Liberal

Cerca de 116 frases e pensamentos: Liberal

Educação liberal consiste no estudo cuidadoso das obras dos grandes gênios da cultura a fim de preservá-las, interpretá-las ou renová-las.

Jesus Cristo, segundo o Evangelho, aos doze anos não somente estava estudando como também ensinando as doutrinas judaicas. Ele já havia, portanto, assimilado toda a cultura judaica. O Buda passou anos estudando com ascetas e místicos hindus para assimilar a tradição hindu. Moisés, segundo a tradição, não somente sabia as doutrinas judaicas como também estudou a tradição egípcia, recebendo uma excelente formação no palácio do faraó. Confúcio disse certa vez que se tivesse mais cinquenta anos de vida ele os dedicaria todos ao estudo dos clássicos da tradição chinesa. Então, uma característica comum dos grandes talentos consiste no fato de que todos fizeram um esforço de assimilação cultural, e a partir disso fizeram uma contribuição.

O que Mortimer Adler chamou de 'grande conversação' consiste no diálogo do indivíduo com os grandes talentos da cultura. Não basta que você leia as suas obras, é preciso que você dialogue com eles, que você tente reproduzir em você a experiência deles quando eles deram determinada contribuição. Essa é outra característica interessantíssima das grandes obras. Como as grandes obras falam de ideias mais ou menos inovadoras, pioneiras, então a maior parte das pessoas não as compreendem. E como não é fácil falar de um objeto inédito, ao escrever sobre ele o gênio cultural traça em sua obra o caminho mental que o levou a fazer determinada descoberta. Então uma grande obra não ensina apenas a sua ideia central, mas também dá uma ideia de como funciona a mente de um gênio. Nesse sentido, ela treina ou prepara a mente do leitor para que opere de modo semelhante à mente de um gênio. Esse é o principal benefício pessoal que alguém pode extrair de uma educação liberal.

“Ser Liberal é aceitar que alguém é Gay e ao mesmo tempo, aceitar que alguém objete devido a seus valores e sua cultura. Ao contrário, tomar apenas uma das partes, me faria de um lado, um Conservador ou de outro, um Progressista, nunca um Liberal.”

PRINCÍPIOS NÃO SE NEGOCIAM


“Sou defensor de causas justas, de inspiração liberal‑conservadora, e não de pessoas. O tempo de defender generais da morte para os agradar, em troca do pão e do peixe, apenas subsiste para quem habita na mundividência da bajulação.”


Num tempo em que a conveniência suplanta a consciência, reafirmar princípios é um acto de coragem intelectual. Não se trata de servir nomes, cargos ou hierarquias, mas de permanecer fiel a valores, ideias e fundamentos éticos.


A bajulação pode garantir favores momentâneos; a integridade constrói dignidade duradoura.


Huambo, 13 de Dezembro de 2025

Ser tolerante é ser natural, é ser liberal, imaculado, amante. Noites de tolerância são regadas a janelas abertas e singelas fugidas na varanda. Tolerar é uma arte. Artistas estão por aí. Tolerem-os, tolerem-os!!!

Inserida por mirra10

o liberal é um sujeito facil de entender, ele só quer uma coisa, liberdade, sem liberdade não há nada.

Inserida por Oriom

anarquista é um liberal irresponsável.

Inserida por Oriom

Entre o liberal e o puritano ainda prefiro fazer uma escolha! Já entre o libertino e o fanático quase não se tem escolhas! Contudo, pior mesmo é ficar no muro!

Inserida por ProfessorMarcos

Escolhas

Moderno ou antigo?
Liberal ou radical?
Amigo ou inimigo?
Fazer o bem ou o mal?

Ser rico ou pobre?
Ser feio ou bonito?
Um inferno se descobre,
Na intensidade de um grito.

Ser negro ou branco ?
Ser sábio ou apenas inteligente?
Poder que pode levar a beira de um barranco,
Força alienadora de uma mente.

Ser fraco ou forte?
Seguir ou recuar?
Sobreviver, já é muita sorte,
Energia contagiante pairando no ar.

Amar ou odiar?
Viver ou morrer?
Acreditar ou desconfiar?
Teremos a chance de escolher?

Trabalhador ou vagabundo?
Ligeiro ou lento?
Raso ou profundo?
Complexidades do pensamento.

Pesadelos ou sonhos?
Implícito ou explícito?
Alegres ou tristonhos?
Silêncio de um grito.

Lourival Alves

Inserida por Diariodeumcravo

Manifesto Liberal

Manifesto' aqui ahshsh

Vamos largar essa mentalidade minúscula de que o governo nos presta algum favor. Perceba, gênio, não existe almoço gratis; quanto maior o tamanho do Estado, mais impostos! Na verdade, o Estado nunca será a solução porque sempre foi o problema. Já "ajudaria" muito se taxasse menos, não atrapalhasse a livre iniciativa e o empreendedorismo. Regulamentar tudo: essa é a verdadeira ditadura contra liberdade dos indivíduos.

Inserida por LeviFontenele

"É utópico. A única alternativa possível é a economia liberal com uma população cristã." [Sobre a alternativa distributista, ou distributivista, de Chesterton e Belloc]

Inserida por LEandRO_ALissON

16-04-2015
O melhor de uma relação, é ser seguro, ser mais liberal e menos possessivo.

Inserida por sergiocancioneiro

16-04-2015
Ser liberal na relação, não é descaso e nem falta de amor. É ser seguro e confiante.

Inserida por sergiocancioneiro

Liberal

Somos todos livres para decidimos como viver
Se desejamos menos, que assim seja
Tudo é uma questão de escolha
Se desejamos mais, e isso nos satisfaz
Não importa a fração,
Viveremos de acordo com a nossa decisão

Não há nada igual, se não parecido
Há quem produz, há quem é produzido
Há dor e alivio, há criador e criatura
Há também quem nunca sofreu
Mas acha que sabe a cura

No meio de tanta hipocrisia
Se esconde uma realidade
Há quem vive da dor,
Sem nunca falar a verdade

Para quem não quer viver uma vida...

Inserida por magno7

Um homem liberal e inteligente é tranquilo, o ignorante é inseguro.

Inserida por sergiocancioneiro

Eu liberal, mesmo que me digam de caráter duvidoso, conservadores sempre serão os mais hipócritas.

Inserida por WevertonCostaSantos

Todos sabem que eu sou extremamente liberal, e isto é comprovado por estes testes que o facebook nos enfia guela abaixo. Todos sabemos como estes testes tem base científica, tanto que uma amiga pesquisadora da maior universidade Britânica, depois de uma longa pesquisa científica, confirmou a confiabilidade dos mesmos. E portanto o meu teste - que deu que eu era um liberal- é verdadeiro. Mas vamos a história. Como disse eu sou um liberal e certa vez estava eu namorando, eis que a moçoila resolveu colocar uma mini-saia, alias, uma micro, micro, micro saia. Eu com muito jeitinho lhe falei, afinal um liberal, progressista e de esquerda, tem de ser discreto, antes de mais nada. Já notaram que a Dilma não é nem um pouquinho liberal, progressista e de esquerda, pois se fosse não teria nem falado da mandioca, afinal todos sabemos que mandioca é um símbolo fálico e um liberal nunca iria fazer uma tese sobre as propriedades terapêuticas dentro do contexto kamasutriano no sertão do Piauí. É de direita. Eu pedi com jeitinho; na verdade eu tirei minha camisa e tampei aquela micro, micro, afinal não poderia nunca deixar que ela ficasse resfriada. Fui quase um médico de família, pois atuei preventivamente, como um bom liberal deve atuar. Outra vez, eu a esperava num restaurante no Maletta, a Cantina do Lucas, e ela vem toda prosa, mas com um problema sério: estava com um TOP, que, para quem não sabe, é aquela fitinha que cobre os seios femininos. O edifício Maletta, é o último reduto da moral e bons costumes das Minas Gerais, e sinceramente eu, como liberal, não podia deixar aquilo passar. Assim arranquei o forro da mesa, só para não criar atrito com aquele povo reacionário. Outra vez ela me pediu para ir ver uma apresentação pública de uma amiga que iria fazer uma pole- dance, e eu, como um grande liberal que sou, adverti-a que o local era meio barra pesada, mas ela insistiu tanto, que depois de eu ajudá-la a escolher as roupas que iria vestir, senti nela um certo ar de desaprovação. Até hoje não entendi, pois era um terninho, que a deixou extremamente elegante. Fomos! Ela ficou entusiasmada e no meio da apresentação da dançarina, me disse candidamente que queria fazer pole dance e me perguntou o que eu achava. Ora, como bom liberal, eu fiquei em cima do muro e torcendo para a dançarina cair e quebrar alguns ossos. O que para meu desespero não aconteceu e já acabado o show e nos encaminhando para casa, ela me perguntou de novo. Eu, com a minha sinceridade liberal, progressista e de esquerda, respondi: -"Não acho uma boa ideia". "Ah é! Não é uma boa ideia? Pois amanhã nós iremos na marcha das vadias!" Foi aí que pela primeira vez alterei minha voz. Pois afinal, liberal, progressista de esquerda, por vezes aumenta o tom de voz, e disse: - Aí já é vandalismo!!!

