Intelectual
"A qualidade de nossas vidas e a saúde espiritual, emocional e intelectual delas serão equivalentes à qualidade de cada palavra, pensamento e sentimento expressos mediante atitudes fundamentadas no amor."
Quem tem deficiência física, sensorial ou intelectual; ou, convive com quem tem, aprende a viver com uma dor crônica que nunca passará.
A diferença intelectual entre aqueles que procuram informações valiosas e aqueles que apreciam lixo agradável para diversão é a discrepância intelectual entre eles.
Qualquer um que fosse considerado demasiadamente artístico ou intelectual estaria em perigo.
Reflexão Sobre o Amor
Irei começar a introdução do assunto em cima da explicação do intelectual do século XXI Clóvis de Barros Filho. Em uma de suas muitas palestra ele fala sobre três amores:
O primeiro é o amor platônico(Eros), que pelo próprio nome já entrega que é do autor Platão, ele irá propor com outras palavras que o amor é desejo, e no entanto, quem ama é porque deseja e deseja porque não tem, e quando tiver não deseja mais, por consequência, não ama mais;
O segundo é o amor Philia, que o autor é aristóteles, que propôs que o amor é na presença, a gente ama quando tem, e quando não tem é porque não ama mais;
O último é o amor de Cristo(Ágape), que dá embasamento ao meu pensamento. Clóvis comenta em sua palestra com grande sabedoria que é o “amor pelo próximo”.
Agora que estamos na mesma página, irei dar seguimento a minha conclusão sobre o que é o Amor. Se a gente levar a nossa atenção, para o primeiro e segundo filósofo, iremos perceber que ambos estão definindo o amor como um sentimento, e o que eu quero propor é o oposto, que o amor não é um sentimento. Calma, me acompanhe, traz a sua atenção para o amor de Cristo, o “amor ao próximo”, vamos ir a fundo nesta afirmação. O que seria o “próximo”, suponho eu que seja o literal da palavra, todo e qualquer pessoa, que esteja por perto, mesmo que você não conheça, mesmo que você goste ou não dessa pessoa, no entanto, alguns questionamentos podem levantar, “Como posso amar um desconhecido?”, “Como posso amar alguém que estou com ódio?”, simples, você pode porque o amor não é um sentimento, e por isso conseguimos amar mesmo estando com raiva, ódio, tristeza... O amor está além de um sentimento, no entanto, proponho que o amor é uma disposição, quando você está disposto a fazer o melhor para o próximo apesar do que está sentindo.
Nas poucas vezes que apresentei essa minha conclusão, percebi que as pessoas compreendiam, dizem que faz sentido, mas não concordam ou tem uma resistência, porque parece que na sociedade como um todo há um consenso de que o amor é um sentimento, foi nesse momento que decidi me aprofundar para entender melhor o por quê, e percebi que o amor só parece ser um sentimento simplesmente porque o amor resulta em sentimentos, assim como uma árvore proporciona frutos, alguns doce, outros mais azedo.
Eu disse que o amor não é sentimento, certo? E isso nem é a única parte inusitada. Quando eu digo que o amor é uma disposição, por consequência, vem uma outra conclusão, o amor não é constante, porque não estamos sempre dispostos, somos humanos, imperfeitos, e por tanto nada em nós é constante, há não ser os nossos valores, onde são princípios ou se você preferir, afirmações das quais não abrimos mão, com isso, a beleza do amor está em assumir um compromisso de a cada dia fazer o melhor para o ser amado, apesar do seus sentimentos.
Resumindo, o amor é um compromisso de disposição ao fazer o melhor para o ser amado, e quando se trata de um relacionamento, fazer o melhor para o relacionamento, apesar dos sentimentos e situações da vida, e portanto no casamento tem a oficialização desse compromisso: "Prometo estar contigo na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, amando-te, respeitando-te e sendo-te fiel em todos os dias de minha vida, até que a morte nos separe."
Sempre estive com uma pulga atrás da orelha pra entender uma coisa que meu avô dizia, “Amar, só se ama uma vez.”, e hoje compreendo, pois amar é fincar um compromisso por toda eternidade.
