Livre em Jesus
Não adianta correr, mais cedo ou mais tarde o seu destino se apresentará a você...
E de repente, você estará fazendo parte de algo que nunca imaginou, mas sentiu no fundo do seu Ser por muito tempo.
Tentou esconder, porque o mundo que vc vive é uma MENTIRA. E você paralisa, não acredita, pq é tudo muito claro e escuro, luz&sombra, inferno¶íso, tudo ali diante dos seus olhos. Cabe você escolher, foi te dado o livre arbítrio.
Se entregue...
Você foge, mas será que consegue?
Porque depois que provou o infinito tudo se torna vazio, sem cor, e aí você começa a ver a mentira que viveu.
No decorrer da vida mudamos tanto, todo dia temos algo novo para aprender, momentos difíceis que nos fazem mais forte, dias felizes nos deixam mais leve, a vida não é a mesma que ontem e jamais será a mesma amanhã. Temos a oportunidade de inventar e nos reinventar a cada nova manhã, ao crepúsculo, nas madrugadas, temos essa dádiva. Então não importa o quanto mudamos ou se até mesmo não tenhamos mudado tanto, o importante é aceitar as escolhas feitas e ser grato pela oportunidade da vida. Não devemos ter medo de viver e jamais ter medo de ser nós mesmo, de sermos livres. Livres das espectativas, livres de como a sociedade define que temos que ser, livres do medo, livres da dor de não alcançar um patamar imposto pelas mídias. Só simples ser feliz em ser você mesmo.
Liberdade se adquire ou mantém com atitudes claras e autênticas, como o cumprimento do que foi prometido ou apenas dito. Não sendo assim, é fuga apelidada de liberdade.
Enquanto derrotados preferem vitórias baratas, minha ambição segue do tamanho do mundo.
“A liberdade sob vigilância é como grama no campo que quando se destaca logo é aparada, servindo apenas ao prazer do seu censor, mas liberdade plena tem as árvores na floresta onde vive livre, frutifica e serve a todos.”
Katērtismena e Proetoimazo
Romanos 9.22-23: E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados (κατηρτισμένα katērtismena) para a perdição; Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou (προετοιμαζω proetoimazo)...
A predestinação calvinista parte do princípio da teologia do Agostinho velho. O Agostinho velho dizia que por causa da queda, toda humanidade potencialmente se transformou numa massa de perdição, ou seja, todos estão perdidos, todos estão condenados. Então dessa massa de perdição, Deus escolhe alguns para salvação e abandona o restante. Para Agostinho, se Deus não fizesse nada, todos estariam perdidos, então Deus escolheu salvar alguns e ninguém tem condições de discutir com Deus, porque Ele é soberano e nós somos simples criaturas. Essa é a ideia base da predestinação calvinista e o texto favorito é Romanos 9.22-23.
Resposta:
Em Romanos 9.22-23, Paulo usa duas palavras diferentes:
- Versículo 22, Paulo usa a palavra grega κατηρτισμένα katērtismena, que é voz média para palavra perdição, ou seja, não é Deus que prepara as pessoas para perdição, mas são as pessoas deliberadamente que se preparam, tornando-se adequados para a perdição.
- Versículo 23, Paulo não usa a palavra grega κατηρτισμένα katērtismena, mas a palavra grega προετοιμαζω proetoimazo, que é voz ativa, ou seja, Deus que prepara.
A confusão ocorre porque no texto em português a palavra PREPAROU nos versículos 22 e 23 aparecem duas vezes sem distinção, mas no grego elas têm funções diferentes.
Outro problema é que no português não tem a voz media, mas no grego tem. No português eu promovo a ação ou eu recebo a ação (voz ativa, voz passiva e voz reflexiva), mas no grego a voz média é utilizada quando o sujeito pratica uma ação na qual ele tem interesse ou se empenha particularmente.
Versículo 22. κατηρτισμένα katērtismena, eles se tornaram adequados para vaso de ira. Não foi Deus quem os preparou, mas eles se tornaram adequados por seus corações obstinados, sempre rejeitando a oferta de salvação, assim a passagem entra em sinoticidade com toda a escritura e ortodoxia cristã. (Jeremias 18 e 2ª Timóteo 2.20-21).
Versículo 23. προετοιμαζω proetoimazo, voz ativa, ou seja, Deus quem prepara, e aqui para a salvação e não para perdição.
A predestinação é em Cristo, ou seja, todos que estão em Cristo estão predestinados para salvação.
Outra observação a ser feita é que o contexto dos capítulos 9,10 e 11, Paulo está abrindo um parêntese para tratar da eleição corporativa do povo de Israel.
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Minha alma.
Minha alma
Irmã da tua, voa indiferente, agora,
Vendo, alva, a lua.
Pequena parte daquela
Que também é parte dela.
Caminha, então
Na sua rua...
De mãos dadas com a sua.
Errantes, estrelas brilhantes,
Mas, aos teus olhos, os meus
Parecerão tristes ao luar
Pois a poesia dispensa os fatos,
Os atos, contratos...
E, entre a fantasia do teria sido.
E do que parecerá ter havido,
Optamos irrevogáveis, por sonhar....
Mas, meu coração é leve
E quando vier o adeus
Voará, E ao lado do teu, mansamente, pousará.
Eu não tenho medo de viver a morte
Eu tenho medo de viver na morte
Uma vida tosca
Chapada e fosca
Sem sentido
A pedido, repedido
na aniquilação da essência
Que me solapa a digna existência
Eu não tenho medo de viver a morte
Eu tenho medo de viver na morte
Quero ser livre dos padrões
Das grandes e antigas paixões
Porque viver preso
Viver teso
Nesta louca rigidez
Me impede, me tortura, me rouba a fluidez
Eu não tenho medo de viver a morte,
Eu tenho medo de viver na morte
A morte de tudo, do sentido
Do vivido
Do extraordinário
Do que me é primário
Temível é este muro, tão duro
este lugar do silêncio escuro
Eu não tenho medo de viver a morte
Eu tenho medo de viver na morte
Que me apaga me judia
Me gira, me rodopia
Em um circular de padrões
Eterna armadura de tensões
“Faz o que te mandaram”
E eu segui o que me ensinaram
“Vai vai” me diziam
Aqueles que não sabiam
E hoje, meu amigo,
Eu não tenho medo de viver a morte
Eu tenho medo de viver na morte.
Lilian Scortegagna
Estava preso
Durante um tempo
Amaldiçoado
Em um encantamento
Seu perfume
Ficava no ar
Seu toque
Nas águas do mar
Sua falta
Na escuridão da rua
Seu olhar
Na luz da lua
Seu calor
No raio de sol
Minha sina
Peixe e anzol
Hoje livre
Fugi disso tudo
Vou andando
Andar vagabundo
Sem destino
Achado e perdido
Onde passo
Vou sendo acolhido
Não cobro amor
Nao peço esmola
Passarinho
Livre de gaiola
Com migalhas
Só marco o caminho
Estou livre
Mas nunca sozinho
Pássaro Preto
Logo cedo ouvia seu canto
uma triste melodia
parecia alguém em prantos
um sentimento de melancolia.
Pássaro preto, preso em uma gaiola
já nasceste na prisão
refém do capricho humano
não conheceu o voo livre
nem o balançar dos galhos de uma árvore.
Olhava o céu e os pássaros livres
e sonhava estar naquele espaço azul
dez anos se passaram
e o capricho humano
lhe arrancou de sua rotina
não podia mais ver o céu azul
nem os livres vizinhos de penas
que o visitava
Deprimiu-se
desistiu
sonhou
e agora voou
porque a morte o levou.
Eu experimentei de todas as facetas da vida, mas, mesmo assim, ainda me sinto uma novata.
Nunca sei como reagir, o que sentir, como lidar, como sentir. Tudo parece tão novo, ao mesmo tempo, tão antigo. As coisas parecem normais, mas conseguem ser imprescindíveis.
Eu vivi todas as facetas da vida. Eu aprendi, lidei, superei, me refiz, tudo isso para entender que não sou livre. Livre do pior sentimento que eu poderia sentir, o sentimento de lidar com o novo.
Não confunda,
vontade de DEUS,
com permissão de DEUS.
A vontade de DEUS
é fazer na Terra o que ELE faz nos Céus,
mas DEUS permite o livre arbítrio
da humanidade aqui na Terra!
O que é a real felicidade ?
Felicidade, para você qual é a palavra ou emoção que resume muito bem quando se trata da felicidade.? Bom, para algumas pessoas a felicidade ela nada mais é do que, Você acordar e se deparar com um lindo pôr do sol. Ou então você comer aquela sua comida favorita, vê aquela pessoa que faz do seu dia. O melhor de todos! Sair com os amigos para zoar e coisa tals...
A felicidade ela está nas pequenas coisas Que nós vivenciamos todos os dias em nossas vidas, Basta você começar a ressignificar o seu conceito de felicidade. E aí sim, Você terá o melhor da vida! Todos os dias nós nos queixamos de que nada está da forma que gostaríamos que estivesse. Porém não fazemos nada para que essa situação tome um rumo diferenciado, tudo nessa vida tem um tempo determinado para que as coisas dêem certo. Mas cabe a você saber como VOCÊ administra esse seu tempo, Não se pressione de mas, Não se cobre de mas!
A Real felicidade está em você saber como de fato seguir em busca daquilo que te faz bem, Em busca daquilo que você acredita ser o melhor para ti;
Busque paz naquilo que te traga prazer, busque ser para si mesma algo que ninguém jamais conseguirá suprir na sua vida. Seja sua âncora em todas os momentos! Não deposite ou espere dos outros uma coisa que você tenha que fazer por si mesma, Seja você sua Maior felicidade todos os dias. Mesmo que eles não sejam tão bons da forma em que você espera!
Apenas dê o melhor de si, Para si mesma!
Ass: Marielly pereira
