Insensato
Insensatos são aqueles que medem seus méritos, comparando com os dos outros em detrimento de sua própria felicidade.
Não dar a atenção da qual és merecedora, seria algo muito insensato, uma atitude vergonhosa, não mereces ficar com a solidão, portanto, devo agir diferente contigo, és uma companhia maravilhosa, arte palpável, essência calorosa e agora na escuridão deste quarto, seremos iluminados pelo fogo grandioso do nosso desejo, pela luz fascinante do luar, abrilhantando os nossos corpos, nossos sentimentos abraçados, beijos fervorosos, um diálogo sem palavras entre lábios, nós imersos na satisfação dos nossos instintos como versos avivados pela inspiração, paixão e romantismo, troca de olhares, corações num mesmo ritmo, um toque de simplicidade, mas antes, servirei alguns morangos na tua boca, sentirei o teu perfume, farei carícias na tua nuca, desfrutaremos um pouco do silêncio da noite, consequentemente, espero que este seja apenas um dos muitos momentos na tua presença.
O ser humano é muito insensato,
Quer ser resiliente sem ao menos ser grato.
Resiliência é uma construção
E a obra não começa sem gratidão .
Insensato não aproveitar os momentos de sobriedade, raros e edificantes, de significados, da elegante sutileza à emocionante complexidade,
pelo tempo que for necessário ou durante aquele que estiver disponível, um mínimo que pode ser o bastante para ser o máximo,
conduta imprescindível diante da temporalidade que circunda o tão desejado equilíbrio, cuja falta aos poucos deixa o espírito exausto
um jeito eficaz de se recuperar o fôlego perdido, de se ter uma ocasião de paz, um coração avivado pelo regozijo, quando o desânimo se desfaz.
Cheguei a pensar que eu fosse insensível e, insensato às emoções. Mas não era só pensamento. Mas sim, quase a pura verdade. As cenas que me traz emoção, além da arte de uma criança, é quando uma pessoa GRANDE, reconhece às qualidades daqueles que são tidos como PEQUENOS e, os auxiliam na realização dos sonhos quase impossíveis.
070424
A sempre festa, discórdia e bebedeira na casa do insensato, porém na casa do sábio reina a paz sempre, salvo em festas solenes e objetivas.
A poesia surge de uma conversa sem fim entre aquele curioso e insensato que fala com ele mesmo, outras vezes com um ser maior na divindade antropomorfizada ou mesmo com a natureza enquanto energia pura da criação.O curioso que até aqui a grande tríade está presente.Como só fosse possível começar a falar com alguém o que for, seja ele quem for, se for de outra coisa real ou imaginária, ou alguém que seja conhecido ou desconhecido de pelo menos de um, dos dois, ou de nenhum dos dois mas que no momento da fala, esteja ausente.Daí deságua a trinca mais que perfeita para à " fofocação ".Parece mesmo que a boa poesia é um hiato perfeito entre o drama e a comédia, mas vamos deixar isto tudo para os poetas mais confusos do que eu que hão de vir por aí.
O CHATO DE BOINA
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Chega o ponto em que o contestador insensato já nem olha para o contexto. Só contesta. Leva na testa o texto pronto, gasto, imutável, de contestação. Protesta sob o pretexto de que nada presta, se não fechar com seus conceitos... pré-conceitos. Ninguém presta, se não for do seu grupo. Seu partido. Sua vã filosofia de que tudo é feio aqui fora, porque nem tudo é lindo. Não presta, principalmente, se não for seu comandante ou seu comandado.
Vem o tempo em que tudo pesa. tudo enfeza, revolta e faz o contestador insensato esmurrar o vento. Espumar de raiva. No fundo, ele sempre torce para que nada melhore; que o poço não tenha fundo. Só assim o mundo pequeno que o rodeia seguirá babando por seus arroubos. Seus acessos de fúria. Suas máximas e palavras de ordem. Discursos alterados que ameaçam quem tenta contestar sua contestação de constatação duvidosa.