Inserida por robertoauad

Liberal é a essência de estar completo em sentidos tornando o prazer do encontro felicidade.

Inserida por biohelioramos

Transição Político-democrática no Paraguai : a trajetória oposicionista do Partido Liberal Radical Autêntico PLRA (1989-1993)
--------------
O regime autoritário do general Alfredo Stroessner, no poder por 35 anos, instaurou no Paraguai uma das ditaduras mais longevas da história recente da América Latina. Contudo, na madrugada do dia 2 de fevereiro de 1989, com a deposição do governo Stroessner por um golpe militar, inicia-se no país a transição para a democracia. O presente trabalho procura analisar esse processo, enfatizando as causas que levaram à derrocada do regime e à decomposição do bloco do poder, e os desdobramentos inerentes ao contexto transicional que tiveram como resultado a ressurreição da sociedade civil. Partindo do suposto de que a presença político-legal das forças de oposição tende a se tornar mais expressiva à medida que se vão sucedendo os pleitos eleitorais, a preocupação central desta dissertação é examinar a trajetória desenvolvida pelo Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA) no cenário político paraguaio. Em vista disso, procurou-se reconstituir, através de uma análise de cunho histórico-descritivo, os momentos decisivos da transição e o desempenho político-eleitoral do PLRA no período que vai de 1989 a 1993. As conclusões a que se chegou no trabalho apontam para a permanência de uma relação espúria entre o Governo, o Partido Colorado (governista) e as Forças Armadas, que traz como resultado negativo a manutenção de forças antidemocráticas no centro do poder político paraguaio. Esse quadro implica também em considerar que a permanência do entulho autoritário do regime anterior tem dificultado a alternância de partidos políticos no poder, reduzindo enormemente as chances do PLRA e de outros partidos de oposição tornarem-se governo pelas urnas. O aspecto positivo da transição, por seu turno, reside em que os atores sociais, reivindicando seus direitos e assumindo uma postura de clara irreversibilidade no que diz respeito às conquistas democráticas, deram início a um processo de reestruturação da sociedade civil, até então nunca visto na história política paraguaia. Por último, cabe destacar que esta dissertação procura contribuir para a reflexão sobre um tema que tem sido relativamente negligenciado pelos cientistas sociais, que é o da transição político-democrática no Paraguai.
http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/147299

Inserida por Acirdacruzcamargo

Nem todos nascem com oportunidades iguais e a revanche contra a impura sociedade neo liberal e capitalista pouco dadivosa me parece o mais acertado e compensatório a ser feito.Caminhos dúbios do que apesar de tudo fazemos e o que gostaríamos de ser e viver.Uma pequena abelha cativa dentro sua própria gaiola dourada com arames bem largos cravejados de brilhantes, espaço suficiente para passar uma colmeia mas ali ela fica, no seu embuste papel, prisioneira de si mesma por pura opção de sobreviver.

Inserida por RicardoBarradas

"Querem um evangelho da graça liberal, que não condena o pecado. Mais o Evangelho de Cristo nos diz: ARREPENDAM-SE!"

—By Coelhinha

Inserida por ByCoelhinha