Lembrança de Falecimento
Ocasião agradável,
preciosa lembrança
em construção,
viver só válido se houver
uma emoção memorável
carregada de gratidão.
Vem a indispensável lembrança com o mês de setembro de que mesmo que a esperança enfraqueça diante dos problemas, de certas expectativas quebradas, algumas perdas e sinais evidentes de desprezo, não deve esmorecer, precisa ser frequentemente cultivada como um lindo girassol amarelo voltado para a luz que faz florescer,
Regado até com a chuva da alma, as suas lágrimas emotivas que tanto desabafam e assim, poder preservá-lo com amor e muito esforço, principalmente, sob os céus nublados, quando o sol está mais discreto, o ânimo menos disposto e as circunstâncias não são as melhores e causam determinados desconfortos.
Lutando do melhor jeito possível, mantendo o coração fértil para que a fé em Deus possa sempre germinar e formar raizes ao ponto de brilhar intensamente na escuridão dos dias difíceis, às vezes, afetados pela solidão, mas buscando estar acompanhado de alguns ou da própria solitude, provido do mínimo de gratidão.
Faz parte ter momentos depressivos no decorrer da vida, ninguém está isento, entretanto, ser consumido pela depressão é o que é muito preocupante e deve ser evitado com frequência, uma luta incansável, agradecendo a Deus por tudo, por cada ganho alcançado, tendo a consciência de que viver nunca foi fácil.
Guardo na lembrança,
um lindo lugar mágico
de águas cristalinas
com um tom azulado
que vivificam o espírito,
é como um tesouro a ser preservado, um abrigo a ser recorrido.
Desfrutei de um momento
muito agradável
e, claramente, inesquecível.
Num lindo cenário de sol e mar,
pude avistar uma rara lembrança sendo construída
pelo encontro de duas gerações de épocas distintas e distantes,
uma já com a idade avançada, a outra
ainda usufruindo da breve infância,
mas ambas partilhando um momento caloroso preenchido com muita simplicidade e um amor genuíno,
sem maldade presente,
que com o passar do tempo,
ganhará mais valor e sentido,
uma zona de conforto nas suas mentes, logo, fiquei refletindo
que viver é raro
por não ser para sempre.
Olhando uma imagem estática da minha última viagem, abro a porta de uma lembrança recente, quando mais uma vez, explorei uma mata fechada, cercado por uma flora bem verdejante, passando por um trajeto tranquilo de luz e sombra, vendo o equilíbrio edificante dos raios de sol brilhando entre as grandes árvores frondosas, caminhando calmamente, um passo após o outro, respirando o ar puro da natureza, alimentando o meu espírito de aventura, observando a beleza de cada canto, uma vivência transformadora, que está marcada na minha mente e agora atravesso a ponte da memória que une o passado e o presente como uma forma de reviver certos momentos maravilhosos, vividos intensamente, certamente, proveitosos.
A doce lembrança da sua inestimável existência, que participou de vários momentos, queridos encontros e tantas bênçãos será na mente como uma luz forte de esperança, de felicidade, principalmente, naquelas ocasiões árduas de tristezas, de lutas, de grandes dificuldades, quando a saída não estiver muito aparente, uma poderosa luminosidade.
As recordações avivadas pelo seu sorriso serão transformadas em força, fortalecerão o coração e o espírito daqueles que amavam profusamente estar na sua presença e que amarão carregar uma parte da sua essência consigo, nos pensamentos, refletida em algumas atitudes, comportamentos, reafirmando a sua influência ilustre com os seus ricos ensinamentos.
Graças ao Senhor, O amor que demonstrava com muita maestria, tanto no seu jeito de falar quanto na prática permanecerá vivo, um brilho amável em certos olhares, que jamais será esquecido, nem perderá o seu significado, o verbo amar sempre fará sentido por mais que seja desafiado, que muitas vezes não seja correspondido, sem dúvida, o seu melhor legado, um regalo divino.
Perceção confortante que ajuda a afastar um pouco a dor da perda por intermédio do sentimento de gratidão, mas por enquanto, as lágrimas da despedida vão escorrendo pelo rosto, um choro normalmente inevitável, um desabafo imprescindível, o luto é doloroso, porém, necessário para se continuar lutando, lembrando que o viver é temporário e aqueles que amamos mesmo após a morte, de alguma forma, permanecem conosco.
O forte sentimento de nostalgia é certamente inevitável quando vem na lembrança a alegria de um certo castelo mágico, que contribuiu bastante com uma parte empolgante, preciosa e passageira da minha inesquecível infância, sentado, em pé ou deitado no sofá da sala na frente da tv, foram de fato momentos significantes, que me permitiam esquecer um pouco das muitas dificuldades, de algumas fases tristes.
Então, melhorava muito os meus dias, motivando desde cedo a minha grande imaginação através de muitas curiosidades, diversas brincadeiras, diversão, lições e valores, que só depois pude compreender,o bem que a amizade é capaz de fazer, que nem toda família é de sangue, que nunca é tarde para se aprender, que a realidade felizmente pode ser adoçada enquanto a criança interior não vier a se perder.
Claro que foi um dos lugares lúdicos que gostaria de ter estado pessoalmente, convivido com aquelas pessoas queridas, personagens emblemáticos, brincar com o nino, a biba, o Pedro e o Zequinha, ouvi as histórias da tia Morgana, conversar sobre o universo com o Etevaldo, ver de perto o entusiasmo da excêntrica Caipora, as experiências do tio Victor, a Penélope toda charmosa, Bongô e o seu sorriso.
Contudo, no meu imaginário, eu estive com todos estes e com os outros neste lugar incrível, ouvi a musicalidade dos passarinhos, vi a parceria do Tíbio e do Perônio, ajudei a aprontar com o Dr. Abobrinha, até os esgotos eram divertidos, Godofredo atrapalhado e o Mau que só era rabugento, além da presença de um rato que gostava muito de banho, ainda conheci o guardião de uma linda biblioteca, o ser. Gato Pintado entre outras vivências.
Lembro gracas a Deus de tudo isso com muito carinho, nem parece que já se passaram tantos anos, tanto que continua vivo na minha mente com esta riqueza de detalhes, um reflexo bom do passado que permanece presente, envolvido pela simplicidade de uma criança alegre, que hoje sente saudades, uma consideração consistente, excelentes motivos que me fizeram fazer estes versos nostálgicos de um período que guardo na memória, pois outrora me foi dito "Porque sim não é resposta".
Hoje, quando volta imersamente ao passado através de uma simples e amável lembrança, bem guardada na mente e numa linda foto valorosa, relembra com o coração quente um amor grandioso, incomparável que desde os seus primeiros passos, um após o outro, durante a sua querida infância, teve um indispensável porto seguro.
Um tipo de herói raro, que não sabe voar, não tem super poderes, nem usa capa, mas que graças a Deus sempre teve o poder de melhorar o seu dia, de proteger de muitos males, de dizer certas verdades que ainda não tinha percebido ou sabia, porém, havia infelizmente ignorado, assim, contribuiu bastante na construção de seu caráter e em alguns dos seus princípios.
Entusiasmante saber que este vínculo poderoso continua nos dias atuais, acredito que também no futuro, provando a constância do verbo amar, fazendo uma diferença salutar em um mundo singular de acontecimentos únicos, inspiração genuína que consegui ao ver uma pequena menina segurar a mão de seu pai, um sinal puro de confiança para caminhar em paz e em segurança.
Que meu silêncio seja uma lembrança constante do meu amor por você, um lembrete de que estou sempre presente, mesmo quando as palavras falham. E que, juntas, possamos encontrar conforto, força e conexão, não apenas nas palavras que falamos, mas também no silêncio que compartilhamos.
Iza Lira
Não mais verá o manacá em flor, plantado no jardim, perto do quarto. Lembrança com pitada amarga de saudade. Suave é a pena... 🌺 🍃 🍂
A morte, o luto, a tristeza, a lembrança e a saudade...é normal, é natural pois acontece na vida de todos e ontem, 14/07/2021 aconteceu, mais uma vez...meu irmão mais velho, filho de um homem marcante e maravilhoso ...nosso pai!! Nós, todos nós, estamos entre a vida e a morte e no meio está o tempo que temos para evoluir, experiência concedida a todos nós...seres humanos. Agora estou aqui e penso que ainda não evoluí o bastante pois fico muito triste, fico chorosa e fico pensativa....como seria bom se pudéssemos nós despedir, um pouco mais, das pessoas que amamos! Depois que isso tudo passar, retorno para a minha rotina, mas por dentro penso....como sou grata por ter ainda entes queridos respirando!
Sim
Em algum momento
A dor torna-se lembrança,
Transforma lágrimas daquele passado moído
Em sorrisos
Sem perceber
A respiração torna-se macia
Aquela dor
O sofrimento
São brisas
A sensação de calor é restaurada
O sorriso volta a florescer
E o amor,
O amor volta ao seu lar
E assim
Voltamos a colorir a vida
E novamente o sorrir para a mundo
É…
Tempestade de ontem
Calmaria de hoje
Sossego?
Talvez
Mas, com certeza
É a Tranquilidade
Do amanhã
- Relacionados
- 57 mensagens de falecimento para confortar uma perda
- Mensagem de Falecimento
- Frases de Falecimento
- Frases de despedida de amigos para deixar uma lembrança inesquecível
- Condolências de Falecimento
- Falecimento de um Parente Querido
- Mensagens de pesar pelo falecimento de um amigo que dão conforto