Mas também surge o dia em que até os outros contestadores, aqueles um pouco sensatos, ou menos chatos, se cansam do contestador insensato. Dos olhos fora das órbitas e da voz inflamada que jamais reconhecem algo de bom. Jamais demonstram qualquer satisfação, porque acham que a satisfação desmascara, o bom humor não corresponde à identidade forjada.
Em suma, o contestador insensato - falo do insensato, e não daquele que tem hora, contexto, critério e discernimento -, é um chato. Para os chatos, quem vê algo de bom é iludido. Quem ri é bobo. Quem ama é alienado. Quem tem calma e não morde o mundo é pelego. Eles sempre debocham do equilibrado, ironizam o bem resolvido e querem matar quem não quer matar os que não discordam de quase todos... evidentemente, não deles.
O contestador insensato... ou o chato, não vive sem oba-oba. Sem falação engajada. Sem ver inimigos em cada esquina. Não tem amigos; apenas camaradas, aliados, companheiros de luta e correligionários. Vive de agonia sem fim, mas acha que "o chato, unido, jamais será vencido".
Respeite autorias. Ao divulgar o que não é seu, sempre cite o autor.
Aquele que parece ser destituído da razão;
Que não tem discernimento, incapaz de julgar,
Revelando completo desprezo pelas noções de sabedoria.
É a incapacidade que uma pessoa possui, de adequar regras;
Não considerando as consequências,
Sendo assim;
Falto de bons julgamentos...
Silêncio eloquente
Aquele que escreve sem emoção e fala sem pensar...
Esta consumido pela insensatez.
Não seja.
Sabedoria versus Insensatez:
Quem observa a Lei torna-se capaz de controlar seu próprio pensamento, e a sabedoria é a perfeição do temor ao Senhor. / Quem não tem capacidade não consegue ficar instruído, mas existe capacidade que aumenta a amargura. / A ciência do sábio é vasta como inundação, e o seu conselho é como fonte de vida. / A mente do insensato é como vaso quebrado: não guarda nenhum conhecimento. / Quando o inteligente ouve uma palavra sábia, ele a recebe e a enriquece. Quando o folgazão ouve uma palavra sábia, ele a despreza e a joga para trás.
A explicação dada pelo insensato é como fardo de viagem, mas na boca do inteligente encontra-se a graça. / A assembléia solicita o discurso do sensato, e reflete seriamente em suas palavras. / Para o imbecil a sabedoria é como casa em ruínas, e sua ciência é um discurso que não se entende. / Para o imbecil a instrução é como corrente nos pés e algema na mão direita. / O insensato ri alto, fazendo barulho; o sábio sorri discretamente. / Para o sábio a instrução é jóia de ouro, um bracelete no braço direito.
O imbecil entra numa casa apressadamente, mas o homem experiente mostra-se respeitoso. / O imbecil espia da porta o que há dentro da casa, mas a pessoa educada fica do lado de fora. / O mal-educado fica ouvindo atrás da porta, mas o homem prudente se envergonha de fazer isso. / Os faladores repetem o que os outros dizem, porém os sábios pesam suas próprias palavras na balança. / Os imbecis têm a mente na língua; os sábios têm a língua na mente. / Quando o injusto amaldiçoa Satanás, está amaldiçoando a si próprio. / O maledicente prejudica a si mesmo, e acaba sendo detestado pela vizinhança.
Eclo 21, 11-27
MAIS DO QUE É POSSÍVEL
Amar alguém
mais do que é possível,
se não for impossível
de fato
talvez deva ser
um ato insano
de um ser insensato.
Dante Locateli
http://naquelesegundo.blogspot.com/2016/01/mais-do-que-e-possivel.html
Atirei pedras contra o vento, soprei velas de bolos alheios, amei quem um dia partiu, chorei lágrimas vãs, deleitei em braços que não me convinha, implorei por amores impossíveis, retirei folhas de um livro importante e lancei contra o fogo somente pra aquecer um coração gelado que dormia imensuravelmente tornando a vida muito menos colorida, não pelo fato de ele ser mal amado, mas pelo simples fato de estar aguardando o que chamavam de insensato e obscuro...
- Relacionados
- O Homem Sensato e Insensato
