Isaias 59
PARTE DO FUTURO É AGORA
Leia: Isaías 11:1-9
Lobos e ovelhas viverão em paz... ( v.6 ).
Examine: - Efésios 2:11-22
- Apocalipse 21:1-5
Considere: Onde seu mundo mais precisa de Deus ? De que maneira você pode se unir a Sua obra redentora ?
Bafaluto, uma pequena vilas de 300 habitantes em Gâmbia, mal podia sobreviver. Sem acesso a água limpa, toda a população estava presa a um ciclo de pobreza, doenças, implacáveis e fome - até que Brian Harrold e Pamela Morgan, empresários irlandeses gastaram uma pequena fortuna para cavar um poço de 80 metros de profundidade para este povo. Quando lhe perguntaram o que os levou a fazer isso, Brian respondeu: " Não prejudicar o outro neste mundo ainda é pouco. "
Da mesma forma, o profeta Isaías viu a confusão do mundo, e retratou uma visão instigante do mundo como Deus planejou que fosse. Neste novo mundo, Deus varrerá a vasta multidão de iniquidades da humanidade, " ...defenderá o direito dos pobres " ( Isaías 11:4 ), desfará todo o impulso direcionado a violência - tanto assim que até mesmo " Vacas e ursas pastarão juntas... " ( v.7 ). Embora uma visão como essa ecoe os verdadeiros anseios dos nossos corações, ela parece fantasiosa e irreal. Será que este trecho das Escrituras é um sentimentalismo teórico ou há exemplos concretos em nosso mundo ?
Deus não vive no abstrato - em algum lugar nebuloso do futuro. Ele vive neste momento. Apesar de Deus ter feito este mundo há muito tempo, Ele já começou Sua obra para terminá-lo. Após a catástrofe do Éden, Deus acionou imediatamente Seu plano de resgate através de Jesus - o resgate que seria obedientemente exemplificado pelo povo de Deus. Em primeiro lugar, Israel, agora a igreja.
As cartas de Paulo apresentam como nós, a tribo de Deus, somos ( como diz um escritor ) " um sinal antecipado da cura divina e do futuro restaurador para o mundo. " Até mesmo hoje, nosso amor, as obras de justiça e a proclamação do evangelho refletem o plano de Deus para "... a terra [que] ficará cheia do conhecimento da glória do Senhor... " ( v.9 ). - Winn Coller
Isaias 48:17 Assim diz o Senhor, o seu redentor, o Santo de Israel: ?Eu sou o Senhor, o seu Deus, que lhe ensina o que é melhor para você, que o dirige no caminho em que você deve ir.
Quando o Profeta Isaias Viu a gloria de Deus ele não disse : eu sou o cara, Jeová me escolheu , mas Disse : aí de mim, pois sou um homem de labios impuros
Veja, eu gravei você nas palmas das minhas mãos; seus muros estão sempre diante de mim.
Isaías 49:16
Isaías 49:2: ...e me pôs como uma flecha limpa, e me escondeu na sua aljava;
Muitos ainda não acertaram o alvo ou não atingiram o propósito, porque o Arqueiro não usa flechas sujas, enferrujadas ou tortas! Marcelo Rissma
Jesus, o Galileu dos gentios (Isaías 9.1) que nasceu e cresceu entre os que eram desprezados pelos Judeus (João 7.41; João 7.52), fez com que os improváveis se tornassem parte da família de Deus.
ENTRE O BEM E O MAL
Ai dos que ao
mal chamam bem
e ao bem, mal...
—Isaías 5:20
O Mágico de Oz permaneceu popular durante anos. As pessoas de todas as idades aprenderam lições morais com a Dorothy, o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde ao viajar pela estrada de tijolos amarelos. É claro que, no enredo o grande inimigo a ser vencido é a Bruxa Má do Oeste. O Mal é claramente caracterizado e é vencido pelo Bem.
Um novo musical da Broadway, no entanto, vira o senso moral da história original de ponta cabeça. Nesta nova versão da história, a bruxa má é apresentada como uma personagem simpática. Nascida com a pele de cor verde, ela se sente uma estrangeira. Os personagens mais importantes, as linhas do enredo, os papéis e outros detalhes são alterados de modo que a bruxa malvada é somente uma pessoa mal-compreendida. A audiência poderá sair com a ideia de que o mal transforma-se em bem e vice-versa.
Durante o ministério do profeta Isaías, ocorreu em Israel uma reversão dos valores morais. Alguns realmente consideraram o assassinato, idolatria e adultério como sendo bons. Como resposta, Isaías deu-lhes um conselho severo: “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal…” (Isaías 5:20). Em nosso mundo de relativismo, a cultura popular constantemente desafia os valores bíblicos. Mas estudar, memorizar e meditar sobre a Palavra de Deus pode garantir o nosso discernimento entre o bem e o mal. —HDF
Se conhecermos a verdade,
poderemos discernir o que é falso. Dennis Fisher
Nosso refúgio na tempestade
Você foi. . . um refúgio da tempestade. - Isaías 25: 4
Os melhores correspondentes da revista Life foram enviados em todo o mundo para fazer a pergunta: “Qual é o significado da vida?” Eles conversaram com filósofos e crianças, taxistas e barqueiros do rio Nilo. Mais de 100 fotógrafos de primeira linha forneceram imagens.
