Julgamento
Não sei o que seria de mim sem ti, com você eu sou eu mesma, posso esquecer do julgamento alheio. Contigo eu me sinto completa e forte, pronta pra enfrentar o mundo a fora.
Primeiras impressões.
Ao conhecemos alguém, fazemos um primeiro julgamento pelas roupas que veste, pelas palavras que usa, o que ela nos pergunta e as respostas que nos dá.
Dependendo das atitudes que toma, comparamos automaticamente em registros sensoriais, como agiríamos em seu lugar.
Essa primeira e rápida impressão pode ter grande margem de erro e depois de algum tempo, a gente pode ver que as aparências enganam, que nós nos enganamos e que muitas vezes as pessoas enganam a gente.
A noite sucede o dia e o passar das horas é o maior tribunal que existe no Universo. O julgamento é nosso e a pena é proferida por nós mesmos. O cumprimento se dá no decorrer de cada segundo, na distância que a sucessão deles se dá, cada vez mais denso, largo, demorado. Nao ha disfarce que esconda as marcas da eterna lembrança da causa e efeito.
Varrer as mazelas históricas de nossas vidas, e sermos rápidos no julgamento alheio, pode ser uma forma de não nos olhar no espelho para não ver a fera feia que também está dentro de nós, pronta para despertar, bastando que a alimentemos com nossas escolhas ruins!
Quando dizemos que alguém está julgando alguma coisa, estamos também fazendo julgamento. O roto não fala do esfarrapado, diziam os antigos. Aliás, por falar em julgamento, acabei de escrever um. Miséria. Eu morro e não entendo o ser humano. Eu morro e não entendo a mim.
O vício do julgamento deve ser combatido.
Não devemos maldizer o outro já que não estamos livres do reflexo do espelho.
Quando construimos telhados frágeis, não nos é dado o direito de recriminação.
Lembremos que sabedoria não é julgamento, amor não é apego e harmonia não é alienação, nem falta de posicionamento.
Edolesia
Quando se aprende a ser errado, não há julgamento que convença o recomeço, apenas o arrependimento que concretiza sua consciência.
Quanto maior for o teu lado melhor, menor será seu lado pior e contudo, para o dia do julgamento divino, terás acumulado mais razão à sua bondade, do que argumentos à tua maldade.
Espreita o teu ser
Vigia
Vês quem és
Sê sincero
No teu julgamento
Nada a mais. Nem de menos
Apenas olha sem assombro
Sem vaidades. Sem preconceito
Apenas olha
Depois responde sem pressa
Quanto de ti é teu
E quanto é sombra de outras pessoas
Das vontades, desejos e delírios
Qual destes é legítima expressão de teu ser?
Espreita
Espia
Aceita
A fofoca é a mais cruel forma de julgamento, pois ela condena à revelia quem talvez jamais saiba qual foi a acusação.
Nascer é o começo de um processo, com os seus devidos trâmites, cujo julgamento final é a justiça divina. Boa tarde
Submeto-me ao teu julgamento e passivamente me entrego ao teu veredicto, quando vestires todas as minhas decepções, mágoas e todas as minhas dores e ainda assim te sentires com dignidade, para faze-lo ...
O olhar de julgamento dos outros só se torna um veneno contra o teu processo criativo quando o teu próprio julgamento não está ao teu favor. Simples assim
As vezes nos esquecemos que o julgamento de Deus a respeito de muitas coisas pode ser diferente do que achamos certo em relação ao nosso ponto de vista. Para não errar e melhor deixar Deus Julgar!
Mateus 20. 1-15
