Indisciplina nas Escola
Maria, uma menina de 13 anos, negra, probre, favelada, morta na escola em que estudava.
Maria não morreu apenas na escola, morreram seus sonhos, ali.
É um murro lá no meio do sossego, é uma dor que vem me visitar todas as vezes que vejo, ouço ou leio uma notícia como essa.
Se você consegue ver isso com normalidade, ótimo, parabéns, eu não. Maria buscava uma transformação social através da educação e do esporte, e a sua escola foi o palco de sua morte.
Meus pensamentos se ordenam como uma tropa em forma. E, de repente, se espalham, como folhas secas, num amontoado, com o vento.
Tão nova, tão pequena, tão cheia de vida, cheia de sonhos. Meu Deus do céu! Sonhos grandes, sonhos lindos, que ninguém soube. Só ela, a pequena Maria, e os levou consigo.
Não, não consigo entender o porquê desta política de combate ao tráfico que põe na mesma balança criminosos, Marias, Josés, Amarildos e os levam pra longe. Em troca de uma dor eterna, uma dor que não passa nunca.
Na verdade, queria poder não mais ter de ver isso na tevê ou nos jornais, mesmo sabendo que ainda vou ver isto por muito tempo.
Daí, pego um papel e tento escrever, sei lá, reescrever uma história tão antiga, tão calejada, tão forte, tão presente em nossos dias. Com um único detalhe, eu não apenas vejo, eu sinto, de perto, todos os dias.
Maria não é filha da Ciça, do Eike, Maria não tem berço, Maria era negra, pobre e favelada. Dessas que precisam estudar pra provar pra uma sociedade desigual, que oprime, que marginaliza, que é possível, que é gente. Maria precisava vencer triplamente. E foi possível, até que foi alcançada por "balas perdidas", que dilaceraram sua carne e lhe tiraram a vida.
Que pena, Maria. Você se foi. Vi suas fotos pela tevê e você era linda, Maria.
No sepultamento de Maria talvez não tenha nenhum Global, não tenha corrente em rede social, dessas do tipo, somos todos Maria, mas apesar disso, Maria tinha uma família, e que família!
E como encontrar força diante disso tudo? Só por Deus, meu amigo.
Esta é minha esperança, esta talvez seja a esperança de todos nós.
Maria foi vitoriosa em tão pouco tempo de vida! Não deu, eu sei, eu só posso dizer: descanse em paz, Maria.
Seu sonho acabou, mas a luta continua!
Claiton de Paula.
Lembro do tempo da escola
O professor que me achava idiota
Me reprovou
E hoje tá usando meus verso na prova
Mais uma vez eu...
Mais uma vez eu falando de mim. Vocês já foram na escola e viram aquele grupo de menininhas chatas e egoístas? Pois é, na minha sala tinha isso, na verdade eu era uma delas. Uma garotinha egocêntrica e mimada, mas na verdade, ninguém sabia que por trás dessa nojentinha, tinha uma garota solitária e insatisfeita, eu podia ser rodeada de pessoas, mas eles não eram meus amigos de verdade. Então um belo dia meu pai chegou e disse “Você vai trocar de escola” e eu tive que aceitar, né.
Então eu comecei o ano em uma escola nova, e tentei ser a mesma menina, mas não deu certo. As pessoas fizeram comigo oque eu fazia com os outros e eu tive que obedecer, porque eu era a intrusa e os grupos já estavam formados. Eu já estava cansada de obedecer e tive que trocar de escola de novo. Dessa vez o cenário piorou, mas foi lá que eu percebi o quão errada eu era. Conheci uma realidade diferente, aprendi a ver o lado dos outros, eu não me importava com as pessoas, não me importava com os sentimentos delas, mas lá, lá eu aprendi a me importar e conhecer as pessoas, lá eu vi as diferentes faces delas, lá eu as conheci. Descobri coisas que me chocaram e tinha uma menina, uma menina que me ensinava coisas todos os dias, me ensinava a ser melhor.
Hoje eu me conscientizei que aquela pessoa que eu era, aquele personagem era ridículo. Hoje eu posso dizer que não sou mais aquela menina. Eu mudei e agora eu procuro ajudar as pessoas, ultimamente nós fizemos eventos para arrecadar dinheiro e fizemos doações, me sinto bem, olho pra trás e me envergonho daquela menina que eu era, mas entendo que evolui.
A Escola
A escola é um lugar que te cala, quando deveria te dar voz.
É um lugar que te reprime, quando deveria te deixar livre.
É um lugar que te isola, quando deveria te apresentar.
É um lugar que te desgasta, quando deveria te ajudar.
É um lugar que te assusta, quando deveria te iluminar.
É lugar que te fecha, quando deveria te abrir.
É um lugar que te faz fraco, quando deveria te fazer um lutador.
É um lugar que quebra expectativas, quando deveria te dar mais e mais.
É um lugar que te mata, quando deveria te ensinar a viver.
É um lugar onde passamos mais de 10 anos das nossas vidas 4 horas por dia, 200 dias por ano, e ainda assim, muitos não chegam
no final.
Pessoas desistem, pessoas morrem, pessoas são humilhadas e ninguém liga.
VIDA DE CRIANÇA
Vida de criança
É pular brincar sorrir
Ir pra escola todo dia
Pro futuro garantir
Criança inteligente
Sabe as coisas dividir
Pois tem hora de estudar
E hora de se divertir
O papai e mamãe
Só precisam ajudar
A fazer dever de casa
Pra depois se esbaldar
Na piscina ou pula-pula,
Bicicleta ou futebol.
Depois do dever de casa
Você escolhe o melhor.
Pra Benício e Giovanna.
A gente aprende muita coisa na escola, com os professores, nos livros, com oa amigos, com nossos pais, ouvindo e lendo histórias de vida das pessoas. Mas sabe de uma coisa, nunca, nada e nem ninguém te ensinará tão bem como a vida. Ela te ensina da maneira fácil, caso você aceite o que ela te ensina, ou da maneira mais dificil, caso você tente vive-la achando que sabe de tudo só porque ouviu conselhos, leu livros e histórias. A vida vai te ensinar de verdade de um jeito que, passe o tempo que for, você jamais esquecerá a lição. Enquanto você não aprende a ser humilde e entende que tudo acontece no seu devido tempo e nao na hora que você quer, ela vai te colocar de joelhos sempre, sem dó. Vai te derrubar justamente naquele momento em que você esta mais convencido da vitória. Sei disso porque ja passei por muitas coisas, tive frustrações, decepções, fracassos... Mas quer saber, não lamento nada disso. Hoje sei que tudo que aconteceu, mesmo nao sendo la tao bom, foi para que me trousesse até aqui onde estou. Sempre tive planos grandiosos pra minha vida, e continuo, mas hoje não uso a força com o destino, uso a humildade, se não der certo dessa vez, tento, retento, e assim vou, até quando as coisas se encaixarem e tomarem seu devido lugar. Se isso nao acontecer é porque não éra pra ser. Por fim, acredite, nunca se sabe o quanto se é feliz até que acabe, pois a felicidade é uma coisa rara, mas ao mesmo tempo, é encontrada nas coisas mais simples da vida, como um simples passeio em um parque com uma pessoa que a gente ama. Parece algo simples, mas acredite, é alí, justamente nesse ato simples e normal, que se encontra a verdadeira e mais pura felicidade. Agora, vai la viver pra você aprender.
A escola pode ser inutil para mim, mais com o passar do tempo irei ver que eu precisava daquilo e não dei a menor importancia.
A educação não se aprende na escola nem em casa. Está impregnada na sua alma e no seu espírito a essência de um caráter educacional.
Na ciranda da Educação
Educação, que se manifesta desde a família, a escola e na sociedade;
Que motiva e desperta sonhos;
Que norteia tantos planos até a concretização;
Que instrui o cidadão para o mundo.
Educação, força que move uma nação!
Que dignifica a vida de cada um;
Que ampara e fortalece crianças, jovens...
Que prioriza adultos e até idosos;
Que os encaminha para emancipação.
Educação, que tanto ama a democracia;
Que valoriza as letras, as ciências e as artes;
Que preza pela política justa;
Que valoriza a inclusão social;
Que ilumina a vida de cada jovem, de cada estudante...
Educação, que instiga o diálogo e propõe o debate...
Que com mestres: professores e professoras realizam grande missão;
Que interpela as falsas ideias e promove a conscientização;
Que nos encaminha para as diversas áreas do conhecimento e das profissões;
Que nos faz acreditar num mundo melhor nos trazendo esperança.
Educação, força motriz que nos faz cirandar neste mundo em constante evolução.
"Não é a escola que deixa o ser inteligente, a escola ensina a usar o interesse pelo conhecimento, quem não tem interesse e sabedoria, sempre estuda e nunca aprende."
Só dois tipos de pessoas podem não gostar de mim: as que não me conhecem, e as que me conheceram demais.
A indisciplina não te faz um bom trabalhador e nem te leva a liderança. A disciplina galga com o justo e goza a perseverança.
Será que somos todos iguais? Alguns nos vêem como diferentes. Será culpa da nossa indisciplina, humildade ou soberba?
O tratamento de igualdade é um direito adquirido de todos. E a justiça tem por função proteger os iguais, quando são tratados de formas diferentes.
A nossa igualdade parte do princípio de que todos somos seres humanos, mas no que se refere a determinados seguimentos dentro da sociedade, existem regras a seguir.
Elas fazem com que desperte dentro de nós, as diferenças internas que carregamos. Pois na realidade somos únicos, apesar de nossas semelhanças.
E quanto a igualdade, ela deixa de existir quando na sociedade somos classificados dentro do status que adquirimos. Portanto, será que somos mesmo todos iguais?
Um mundo cheio de malícia dor indisciplina vindo de seres racionais ao ponto onde obstáculos nos coloca em medidas ao qual temos dúvidas em todos os sentidos ao qual iremos desfrutar se possamos amar e essa seria a profissão ideal se esse seria meu amigo legal meu braço direito , mais quanta duvida quanta duvida ao ponto que pela nossa imperfeição nunca estaremos satisfeito . Ou até mesmo o ponto de medo e decepção ocorrida ao nosso caminhar vinda de certa forma em um modo contrast rangedor que nos cega para o mundo onde vivemos retraído confuso e infelizmente com certo medo mesmo sabendo que somos falhos esquecemos de enxergar o lado bom da vida a doçura de um amor verdadeiro ao qual a saudade se faz deitar em um simples travesseiro e chorar pois o amor. E lindo maravilhoso mais também traiçoeiro amargo . Onde infelizmente não se vive mares de rosas mais pensando bem lá no fundo do meu peito sei que meu amor e vivo e eterno
Indisciplina é algo que se constrói aos poucos, mas difícil de ser amenizada. Não dar espaços para a sua construção já é meio caminho andado para que ela não seja construída.
Triste realidade
Não podemos viver em paz de verdade! É só violência e indisciplina, meu Deus! Todo mundo virando um Bin Laden da vida real. Onde estamos vivendo? O faroeste é do outro lado do mundo ou talvez não exista... Pra que tanta guerra? Levantar a bandeira branca seria mais uma conquista. Mas, infelizmente, polícia quer matar ladrão e ladrão quer matar polícia.
- Relacionados
- Da escola para vida: lembranças e laços que o tempo não apaga
- Frases com Autoestima para Escola
- 47 frases de volta às aulas para motivar no retorno à escola
- Mensagens inesquecíveis de despedida da escola (gratidão que fica)
- Saudade de Amigos e Amores da Escola
- Dedicatórias para finalistas pré-escola
- Frases de Despedida da Escola
