulando informações das várias leituras. Adquirimos, assim, experiência literária, e qualquer leitura torna-se menos trabalhosa; e apuramos nosso gosto estético, desenvolve nossa sensibilidade,tornamo-nos leitores mais exigentes em relação ao que determinada obra pode oferecer e nos oferece;

5 - um livro tem seu valor em si mesmo, intrínseco, e também um valor (que pode ser maior ou menor) quando inserido na tradição literária, onde interage com outros livros, anteriores e posteriores, e podemos compará-lo e avaliar outras peculiaridades, como inovação, invenção, maestria, impacto social, etc;

6 – o valor literário de um livro nunca pode ser avaliado pelo sucesso ou fracasso junto ao público leitor (salvo, novamente, os livros comerciais); nem pelos elogios da crítica, os quais também devem ser avaliados; muito menos pela moda social ou acadêmica;

7 – critérios para interpretação e avaliação de uma obra são fornecidos por disciplinas específicas, como Estética e Teoria Literária – porém, não raro, com o concurso de outras afins, como História, Sociologia, Psicologia, Economia, etc;

8 – “Crítica” é um termo que não implica juízo de valor (criticar não significa descer a lenha), não é negativo nem pejorativo; é um termo neutro. “Crítica” é uma atividade que se exerce e implica num processo de várias etapas: leitura, análise, interpretação e avaliação – esta, pode ser elogiosa, laudatória, ou restritiva, e, mesmo, negativa;
8.1 – portanto, quando faço a crítica de um livro nunca tenho em vista o leitor deste livro; esta variável não entra no processo; quem está no palco é o texto e nele está o foco; se, ao final, eu concluir pela avaliação negativa do livro criticado, isso não implica que eu menospreze e considere sem valor os leitores que gostem dele.

Humildemente, a título de sugestão a quem interessar possa, indico alguns livros que me ajudaram a chegar a estas conclusões (não te-lo-ia conseguido sozinho, por mim mesmo): “Literatura e Sociedade”, de Antonio Candido; “Sociologia do Romance”, de Lucien Goldman; “História Concisa da Literatura Brasileira”, de Alfredo Bosi; “Presença da Literatura Brasileira”, Antonio Candido e José Aderaldo Castello; “Para Uma Teoria da Produção Literária”, de Pierre Macheray; “Teoria da Literatura: Uma Introdução”, de Terry Eagleton, Teorias da Arte”, de Arnold Hauser, “O Inconsciente Político”, de Fredric Jameson, “Teoria do Romance”, de Giorgy Lukács...e paro por aqui. (estes, voltados essencialmente para a prosa, a narrativa; para a poesia há outros...e outros , ainda, para o teatro!)

UM ABRAÇO A TODOS.
Eduardo Meksenas

Inserida por meksenas

Dedico este livro a todos aqueles que, mesmo na loucura do mundo, buscam se encontrar.⁠

Inserida por OurNiebla

⁠RASCUNHO PUBLICÁVEL

É bem verdade que a tecnologia tornou desnecessário o uso exclusivo do livro físico. O digital veio para ficar. Mas também é verdadeiro que a geração das "linguagens líquidas" não sabe o prazer que dava percorrer os caminhos entre prateleiras ou estantes das livrarias e bibliotecas. Sensação parecida era visitar as locadoras de fitas para buscar o filme ou filmes de finais de semana e feriados. Ainda sobre o livro físico, que atire a primeira pedra aquele que não curte destacar, de caneta ou lápis, trechos ou palavras no exemplar de sua preferência.

Inserida por ElizeuSilva

Mulheres⁠

Não existem palavras o suficiente para descrevê-las,
nem mesmo um livro que nos ensine a entendê-las.
Não, definitivamente elas não são iguais a nós.
E sim, podemos dizer que são melhores.
Que são mais inteligentes,
mais amáveis,
até dizer que são perfeitas.
Podemos contar tudo o que os nossos corações pedirem,
e fazer tudo o que o coração da nossa amada sussurrar.
E o mais divertido é que elas sabem:
Não são melhores, nem são perfeitas.
Nós também não somos.
Ambos temos os nossos defeitos,
ambos temos qualidades.
Somente juntos é que ficamos completos,
melhores e talvez até perfeitos.

Feliz dia Internacional da Mulher!

Inserida por rodrigo_lange

Nunca ignore um livro porque o autor é uma pessoa ridícula.

Lord Melbourne
Lord Melbourne’s Papers, 1889.
Inserida por pensador

⁠A essência do desejo
(Poesia de Melissa Tobias, autora do livro A REALIDADE DE MADHU)

Desejos tolos e insanos,
Da profundeza do engano.
Desejei dele sair,
E do fundo do poço subir.