Uma fotografia dramática de um farol na costa da Bretanha chamou minha atenção. Uma imensa tempestade do Atlântico enviara ondas gigantescas ao redor da imensa estrutura de tijolos, quase engolindo-a. Mas no lado abrigado, literalmente cercado por ondas de espuma, estava o guardião do farol. Ele estava olhando casualmente para a margem, com as mãos presas despreocupadamente nos bolsos, enquanto ondas enormes caíam ao redor dele.
Esta ilustração poderosa me lembrou das muitas tempestades violentas de julgamento que enfrentamos na vida. E fiquei grato pela promessa de que em Deus estamos tão seguros quanto aquele faroleiro. As palavras de Isaías 25: 4 são verdadeiras para todo crente: Deus é nosso refúgio durante as tempestades de aflição física, turbulência emocional e ataque espiritual. Com a Sua proteção, podemos suportar qualquer prova com a certeza calma de que Aquele que nos protege não pode ser movido. E isso nos dá paz, não importa quão turbulentas sejam nossas circunstâncias.
O Senhor pode acalmar a tempestade ao seu redor, mas com mais frequência Ele acalma a tempestade dentro de você. David C. Egner
Soberania sem caráter é puro despotismo. Algumas vezes Deus se “limita” (Isaías 48:9) por Sua justiça e outras por Seu AMOR. Ele optou SOBERANAMENTE nos amar, fazendo justiça na cruz e manifestando Seu Amor. Se Deus não pode optar livremente entre uma coisa e outra, logo Ele está preso e dependente da própria “soberania”.
Vôo da águia
Ele dá poder aos fracos. -
Isaías 40:29
Escritura de hoje : Isaías 40: 29-31
Eu estava assistindo uma águia em voo quando, sem motivo aparente, começou a subir em espiral. Com suas asas poderosas, o grande pássaro subiu cada vez mais alto, dissolveu-se em um pequeno ponto e depois desapareceu.
Sua fuga me lembrou as palavras edificantes de Isaías: “Até os jovens desmaiarão e se cansarão, e os jovens cairão completamente, mas aqueles que esperam no Senhor renovam suas forças; eles subirão com asas como águias ”(40: 30-31).
As mágoas e tragédias da vida podem acabar com nossa resiliência, resistência, nervosismo e nos deixar de joelhos. Mas se depositarmos nossa esperança no Senhor e confiarmos nEle, ele renova nossa força. A chave para nossa perseverança está na troca de nossos recursos limitados pela força ilimitada de Deus. E é nossa a pergunta.
Com a força de Deus, podemos "correr e não nos cansar", mesmo quando os dias se tornam agitados e exigentes. Com Sua força, podemos "andar e não desmaiar", mesmo que a rotina entediante e sem graça faça o caminho parecer sombrio e longo. O salmista exclamou no meio de sua cansada e chorosa peregrinação: "Bem-aventurado o homem cuja força está em você" ( Salmo 84: 5 ).
Oh, que troca - a força infinita de Deus por nossa fraqueza finita!
Refletir e orar
Se você está desamparado na briga da vida,
o poderoso poder de Deus será sua estadia;
Sua força fracassa Ele renovará,
pois Ele é um Deus que cuida de você. -D. De Haan
Deus dá força proporcionalmente à tensão.
David H. Roper
No Poço
Com alegria você tirará água dos poços da salvação. - Isaías 12: 3
Escritura de hoje : João 4: 5-26
Um guia em Israel estava se preparando para liderar uma excursão ao deserto. Suas instruções ao grupo foram simples e claras: “Se você não possui esses dois itens, não permitirei que você nos acompanhe. Você deve ter um chapéu de abas largas e uma garrafa cheia de água. Eles o protegerão do sol e da sede causada pelo vento e pela secura.
Agua. É essencial para a sobrevivência. É por isso que uma mulher veio ao poço em Samaria ( João 4: 7 ). Ela chegou ao meio-dia, quando poucas pessoas estavam lá. Ela ficou surpresa quando um jovem judeu lhe pediu algo para beber. Jesus quebrou enormes barreiras com seu pedido - ela era uma mulher, havia sido casada muitas vezes e não era judia.
Jesus ofereceu a ela água muito melhor do que a do poço. Ele tinha “água viva”, que somente Ele poderia dar (vv.10,13-14). Acredito que ela tomou essa água e foi purificada espiritualmente, pois contou a todos o que havia experimentado: “Venha ver um homem que me contou todas as coisas que eu já fiz. Poderia ser esse o Cristo? ”(V.29).
