Ja Vivi um grande Amor
Em um nível mais amplo, nossa identidade, personalidade e até mesmo nossa consciência são moldadas pelas interações ou conexões complexas e constantes entre os bioquímicos que nos cercam. Os pensamentos, sentimentos e ações são informações processadas, influenciando e transmitidas entre as consciências.
Talvez seja simples verificarmos a existência do mal. E poderíamos citar a perda de um ente querido, a dor, a enfermidade, a destruição de um casamento, a extinção de algo, a infelicidade, a decepção, o ódio, a agressão, essas são algumas prova da existência do mal. Mas de fato o que é o mal?
Ao longo dos anos o mais simples e correto a ser dito, e que já foi dito (por Agostinho, Aquino, Karl Barth ou C. S. Lewis), é que o mal é a ausência de bem. É a falta, a defecção, a depravação, a corrupção da natureza, o caos, o vazio, o nada, o sem propósito, o inútil. O mal não é uma coisa ou criatura, não tem uma forma específica, é uma manifestação do que é contrária a vontade do nosso Criador, contrário à Sua natureza santa, é o impuro, imperfeito, defeituoso, é a não existência do bem, a desagregação, é sempre resultante, decorrente.
Grandes pensadores, ao longo da história cristã, das mais variadas vertentes teológicas, têm estabelecida a tese que o mal tem sua origem na liberdade concedida aos seres. Em resumo, se o nosso Criador fez criaturas livres, a possibilidade do mal estava prevista nesta liberdade, considerada. E Sua sabedoria ou pela cautela, Deus sabia que o homem iria pecar, mas a liberdade englobava a possibilidade do pecado, do erro, do desvio dos homens, do mal. A ausência, o desvirtuamento, a falha, a instabilidade, a falta de amor ao próximo e a Deus, tudo entrou no mundo, teve as portas abertas. Todas a criaturas ficaram sujeitas a vaidade, a imperfeição.
O mal é a desordem, a falta do nosso Criador, não porque perdure sem Ele, todas as coisas Nele são preservadas, mas pela liberdade concedida a nós, pois tivemos o direito de escolher o contrário, abrir mão do nosso Criador, e assim, separados do que é bom e agradável, do que é perfeito, e dentro dessa escolha, cada vez mais alheios a verdade, envolto em mentira, deserção, perversão, insensatez, desequilíbrio mental e emocional.
O surgimento do mal está na a licença, quando o nosso Criador resolve criar seres moralmente livres, quando decide dar liberdade as criaturas o mal é permitido, dentro do conforto da liberdade.
No meu entendimento, a Filosofia em especial, leva o estudante à oportunidade de desenvolver um pensamento independente e crítico, ou seja, permite a ele experimentar um pensar individual ou pelo menos é o que se espera. Sabe-se que cada disciplina apresenta suas próprias características, bem como auxilia a desenvolver habilidades específicas do pensamento que é abordado.
No caso da Filosofia, essa permite e dá oportunidade de realizar o pensamento de maneira bastante pessoal, ainda mais em uma fase de consolidação do estudante que está no início de processo de construção da sua personalidade e de seus anseios, a Filosofia acaba tendo um papel de destaque e fundamental no sentido de colaboração para o desenvolvimente do estudante.
Enquanto disciplina, a filosofia é muito questionada, é necessário que os educadores se conscientizem de que o ensino não deve ser considerado como uma disciplina a mais a ser ensinada. O ideal é que o docente que tem a responsabilidade de aplicar a ciência tenha em mente o quanto é necessário fazer com que seus estudantes não fiquem dependentes de livros didáticos, não menosprezando, mas no sentido de que o mundo dos “Ctrl C’s/Ctrl V’s” e das “decorebas” tiram o pensamento criativo e expansivo do estudante. Contudo vale lembrar que as boas pesquisas, com fundamentação devem ser levadas em consideração, para a lapidação e surgimento evolutivo do pensamento humano.
Aos educadores que se preocupam com a melhor forma de aplicar a Filosofia, não existe receita pronta. Recomenda-se a priorização de práticas que favoreça a formação de jovens capazes de desenvolver seu próprio pensamento e crítica, formando cidadãos capacitados para enfrentar as diversas situações que poderão surgir em suas vidas.
A Filosofia é fundamental na vida de todo ser humano, visto que proporciona a prática de análise, reflexão e crítica em benefício do encontro do conhecimento do mundoedohomem.
SER verdadeiro nos faz com um Caráter melhor.
Desde que minhas convicções não prejudique ninguém, vivo em paz comigo mesmo.
O ateísmo não é só um conceito fechado, ele também ensina uma conduta libertadora e humana, no sentido de edificar mulheres, crianças e homens.
Não há narcisismo que dure para sempre; um dia o lago seca; o espelho quebra; a luz do holofote se apaga; a festa da fantasia chega ao fim, a máscara cai e a visibilidade do pavão boçal desaparece na poeira do tempo.
O dezembro é um mês
De confraternização
O sujeito enche a barriga
Come tudo o que lhe dão
Mas quando o ano virar
O cara vai se matar
De fazer musculação
Vai chegar um novo ano
Compre logo o seu diário
Ele está todo em branco
Não existe comentário
Que você só venha a ter
Coisa boa pra escrever
No seu novo calendário
PELÉ ETERNO
O Brasil teve um rei
Que não era imperador
Não veio de Portugal
Nem era um ditador
Majestade no gramado
Com a bola fez reinado
Foi o melhor jogador
Réveillon vem do francês
Vem de um verbo dito lá
Réveiller, que quer dizer
A ação de despertar
O acordar do novo ano
A hora do ser humano
Tentar se reanimar
Hoje é um novo dia
É chegado o momento
Hora de realizar
De não ter adiamento
Hoje é um novo ano
Tempo de cumprir o plano
Guardado no pensamento
Eu desejo que esse ano
Seja muito arretado
Feito um bom baião de dois
Na base do queijo assado
Um ano de muita luz
Recheado de cuscuz
Bem quentinho e amanteigado
O café é produzido
Da torrada de um grão
É servidor bem quentinho
Em nossa degustação
Pode ou não ser adoçado
Mas o bom é ser tomado
No copo de requeijão
Pra que serve o diploma
Um canudo de formado
Se não pede "com licença"
Se não diz um "obrigado"
Pra que serve a faculdade
Se não tem civilidade
Se não é bem-educado
Para ser um bom poeta
Não precisa ser letrado
Acadêmico ilustre
Estudante laureado
Tem que ter vocabulário
Ou senão um dicionário
E estar bem inspirado
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp