Inteligência e Esperteza
É fácil fazer a maioria lutar por coisas que não entendem, mas é difícil fazer os entendidos lutarem por coisas não vantajosas para si.
Sua superioridade, baseada em bens materiais, não me impressiona. A verdadeira riqueza está na mente, não no bolso. É por isso que dou valor ao conhecimento e à ciência, e não à ideologia falsa de que a riqueza define quem somos. Ao usar essas métricas, você apenas se mostra ignorante.
Nosso cérebro tem dificuldade de lidar com incerteza, ele busca previsibilidade para se sentir seguro.
E, curiosamente, estamos cada vez mais utilizando e confiando em inteligências artificiais cujos resultados são, por natureza, incertos e probabilísticos.
Fico observando tudo ao meu redor. Não sou um analista, nem tenho sapiência para isso. Na minha concepção, o que vejo é uma falta de compreensão geral. Não entendo como as pessoas, ou até mesmo a sociedade como um todo, conseguem conviver dentro dessa bolha de felicidade momentânea — a hipocrisia social.
Não tenho cognição suficiente, nem maturidade emocional, para sentir essa essência ilusória que tanto os satisfaz. Por ser observador demais, acabei me afastando do social. Não consigo me enquadrar nessa utopia fabricada.
Talvez, justamente por ter esse olhar mais analítico — ainda que sem querer — eu não consiga experimentar essa felicidade falsa. Queria viver nesse paralelo social, mas minha mente simplesmente não permite.
“Pensamento crítico não é luxo de intelectual… Mas vamos falar baixo,
só entre nós. Vai que dói em alguém.”
Nos tornamos eternos
antes de nos tornarmos sábios.
Sabedoria é amor.
Então nos tornamos eternos
antes de aprendermos a amar.
E deste modo, o melhor que poderá nos acontecer
será que nos tornemos frios, práticos e lógicos.
Tornando-nos superinteligentes,
evitaremos a guerra e a violência.
Nos tornaremos pacíficos,
mas perderemos o calor,
a poesia,
o amor
e o riso.
As IAs são coesas, contudo o GPT é, na maioria das vezes, incoerente. Ele aceita tudo e ainda justifica. Portanto, não demonstra sabedoria nem inteligência genuína, mas sim um funcionamento extremamente artificial. Ter muito cuidado demonstrará sabedoria e inteligência própria e não condicionada a esse modismo...
As religiões tentam moldar as narrativas, mas a grande verdade é que a fisiologia e as emoções são os elementos que regem a nossa vida!
A beleza física impressiona, contudo, é a complexidade da mente, a riqueza da personalidade, os valores que transparece, a maturidade que orientam e a empatia que irradia, que verdadeiramente despertam o encanto.
Uma mensagem para os jovens:
Você pode se tornar umas das pessoas com mais sucesso no mundo ou se tornar a pessoa mais miserável do mundo.
Tudo isso dependerá de você.
Se você dúvidar disso, já consigo prever o seu futuro.
