Inteligência e Esperteza
O tolo diz: eu sinto que você não me ama mais!
O sábio diz: seus olhos são mais sinceros que você. Eles são as janelas do coração, e constantemente estão declarando que você me ama.
Falta pouca coisa para tornar o sábio feliz; nada pode tornar um louco contente; é por isso que quase todos os homens são miseráveis.
"Que o nosso coração seja profundo, sábio, forte e capaz de superar todos os muros, principalmente, o muro que muitas vezes somos obrigados a construir em torno de nós mesmos".
A cada dia uma nova experiência é colocada em nossa vida, o sábio ira aprender o tolo irá reclamar.
Conselhos de um Sábio Taoísta
Não se deve dar murros em ponta de maldades.
As pessoas são inteligentes e também percebem tudo.
Trate bem as pessoas para não lhes dar motivos de agir como algumas querem. Afaste -se delas quando a ocasião lhe for favorável.
Em hipótese alguma, fale mal das pessoas ausentes em contextos ociosos. A mentira rondaria a sua boca e o vento levaria a mensagem aos quatro cantos do mundo.
De uma pessoa somente fale bem e com sinceridade de coração.
Quando não puder dizer o que é bom de outrem, fique em silêncio.
As únicas situações em que podemos falar negativamente de alguém são em juízo, em depoimento, em um relato ou ocasião semelhante.
Aprenda com as pessoas altivas. São elas que nos ensinam esses preceitos.
"O tolo acerta e depois de tantos acertos a frustração o cega, já o sábio espera, depois de tanto esperar a vitória o cerca"
Tanto o sábio quanto o idiota erram, pois errar é humano, oque diferente um do outro é a forma que vão lidar com a situação.
O sábio extrai de cada derrota uma conquista.
E luta pra que o brilho da medalha não cegue a sua vista.
O ignorante, metido a sábio, ler e ouve somente aquilo que alimenta o seu ego. O conhecimento, portanto, para essa pessoa, torna-se a fonte de sua própria ignorância.
É sábio saber esperar o momento certo para reagir, receber, plantar, doar, criar, falar, ouvir, e até partir para a ação!
Sábio é aquele que consegue desprender do passado, evitar criar um futuro e desfrutar intensamente do presente chamado hoje.