Você está no poço? Sua alma está sedenta por Deus? Você precisa da limpeza e refresco que Ele oferece? Ele está esperando lá para satisfazê-lo com a "água viva" da salvação e o dom da vida eterna.
Refletir e orar
Salvador gracioso e onipotente,
fonte de tudo o que perdurará,
sacie minha sede com água viva,
água viva, clara e pura. —Vinal
Jesus é a única fonte que pode satisfazer a alma sedenta. David C. Egner
Contrapondo-se a coragem de Isaías, de mãos e coração hesitantes, eu tento dizer: não tens que buscar a ninguém mais, eu quero ir!
Isaías 49:14,15
Porém Sião diz: Já me desamparou o Senhor, e o meu Senhor se esqueceu de mim.
Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.
Quem nunca pensou em desistir, quem nunca pensou em parar, quem nunca desistiu de um sonho por não ter mais forças pra sonhar, quem nunca pensou , será que Deus realmente existe ? quem nunca orou ao senhor com o coração ferido achando que Deus o havia abandonado? A situação não é diferente com a nação de Sião . Eles pensaram que Deus os esqueceu , mas quando nós pensamos isso, Deus ele se levanta com compaixão e amor e nos faz uma pergunta. Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. E no versículo seguinte 16 ele vai alimentar a nossa confiança dizendo : Eis que na palma das minhas mãos te tenho gravado e teus muros estão continuamente perante mim , e nos dá a certeza que estamos gravado na palma dá mão do onipotente, o melhor lugar pra se estar .
V.S
Isaías falou que o Messias foi rejeitado e desprezado por todos; Ele suportou dores e sofrimento sem fim. Era como alguém que não queremos ver; nós nem mesmo olhávamos para Ele e o desprezávamos. E hoje em dia acontece a mesma coisa entre os evangélicos, trocaram a glória do sofrer em nome de Jesus Cristo por aquela maldita teologia da prosperidade. Ninguém mais quer saber de sofrer em Cristo, quem está com dificuldades na vida eles logo falam; tem encosto aí, obra de macumbaria, será que eles não leram todo sofrimento que Paulo passou? Perigos no mar, perigos no chão, perigos de os tipos e nem por isso tinha obra de macumbaria na vida dele, hoje nós não sabemos o que é padecer pelo nome de Jesus Cristo.
Em Isaías 40:28 diz “Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga?”. Então como é que os católicos dizem que Deus descansou no sétimo dia no Gênesis?
Isaías, capítulo XXVI, versículo 19 encontramos a passagem: "Aqueles do nosso povo, que fizestes morrer, viverão de novo"
ALGO NOVO
Leia: " Isaías 42:1-10 "
Cantem ao Senhor uma nova canção ! Que ele seja louvado [...] pelos povos de todas as nações distantes ! ( v.10 ).
Examine: ...Aqui está o meu servo [...] aquele que amo [...] Eu porei nele o meu Espírito [...] E todos os povos vão pôr nele a sua esperança ( Mateus 12:18, 21 ).
Considere: O que mais o impressiona a respeito desse " algo novo " que Deus fez ? O que, na descrição de Jesus em Isaías 42, o encorajou no dia de hoje ?
Michael saiu marchando com seus companheiros recrutas, esbanjando uma confiança que apenas alguns dias atrás eles não possuíam. O choque de sua nova vida na Marinha dos Estados Unidos estava dando lugar a um crescente e evidente porte militar.
Porém, Michael fez um impensável. Abandonou as fileiras e parou ao lado da estrada. "O que você está fazendo ?" gritou o comandante da sua divisão. ( disse algumas outras palavras também. )
"Oficial, o senhor pode fazer o que quiser" Michael respondeu, "Mas esta é a primeira vez que vejo neve." Michael Ojeah é da Nigéria.
Em Mateus 3, Deus anunciou algo inteiramente novo que nos faria abandonar as fileiras e contemplar maravilhados. João havia acabado de batizar Jesus, quando uma voz ressoou do céu, "Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria !" ( v.17 ). Era uma referência direta a profecia de Isaías 42. O povo que escutava com certeza entendera que se referia ao Messias prometido.
Essa paisagem de Isaías prenuncia algo novo. Messias é aquele que traz esperança ao mais abatido entre nós. " Não esmagará um galho que está quebrado, nem apagará a luz que já esta fraca ", diz o profeta. " Não se cansará, nem desanimará, mas continuará firme atéw que todos aceitam a minha vontade " ( vv.3-4 ) Através do Messias, Deus proveria " ...a luz da salvação que darei aos outros povos " ( v.6 ), e não somente à nação de Israel. Era algo realmente novo - uma nova esperança para todos os que o ouvissem e recebessem.
Como resultado de sua admiração diante da neve, Michael Ojeah lhe entregou. A nossa admiração diante da provisão de Deus quanto à nossa salvação deve ter um resultado mais agradável. " Cantem ao Senhor uma nova canção ! ... " diz Isaías ( v.10 ). " ...Que ele seja louvado [...] pelos povos de todas as nações distantes ! " - Tim Gustafson
