Indiretas de amor: demonstre interesse com sutileza 😉

HaverĂĄ momentos de dificuldades em nossas vidas, haverĂĄ momentos em que sentiremos que estĂĄ tudo muito difĂ­cil, mas nunca haverĂĄ um momento que eu nĂŁo vou estar ao seu lado.

Ser bonito significa ser vocĂȘ mesmo. VocĂȘ nĂŁo precisa ser aceito pelos outros. VocĂȘ precisa se aceitar.

Thich Nhat Hanh
The Art of Power (2007).

NĂŁo faz mal, eu vou encontrar alguĂ©m como vocĂȘ
NĂŁo desejo nada alĂ©m do melhor para vocĂȘ, tambĂ©m
NĂŁo me esqueça, eu imploro, eu lembro do que vocĂȘ disse:
Às vezes, acaba em amor
Mas, Ă s vezes em vez disso ele machuca

Adele

Nota: Tradução de um trecho da mĂșsica "Someone Like You".

UM POEMA PARA CHAMAR DE SEU

O tempo corre e me leva junto
O seu rosto aparece sempre em meu olhar
O sorriso invade o meu coração
Quando olho pra vocĂȘ nem sei o que pensar

Os pensamentos invadem a minha rotina
Colho a minha sina de nĂŁo parar de pensar em vocĂȘ
Parece que o seu olhar me domina
Porque em nenhum segundo eu consigo te esquecer

E passo horas aqui sozinha
Imaginando quando Ă© que eu vou te ver
As horas se arrastam e o tempo me agride
VocĂȘ nĂŁo Ă© muito fĂĄcil de entender

Quero vocĂȘ por inteiro, por completo
Quero me entregar por inteira, ser sua
E que a cidade assuma que jĂĄ esperava por nĂłs
Quero o nosso amor lindo como Ă© a lua.

Hoje eu escrevo com o coração na boca, mente aberta, pés no céu e pensamentos além.
Sabe quando em um segundo seu mundo desanda? Se perde? DĂĄ aquele desĂąnimo, a gente nĂŁo tem vontade de nada. Parece que as bruxas estĂŁo soltas. VocĂȘ se sente sozinha, e sente aquela pontinha de inveja de todos os casais felizes. Seu coração aperta tanto de vez em quando e vocĂȘ fica a flor da pele. Uma angĂșstia. E um momento de paz, calma, amor, sorriso, parece ser impossĂ­vel. VocĂȘ desacredita no amor. O dia fica triste, sem graça. Vem entĂŁo aquela sĂ­ndrome de Barbie, a tĂ­pica pessoa que nĂŁo consegue e nem quer ficar sozinha. VocĂȘ quer um Ken na sua vida, quem te faça feliz. DaĂ­ quando vocĂȘ estĂĄ em um desses dias monĂłtonos que parecem nĂŁo acabar nunca e vocĂȘ sĂł quer dormir e sumir, o sol começa a brilhar de novo, o dia estĂĄ lindo, a vida Ă© bela, a girafa amarela e vocĂȘ descobre. Por acaso, mais descobre. Descobre que as coisas nĂŁo sĂŁo bem assim, tĂŁo tristes e modorrentas. E descobre que vc pode achar outra pessoa que vai fazer seu coração parar, o chĂŁo sumir, o mundo parecer mais lindo, e te fazer feliz enfim. VocĂȘ sente isso. E ela aparece assim na sua vida, do nada. E vocĂȘ fica naquela expectativa. Faz toda a sua rotina, faz tudo pensando nela. Aquela emoção que sĂł quem estĂĄ apaixonado sabe como Ă©. Por enquanto, por mais platĂŽnico que ainda seja - e vocĂȘ SABE que Ă© sĂł por enquanto - passa pela sua cabecinha (que nĂŁo sai da lua) como serĂŁo os dias com ela, e vocĂȘ fica imaginando, andando por aĂ­ com um sorriso abobado no olhar. Esperando o dia que isso vai sair do platĂŽnico e se tornar real. Fica naquela expectativa enquanto O dia nĂŁo chega. Afinal, sĂł resta esperar e ver no que vai dar.

Quero alguém que faça as borboletas se revirarem no meu estÎmago.

Que compartilhemos a noite, sentados na areia da praia, sob a luz da lua, e a brisa do mar, felizes somente por estarmos um ao lado do outro.

Que nos olhemos nos olhos, com a certeza de que a sensação de um Ășnico segundo irĂĄ durar uma eternidade.

Que as estrelas digam aquilo que nĂŁo precisamos falar.

Que o sorriso espontĂąneo seja a sinceridade revelada.

Que as mãos entrelaçadas não sejam motivo de vergonha e sim de confiança.

Que o brilho do teu olhar me permita conhecer a tua alma sem o medo do arrependimento.

Que ao tocar teus lