Lealdade e Fidelidade

Cerca de 119 frases e pensamentos: Lealdade e Fidelidade

Não abandone a lealdade e a fidelidade; guarde-as sempre bem gravadas no seu coração.

Provérbio popular
447 compartilhamentos

Devemos lealdade e fidelidade somente com aqueles que nos dedicam confiança.

Latumia.
364 compartilhamentos

Fidelidade é Jurada ao outro.
Lealdade é oferecida. Fidelidade é obrigação. Lealdade é escolha. Fidelidade é função social. Lealdade é princípio. Fidelidade é cobrança. Lealdade é entrega. Fidelidade é fofoca. Lealdade evita intriga. Fidelidade é paixão. Lealdade é amor. Sou fiel apenas a mim mesmo, sendo leal aos outros não preciso cobrar nada de ninguém.

Tico Santa Cruz
151 compartilhamentos

O avarento é o mais leal e fiel depositário dos bens dos seus herdeiros.

Marquês de Maricá

Lealdade vs. Fidelidade

Advertência: o texto que se segue é da inteira responsabilidade de quem o escreveu, não tendo como base qualquer estatística, teoria ou pensamento que não as que, ao longo da vida, se foram formando na cabeça da autora.

A meu ver, há uma diferença muito grande entre Lealdade e Fidelidade. Tão grande, mas tão grande, que uma nada tem a ver com a outra. O mais infiel dos seres pode ser o mais leal (geralmente, é), enquanto que o mais fiel pode ser o mais desleal (geralmente, também é).

A fidelidade prende-se com o respeito pelos compromissos que se assumem perante uma pessoa, enquanto a lealdade tem a ver com o respeito devido à própria pessoa, isto é, ao seu âmago enquanto indivíduo, algo de tão precioso e tão delicado a que chamamos frequentemente dignidade do ser humano. Além disso, a fidelidade existe somente no contexto amoroso e no contexto dos negócios (de certeza que já ouviram falar dos contratos de fidelização das operadoras telefónicas…), enquanto a lealdade existe em relação a todas as pessoas, principalmente àquelas com quem estabelecemos relações de proximidade (profissionais, amorosas, de amizade, etc.). Simplificando (muito) a coisa, eu diria que a infidelidade fere o orgulho, enquanto a deslealdade fere a dignidade.

A infidelidade põe fim ao compromisso, mas não impede que nasçam outros, novos. Depois da infidelidade podem surgir novos compromissos, assumidos perante as mesmas ou perante outras pessoas, basta que a isso ambas estejam dispostas. Contudo, a deslealdade não pode dar lugar a outras pessoas, a novas pessoas, porque as pessoas não se “fabricam”, não se criam por acordo.

Assim, para mim, a lealdade é muito mais importante do que a fidelidade, porque as pessoas têm muitíssimo mais importância do que os compromissos. Os compromissos começam e acabam, renovam-se, são substituídos, voltam a começar e a acabar. Mas as pessoas que passam pela nossa vida, essas, deixam marcas eternas, indeléveis e, em certa medida, diria até que nos constroem.

O dever de fidelidade cessa quando cessam os compromissos; o dever de lealdade para com o nosso semelhante não cessa depois dos compromissos, não cessa sequer depois da morte, porque depois da morte há ainda um nome e uma memória a respeitar, à qual devemos um comportamento leal. É por isso, julgo, que a infidelidade se perdoa, se esquece, tem importância diminuta e não faz de ninguém um ser menor, mas tão somente humano (desenganem-se os que ainda pensam que há pessoas 100% fiéis, pois tal coisa não existe, a não ser que se defenda que a infidelidade é somente física). E é também por isso que a deslealdade é vergonhosa, inesquecível, inapagável e imperdoável.

A infidelidade é algo que devemos evitar a todo o custo, é algo de que não devemos orgulhar-nos e que é, do ponto de vista das relações humanas honestas, incorrecto. Mas a deslealdade, car@s amig@s, a deslealdade é uma filhadaputice inqualificável.

© Texto by Mente Assumida, do blog Assumidamente - mais um magnífico blog das grrrls de além mar.

Texto by Mente Assumida
95 compartilhamentos

Amor nem é tudo!
Primeiro vem o respeito, a lealdade, o companheirismo e a fidelidade!
Ninguém vive de amor!

Cristiane Rodrigues

Acho que foi em 1993. Numa entrevista _ histórica_ pra MTV, Renato Russo disse a Zeca Camargo que achava lealdade mais importante que fidelidade. Eu era menina, mas lembro que gravei a entrevista numa fita VHS e revi inúmeras vezes, me intrigando sempre nessa parte.
Eu entendia pouco acerca do amor, dos afetos, da durabilidade das relações. Mas Renato Russo me influenciava _ numa época em que meu pensamento ainda estava sendo moldado_ e eu tentava, imaturamente, entender aquela declaração.

Isso foi há vinte anos. De lá pra cá, relações se construíram e desconstruíram na minha frente. E vivendo minha própria experiência, finalmente consigo entender, e de certa forma concordar, com Renato Russo.

A fidelidade é permeada por regras, obrigações, compromisso. É conexão com fio, em que te dou uma ponta e fico com a outra. Assim, ficamos ligados mas temos que manter a vigília para o fio não escapar e nosso aparelho não desligar. Já a lealdade_ permeada pelo vínculo, vontade e emoção_ é o pacto que se firma não por valores morais, e sim emocionais. É conexão "wi-fi: fidelidade sem fio", que faz com que eu permaneça unida a você independente da existência de condutores ou contratos. Permaneço em pleno funcionamento por convicções permanentes e duradouras, invisíveis aos olhos.

Amor nenhum se atualiza sozinho. O tempo passa, a gente muda, o amor modifica. E nessa evolução toda, a única tecla capaz de atualizar e permitir a duração do amor, é a tecla da lealdade. É ela que conta ao outro que estou mudando, que não gosto mais daquele apelido, ou que aquela mania de encostar os pés gelados em mim embaixo do cobertor ficou chata. É ela que diz que eu gosto tanto do seu cabelo jogado na testa, por que é que não deixa sempre assim? Ou que traduz que tenho medo de te perder, mas ainda assim preciso lhe contar que na época da faculdade usei drogas, pratiquei magia ou fiz um aborto. É ela que permite que coisas ruins ou não tão bonitas encontrem um refúgio, um lugar seguro onde possam descansar em paz.
É ela que faz o amor se atualizar e durar...

Lealdade é não precisar solicitar conexão. É conectar-se sem demora, reservas ou desconfianças. É compartilhar a senha da própria vida, com tudo de bom e ruim que lhe coube até aqui.
Leal é quem conhece as fraquezas, revezes, tombos e dificuldades do outro e não usa isso como álibi na hora da desavença; ao contrário, suporta sua imperfeição e o ajuda a se levantar.
Leal é quem lhe defende na sua ausência.
É quem prepara seu terreno, se preocupa com sua dor, antecipa a cura;
Leal é aquele que é fiel por opção, atento ao amor que possui, zeloso com o próprio coração;
É quem não omite o próprio descontentamento, mas aponta o que pode ser feito pra não se perder...

Então sim, eu concordo com Renato Russo e acho que deslealdade separa mais que infidelidade. Pois não adianta não trair por fora, se traio o amor por dentro. Se tenho medo de arriscar e polpo meu afeto de se conhecer por inteiro; se não tolero meu caos e vivo uma mentira imaculada. Se não absolvo minha história nem perdoo meu enredo, desejando fazer dele uma fábula fantasiosa aos olhos de quem amo. Se contrario minha vontade e disposição e omito minhas intolerâncias pra não ferir _ me afastando silenciosa e gradativamente até a ruptura. Se me apresento por partes_ as melhores ficam aparentes, as nem tanto eu omito_ e não permito ser conhecido.

Finalmente, se não confio a ponto de compartilhar a poltrona do carona_ ao meu lado_ reservando apenas o banco de trás ( e olhe lá!) à minha companhia nessa viagem...

Fabíola Simões
35 compartilhamentos

Lealdade é pessoal
Fidelidade é obrigação
Ser franco é legal
Seja fiel com exatidão

Djalma CMF

Sou fiel apenas a mim mesmo, sendo leal aos outros não preciso cobrar nada de ninguém.

Emerson Guerreiro
Inserida por Emsguerreiro

Conceitos básicos em nossa vida, aprendi que são três: FIDELIDADE, LEALDADE E INTEGRIDADE...se levarmos isso em consideração, seremos pessoas melhores.

John Novinski

Se DESCONFIA da minha FIDELIDADE não merece minha LEALDADE e não merece estar ao MEU LADO.

Jaafro

Fidelidade é jurada ao outro
Lealdade é oferecida
Fidelidade é obrigação
Lealdade é escolha
Fidelidade é função social
Lealdade é principio
Fidelidade é cobrança
Lealdade é entrega
Fidelidade é fofoca
Lealdade evita intriga
Fidelidade é paixão
Lealdade é amor
Sou fiel apenas a mim mesmo, sendo leal aos outros não preciso cobrar nada de ninguém.

Geraldo Fintelman Gonçalves

Fidelidade temos com o decorrer da vida,mas a lealdade vem desde o berço!

LUANABEATRIZPINTO

O amor é atitude, fidelidade, honestidade, comprometimento, lealdade, é deixar de satisfazer a si mesmo para satisfazer a necessidade do próximo (1 cor 13), como Cristo Jesus.

Rodrigo Vitória

Nenhum relacionamento é duradouro se não houver comprometimento, lealdade, fidelidade.

Rodrigo Vitória

O Amor sem respeito, confiança, lealdade e fidelidade perde o seu sentido...

Sallem

Fidelidade é um conceito moral, uma exigência de contrato, lealdade uma decisão do coração, que não precisa ser cobrada, pois não há esforço na entrega.

Dayane Ribeiro
Inserida por dayanascimento

A lealdade fala verazmente com fidelidade, mas também com amor. A lealdade diz: "Interesso-me tanto por você que não deixarei você continuar desenfreadamente com sua ação errada ou atitude pecaminosa que, no final, lhe causará danos."

Jerry Bridges
Inserida por Poliana16

Fidelidade nada tem haver com lealdade, mas tem haver com caráter;
E são laços mais bonitos...

Julio Aukay
Inserida por JULIOAUKAY

O maior presente que um amigo pode honrar o outro é a lealdade e a fidelidade.

Pr. Adilson S. Santos
Inserida por JERUEL