O calvinismo desde o início sempre colocou forte ênfase no conhecimento intelectual, e quase nenhuma importância em um relacionamento com o Cristo Vivo e os frutos desse relacionamento. Calvinistas podem se nomear do que quiserem - menos de seguidores de Cristo.
"Minha busca é pela riqueza financeira e intelectual, a ausência de uma não será obstáculo para o avanço da outra."
Em muitas ocasiões eu tenho todo o potencial intelectual para ser arrogante, mas meu conhecimento é para encantar e acalmar corações. Fora disto, é Ego.
Internet
Infelizmente estamos vivendo,
Um momento de deterioração intelectual...
A força da palavra, da interpretação se perdendo,
Em ambiente supérfluo, medíocre e superficial...
A cultura e o talento verdadeiro desaparecendo,
A arte e o artista sendo artificialmente fabricado...
As pessoas mentalmente aos montes adoecendo,
Com diagnóstico e motivo conhecido e já revelado...
A culpa, o vírus, como todos sabemos,
Tem nome, endereço, perfil e identificação...
Está nas telas que vemos e todos temos,
Supostamente, com intuito de informação e diversão...
Muitos não sentem como são manipulados,
Não querem analisar, testar ou saber...
Acham o máximo usar e serem usados,
Nesse jogo de domínio, interesses e poder...
O vírus se chama algoritmo, criado e moldado,
Uma verdadeira entidade obsessora digital...
Em busca de nem sempre bom resultado,
Ele induz sobre o que é bom ou o que é mal...
Essa cruel e opressora influência,
Decide para você o que é certo ou ideal...
Trazendo verdadeira afluência,
De conteúdos maliciosos, com força descomunal...
Temos que urgentemente nos reeducar,
Voltar a pesquisar, observar, decifrar e ler...
Informações instantâneas podem sim ajudar,
Mas só saber interpretar, nos permite de fato entender...
Em tempos de relações momentâneas,
De fatos, momentos, análises e fotos superficiais...
Rezo e me esforço, para que de forma clara e espontânea,
Possamos valorizar de fato, o que realmente vale mais
A maior capacidade produtiva é o esforço intelectual do ser humano, por isso as instituições empresariais devem apostar na formação contínua, dos seus recursos humanos.
Honestidade Intelectual: quem tem, sabe quem não tem!
Uma pessoa descobre isso aos 10 anos de idade.
O intelectual busca saber antes de viver, mas o sábio vive antes de saber, pois só a experiência transforma conhecimento em verdade.
"Nos tornamos do tamanho da percepção emocional, espiritual e intelectual que temos interiormente. Por isso, quanto mais nos alimentamos das verdades de Deus, mais Ele nos faz mais que vencedores nele."
Ler a palavra de Deus não é apenas um acto intelectual, mas uma experiência espiritual que nos transforma diariamente.
A superioridade intelectual raramente é sobre saber mais, e quase sempre sobre encontrar alguém que saiba menos.
Quanto tempo faz, que eu não escrevo aqui, que eu não exponho minha nudez intelectual, que eu não falo com poesia que eu não vomito versos, que eu não sou a poetisa, não é que eu não queira mais isso, talvez seja só porque eu to crescendo?, eu sempre escrevi meus sentimentos, mas agora ando corrida, estudo e estudo e quando chego em casa quero dormir, do que vive uma pessoa? eu vivo de livros, e de ser eu mesma, ha eu vou comentar oque fiz numa quinta feira, eu sou do terceiro ano do ensino médio, mas eu desci rolando o morro da escola com a minha melhor amiga, pessoas do ensino medio nao tinham que ser serias? eu não sou, tenho a mania de ser peter pan, brincar de derrubar o outro na grama, brincar de estatua, ficar com o cabelo para cima de tanto correr e girar, é oque eu faço, eu vivo na terra do nunca, e para sempre, serei eu mesma.
A verdadeira liderança atua em três áreas relevantes dos liderados: intelectual, social e emocional. Trazendo com isso um ganho inestimável.
José Guaracir
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp