Ler ou Reler Eis a questão
Sonhador
A força de sua imaginação voltou a reanimar-se e, como por encanto , eis que surge em seu redor um novo mundo, uma nova vida encantadora. Um novo sonho...uma nova felicidade. Novo,requintado e doce veneno. ..Oh,que lhe interessa esta vida real! Segundo a sua limitada maneira de ver, nós, os outros, (...) levamos uma vida lenta, monótona e vazia. Segundo ele pensa, estamos todos descontentes com nossa sorte e atormentados pela existência...E de fato é verdade :há de reparar como entre nós, os que não somos sonhadores, ao primeiro olhar tudo perece frio,árido e hostil, como se tudo fosse mal e inimigo..." Coitados"!, pensa o meu sonhador. E não é nada estranho ele pensar assim. (...) essas visões mágicas que surgem à sua frente, tão sedutoras,tão magníficas, tão sem limites, como que nascidas do próprio nada, visões em cujo primeiro plano aparece sempre, nem seria preciso dize-lo, o nosso sonhador com seu eu tão querido. Não pode ver que aventuras, que série inesperada de coisas lhe acontecem. (...)
Sonho simplesmente com tudo, com tudo.
(in Noites brancas)
Prefácio da vampira
E eis que a criatura sedenta de sangue e lágrima
Melodramaticamente calma
A criatura da noite
Na noite encontrar-se-á consigo mesma
E renascerá
E voará para o céu azul pontilhado de brilhantes
Onde ornará seus sonhos
Com nebulosas e cometas
Estrelas cadentes
E junto a lua se deitará
E dormirá um sono profundo
Porém ao despertar nova criatura será
E não se reconhecerá olhando para si
E a face refletida no espelho
Mostrará a nova criatura
Plena, completa, imortal
E observando bem
Também verá o mau
Olharás o rosto de um predador
É a face de um animal
E quando o sangue de gosto doce
Os seus lábios tocar
Gargalhará
De dentro de sua garganta
E não mais dormirá
Nem descansará
Por toda eternidade
Alegria e dor
Eis o amor
Dele todo o sabor
A que ama com ardor
Não importa que cor
As dificuldades que for
Buscamos com todo furor
Nos lançar na alegria e dor
Frutos do amor.
Somos como Adão e Eva, que no começo do mundo nada tinham com o que vestir-se. Eis que chega o fim do mundo e nós não temos mais roupa nem lar. E somos a derradeira lembrança de tudo que foi infinitamente grande, de tudo quanto se fez no mundo durante os milênios que decorreram entre eles e nós, e, em lembrança daquelas maravilhas desaparecidas, nós respiramos, nós amamos, nós choramos.
Desejo
Desejo: eis a força mais poderosa no
universo, dentre os seres vivos ; tudo
que se origina ,tudo que se move é por
força do desejo ;se faz necessário
diariamente dar-se ao tempo para traçar
uma metodologia aos seus desejos , o
ponto é se você não conseguir encontrar
esse tempo é por que seus desejos
estão desorientados e fora de controle e
suas realizações estão se tornando uma
bagunça ,neste caso só ha uma coisa a
fazer : é seguir o conselho de uma família
amiga que é o seguinte : __ relaxa ..........
reeeelaaaaxa......,ou seja pare um pouco,
sinta-se vivo primeiro para poder sentir
a vida por diante ; a quando você relaxa
basicamente ,sua mente se "esvazia"(+ou-),
que é o principio básico para caminhar na direção da meditação ,só o fato de se
conseguir caminhar na direção da meditação já o é bastante recompensador ,
a meditação em si ,deve ser tentada buscada ,pois sua pretensão já é bastante
restaurador ao nosso ser ; quanto a
meditação propriamente dita, esta não
iremos atingir ,por que o ritmo metropolitano
ao qual nos encontramos ,nos tira a
calmaria necessária para entrar em
meditação ;mas tudo isso nada mais é
e trata-se de puro desejo e pela razão do
desejo e não por força do desejo ,absolutamente tudo seja possível de se alcançar mediante o desejo .,então ordenadamente, coerentemente tenha desejo; talvez correr atrás de seus desejos seja cansativo ,então basta que caminhe com ele sem presa e de mãos dadas com seu desejo,desta forma terás a certeza de
que caminhas com seu maior amigo que
é o seu desejo.
"O que sabemos, saber que o sabemos. Aquilo que não sabemos, saber que não o sabemos: eis o verdadeiro saber."
E eis o que vos digo: concentra-te, agora e sempre, em ti mesmo. Vê com atenção aquilo que tu estás a ser, a fazer e a ter a cada instante que passa e não o que está a acontecer com o outro.
Não é na acção do outro mas na forma como tu reages que encontrarás a salvação.
Será...que terei a sorte de te-la, em minha vida envoltada de amarguras, eis a lua, eis o fôlego de minha essência, eis a partitura de meu corpo, que cantas e demonstre o amor, eis o esplendor, neste mundo de horror
Onde não há amor
Apenas dor
Pisoteio-me meus cacos
Oh...abismo olhes para mim
Vives em mim
A dor que jamais senti..
Eis que mais um dia amanhece e ainda estamos aqui!! Graças a Deus por isso!🙌🏽
Que possamos nos sentir prontos para enfrentar cada segundo desse dia e que possamos contar com a graça, a proteção e a benevolência de nosso Pai Criador para encararmos todas as dificuldades e imprevistos, não fraquejarmos nem nos sentirmos incapazes perante nenhum deles e que alimentemos nossa vida de fé e esperança, motivação e otimismo, alegria e felicidade para permanecermos firmes e seguirmos nos caminhos mesmo que haja trevas, espinhos, dificuldades...
Que todos possamos sempre agradecer por tudo que a vida nos oferece e não tenhamos medo daquilo que possa nos acontecer, pois todos os dias somos provados para que sejamos aprovados.
Um dia cheio de bênçãos, paz e muitas alegrias para todos.
Amém!
🌹Conceição Enes.
27/10/2016
Eis que verbo se fez homem e habitou no meio de nós. Estando em nosso meio, nos ensinou o que é o amor e mostrou à ser luz.
E acrescentou Deus:
"Eis que vos dou todas as plantas que nascem por toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes; esse será o vosso alimento" (Gn. 1-29)
Aí está o princípio do vegetarianismo na Bíblia. Os seres humanos não necessitam das proteínas da carne, foram todos criados vegetarianos.
A luz da esperança -19/05/2023
E eis que surge a tão esperada luz no fim do túnel.
A esperança,
Um alento.
Deus tem sido minha força!
Meu melhor amigo,
Meu consolador.
Um lindo colorido dá lugar aos tons monocromáticos.
As lágrimas que ficaram sufocadas,
Estão se transformando em novos projetos,
Novos sonhos.
A história que Deus escreveu para mim
É linda e perfeita!
A dor está sendo resignificada.
E eis que no próximo capítulo está escrito: SUPERAÇÃO!
Se eu posso, você também pode.
Crer, contemplar,
O lindo céu azul
E a alegria no novo dia raiar.
A sedução do Arlequim
Malandro, preguiçoso, astuto e dado a ser fanfarrão: eis a figura do Arlequim. Ele surge com sua roupa de losangos no teatro popular italiano (commedia dell’arte). Sedutor, ele tenta roubar a namorada do Pierrot, a Colombina. Vejo que meu texto começa a parecer marchinha saudosista de carnaval...
Há certa dignidade na personagem. Cézanne e Picasso usaram seu talento para representá-lo. O espanhol foi mais longe: retratou seu filho Paulo em pose cândida e roupa arlequinesca. Joan Miró criou um ambiente surrealista com o título Carnaval do Arlequim.
Ele seduz porque é esperto (mais do que inteligente), ressentido (como quase todos nós), cheio de alegria (como desejamos) e repleto de uma vivacidade que aprendemos a admirar na ficção, ainda que um pouco cansativa na vida real. Como em todas as festas, admiramos o palhaço e, nem por isso, desejamos tê-lo sempre em casa.
Toda escola tem arlequim entre alunos e professores. Todo escritório tem o grande “clown”. Há, ao menos, um tio arlequinal por família. Pense: virá a sua cabeça aquele homem ou mulher sempre divertido, apto a explorar as contradições do sistema a seu favor e, por fim, repleto de piadas maliciosas e ligeiramente canalhas. São sempre ricos em gestos de mímica, grandes contadores de causos e, a rigor, personagens permanentes. Importante: o divertido encenador de pantomimas necessita do palco compartilhado com algum Pierrot. Sem a figura triste deste último, inexiste a alegria do primeiro. Em toda cena doméstica, ocorrem diálogos de personagens polarizadas, isso faz parte da dinâmica da peça mais clássica que você vive toda semana: “almoço em família”.
O ator manhoso sabe que podem existir algumas recriminações diante de uma piada feita com a tia acima do peso ou com o tio falido. Todos queremos nos imaginar bons e incentivadores da harmonia familiar. Todos amamos encontrar um bode expiatório e o Arlequim é um especialista neles. O tipo ideal de vítima apresenta alguma fraqueza física, financeira ou intelectual. A ferida narcísica alheia é um deleite. A hemorragia em chaga de terceiros pode ser sedutora. Claro, isso não inclui você, querida leitora e estimado leitor, apenas as estranhas famílias do seu condomínio; nunca a sua.
O Arlequim é engraçado porque tem a liberdade que o mal confere a quem não sofre com as algemas do decoro. O pequeno “menino diabo” (uma chance de etimologia) atrai, sintetiza, denega, ressignifica e exorciza nossos muitos pequenos demônios. Aqui vem uma maldade extra: ele nos perdoa dos nossos males por ser, publicamente, pior do que todos nós. Na prática, ele nos autoriza a pensar mal, ironizar, fofocar e a vestir todas as carapuças passivo-agressivas porque o faz sem culpa. O Arlequim é um lugar quentinho para aninhar os ódios e dores que eu carrego, envergonhado. Funciona como uma transferência de culpa que absolve meus pecadilhos por ser um réu confesso da arte de humilhar.
Você aprendeu na infância que é feio rir dos outros quando caem e que devemos evitar falar dos defeitos alheios. A boa educação dialogou de forma complexa com nossa sedução pela dor alheia. O que explicaria o trânsito lento para contemplar um acidente, o consumo de notícias de escândalos de famosos e os risos com “videocassetadas”? Nossos pequenos monstrinhos interiores, reprimidos duramente pelos bons costumes da aparência social, podem receber ligeira alforria em casos de desgraça alheia e da presença de um “arlequim”. Os seres do mal saem, riem, alegram-se com a dor alheia, acompanham a piada e a humilhação que não seria permitida a eles pelo hospedeiro e, tranquilos, voltam a dormir na alma de cada um até a próxima chamada externa.
A astúcia do ator maldoso depende da malícia da plateia. Falamos muito do fofoqueiro, por exemplo. É rara a análise sobre a voz passiva daquele que não faz a fofoca, mas que dá espaço e ouvidos para ela. Deploramos o piadista preconceituoso, poucos deixam de rir diante do ataque frontal a outro.
Lacan falava que o limite conferia a liberdade. Sem a placa de velocidade máxima, eu não seria livre para ultrapassar ou ficar aquém do patamar máximo. Da mesma forma, ampliando a ideia, o Bem é cronicamente dependente do Mal. Sem a oposição, nunca serei alguém “do governo”. Batman e Coringa fazem parte de um jogo consentido de vozes. Bocas que fazem detração necessitam de ouvidos aptos. Criminosos dependem de cúmplices. A violência do campo de concentração necessita, ao menos, do silêncio da maioria. Pierrots, Colombinas e Arlequins constituem um triângulo amoroso, uma figura estável porque possui três ângulos visíveis. A perda de uma parte desequilibraria o todo.
Olhar a perversidade do Arlequim é um desafio. A mirada frontal e direta tem um pouco do poder paralisante de uma Medusa. Ali está quem eu abomino e, ali, estou eu, meu inimigo e meu clone, o que eu temo e aquilo que atrai meu desejo. Ser alguém “do bem” é conseguir lidar com nossos próprios demônios como única chance de mantê-los sob controle. Quando não consigo, há uma chance de eu apoiar todo Arlequim externo para diminuir o peso dos meus. O fascismo dependeu de “alemães puros”; as democracias efetivas demandam pessoas impuras, ambíguas, reais e falhas. O autoconhecimento esvazia o humor agressivo dos outros. Esta é minha esperança.
Eis que digo algo importante: Mesmo que você tente manter uma "moral séria e ética conservadora" na nossa era, sempre seremos taxados de antiquados ou seremos mal interpretados.
- Relacionados
- 45 frases sobre a importância da leitura (ler faz bem)
- Frases de incentivo à leitura para te motivar a ler mais livros
- Poemas sobre a natureza para ler e se reconectar com o mundo
- Mensagens para o Dia das Mães para ler na missa e homenagear com fé
- Tente Ler sem Chorar
- Textos narrativos prontos para ler, copiar e se inspirar
- Frases curtas sobre leitura para quem é apaixonado por ler