Desejava ter, desejava ser,
Desejava comprar, desejava ganhar,
Sem me importar,
E nem me incomodar com desejos alheios.

Desejos satânicos me jogaram no poço
Da ansiedade, da maldade,
Da dor e da falta de amor,
Da depressão e desolação,
Da doença, da falência,
Da negação, da vitimização e da maldição.

No fundo do poço entendi,
Que só subiria desejando
O bem de todos, não só para mim.

Desejei aprender lutar,
Sem o outro machucar.
Desejei ter coragem,
Para me conhecer de verdade.
Desejei para o outro olhar,
E as feridas do mundo curar.

Num novo mundo nasci;
A felicidade escolhi.
E agora desejo não mais desejar.
Desejo apenas descansar,
E na Fonte Criadora mergulhar.

Inserida por melissa_tobias

⁠Amor meu... tempo em tempos,
Tempos não fáceis, porém necessários como um livro que está sendo aberto.
Alguns deverão procurar o dicionário para traduzir algumas palavras, outros, intérprete para facilitar o entendimento.
Mas haverá aqueles que terão fácil entendimento e compreensão e outros que, além do entendimento, ainda vão estar cegos, mudos e surdos.
Não estarão dando nem uma viabilidade aos fatos e farão muito pouco.
Tempo de internalizarmos entendimentos, experiências, aprendizados e nos fortalecermos em um único objetivo, nos aproximarmos cada vez mais do Divino em obediência as suas leis e ensinamentos.
O julgamento é para os fracos de conduta, repreensão é para os covardes da liberdade.
Que possamos emanar todo o nosso brilho e clarear todas as mentes escurecidas pelas suas peculiaridades corpóreas.
Que possamos fazer chover paz e alegrias que penetrem os corações rochosos e deturbados.
Do universo vem nossa força energética e vibracional, unido um a um, reforçado com o poder maior do Divino cobrindo todo nosso orbi, revitalizando e harmonizando cada espírito em sua individualidade de entendimento e evolução para uma paz e amor maior.
O amor é o propulsor do universo.
Somos e estamos no nosso momento e evolução assertiva, de acordo ao nosso próprio empenho praticado.
Que nossa chama de luz seja refletida em todos os cantos do mundo, reprimindo a sombra, promovendo uma claridade iluminada de amor, paz e harmonia entre todos.

Inserida por fabionunesrabiscos

⁠⁠Se vou errando
Me ensino
Se me falaram
Me dito
Se viro a página
Me livro
Sem falar nada
Me digo
É preciso escrever
Me nino
Pra dormir em paz

Inserida por EricJoLopes

Receio que você esteja procurando pelo próximo capítulo e estou procurando pelo resto do livro...

Inserida por pensador

⁠Cada livro e suas páginas são uma grande obra de arte ... É como se o leitor testemunhasse a incrível aventura vivida pelos personagens. Cada romance apresentado apenas por palavras, é como entrar em outra realidade.

Inserida por Axl_Saku

⁠Cuidado! Muito cuidado! Nem sempre um livro com muitas páginas tem um bom conteúdo. A essência não pode ser confundida com volume.

Inserida por Eraldocunha

Sinto que um dia eu vou olhar pra um livro chamado " minha vida" em uma estante lotada - e alegremente pensar: " Valeu a pena cada segundo escrevendo".

Inserida por wallacesouzacaldas

No século XXI se você não tem⁠ tempo para ler um livro ou assistir um vídeo educativo, você não terá tempo para abrir um negócio.

Inserida por RICARDOLIMITE

⁠Escreva um livro, uma frase, um texto, deixe um legado escrito, deixe conselhos para os seus filhos, netos e para gerações futuras. Registre cada pensamento seus no papel ou em um arquivo. Lembre-se vale é o que está escrito.

Inserida por marciodemedeiros

⁠"É o livro que carrega o crente debaixo do braço"

Inserida por neilchagas

⁠A BIBLIOTECA


A biblioteca muda o sentido da vida.
Ela nos faz viajar sobre às asas do livro.
A biblioteca me deu à liberdade de sonhar através da escrita.
O livro que nela li;
Não acabou até hoje: está dentro de mim!
A biblioteca fez o poeta tirar o poema do papel.
A biblioteca tem alma, aliás, várias almas.
Nela tem um pedaço da sabedoria do céu.
Ela é o próprio remédio da alma do homem.
E é a única parte do mundo onde se pode o silêncio encontrar.
A biblioteca é minha segunda casa.
E a visita que nela vem, é servida com arte!
Ela me armou com livros. E me desarmou de armas.
Acredite: a biblioteca é a única que mesmo eu partindo, me faz ficar.

Inserida por Machadodejesus

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp