Líder
2020 – Ano da Enfermagem no mundo
Alguém precisa informar aos governantes do Brasil que há no país cursos superiores de Enfermagem, com 4 a 5 anos de graduação, que eles existem desde 1890 (Escola de Enfermagem Alfredo Pinto). Isso mesmo: há 130 anos. Que Enfermeiros fazem mestrados e doutorados desde a década de 1960.
Alguém precisa informar aos jornalistas que Enfermeiros podem ser chamados de doutores, porque fazem doutorado, que são líderes e não são subordinados a nenhuma profissão.
Alguém precisa avisar ao mundo que aqui no Brasil, o Enfermeiro, maior responsável pelas ações de promoção e proteção da saúde, recuperação e reabilitação de pessoas adoecidas é o único com curso superior que trabalha mais horas que os outros. Mesmo fazendo 4.000 horas de graduação, como a maioria dos cursos de saúde, ainda é o único a fazer 40h. Odontologia (20h), Farmácia, Fisioterapia, Nutrição (30h). Nas comissões de controle de infecção hospitalar, para os membros executores responsáveis por 200 leitos, os enfermeiros fazem 6 (seis) horas e os demais profissionais fazem 4 horas. Qual é o problema? Por que a discriminação? Qual a razão dessa atrocidade? Por que o Brasil é perverso com os Enfermeiros assistenciais? Essa barbárie faz com que os Enfermeiros com mestrado e doutorado migrem para outras áreas, mais distantes do paciente. É hediondo o que o Brasil faz com os Enfermeiros! Mesmo os que estão na alta gestão e lutam pela equiparação da carga horária, percebem a barbárie, observam a truculência e a desumanidade com que as leis brasileiras seguem o impiedoso e indiferente poder do capital. O resultado dessa desumana indiferença e dessa atrocidade reflete na alta mortalidade materna e infantil, no prolongamento das internações e na baixa adesão de idosos à busca pela qualidade de vida Acorda Brasil! Os Enfermeiros são os que mais produzem estudos científicos e mesmo assim, os que estão perto da população. Sim, eles estão nas altas gestões de saúde, são responsáveis por muitos votos e também influenciam no PIB e no IDH. Mas as leis são inúteis para eles. Valorize seus enfermeiros, trate-os com respeito e verás como os gastos com saúde serão mais justos e a população mais saudável.
Todos nós possuímos os nossos próprios monstros, o nosso próprio inferno. Mas apenas as pessoas que queimam essa ponte é que conseguem desenvolver uma mente poderosa e brilhante.
A forma, sequência ou estratégias que utilizaras para realizar o trabalho bem feito, não importa para o líder. O líder quer o resultado, a entrega e o valor agregado.
Empoderamento é dar as pessoas o poder e oportunidade de empreender para gerar sua própria riqueza, seja ela: financeira, social ou intelectual. Independente de quem ela seja ou quem se considere.
Como líderes, devemos pensar em nós mesmos como professores e tentar criar empresas nas quais o ensino é visto como uma forma valiosa de contribuir para o sucesso do todo.
Muitos líderes natos não são gerentes maravilhosos. Os melhores gerentes são aqueles que aprendem e aplicam técnicas comprovadas até que se tornem uma aptidão e continuam praticando até virarem hábito.
Cada um de nós precisa assumir a iniciativa de transformar seu trabalho em algo apaixonante, a começar pelos líderes, que devem transformar seus negócios em causas apaixonantes.
"Sempre nos oporemos contra aqueles que negam a verdade e aqueles que desejam apagar nossa memória — sejam indivíduos ou grupos, líderes de partido ou primeiros-ministros. Nunca perdoaremos e nunca esqueceremos"
No fim das contas, o que qualifica as pessoas a serem chamadas de “líderes” é sua capacidade de influenciar as outras a mudar seu comportamento a fim de alcançar resultados importantes.
A busca por conhecimento é um guerra desleal. O que você aprende hoje, amanhã já não é 100% verdade ou validado.
Tenho certeza que algumas pessoas realmente não nasceram para liderarem, mas para serem lideradas. Sabendo que tanto um quanto o outro são imprescindíveis.
As pessoas ficam muito na dependência de líderes espirituais para aprenderem. Pastores, padres, mentores, seja lá quem for... falam o que querem (e fazem o que querem) e as pessoas não sabem nem questionar, são fantoches nas mãos de líderes manipuladores. As pessoas precisam fazer perguntas e aprender a buscar as respostas por conta própria, sem aceitar de imediato as filosofias e doutrinas que homens querem pregar. Deus nos deixou a bíblia para isso!
Líder que não aceita ser questionado não serve para liderança. Jesus era questionado e provado a todo tempo! E ele jamais se esquivou de responder a um questionamento.
Infelizmente são poucos (bem poucos) os líderes espirituais que nos incentiva a pensar, a questionar, a ser independentes e livres no sentido de aprendizado. O medo de perder dizimistas é maior do que o medo de perder sua alma. Por isso a grande maioria dos líderes religiosos se "confundem" entre "ganhar almas para Cristo" e "ganhar fiéis para o dízimo". E nessa o ensinamento não é passado a diante, não é feito com verdade e amor, com a gratuidade que Jesus ensinou aos apóstolos.
O que era pra ser Graça, ainda é Lei. O que era pra ser Jesus, ainda é Moisés (e em muitos casos é mamon). O que era pra ser socorro e refúgio ainda é business, clube, teatro, coisas do tipo.
E por isso o mundo está como está... A humanidade não entendeu nada!
Eu não entendo muito e nunca vou entender tudo, mas uma coisa eu já entendi: não preciso de ninguém e de lugar nenhum para entender! Se eu tenho uma bíblia, tenho a teoria. Se tenho oportunidades para amar, tenho a prática. Tendo Jesus, tenho tudo!
Tome cuidado com os ladrões de tempo e energia como: Pensar “NAQUILO” que tem que ser feito, na hora que “AQUILO” não pode ser feito.
Todas as empresas competem amplamente com outras que disponibilizam produtos/serviços substitutos, e quanto mais atrativos os preços em relação ao custo benefício mais fatiado o mercado será, assim a empresa dominante, líder em determinado segmento, ou aquela outrora sem concorrência pareada, entre outras, são fortemente impactadas em seu market share.
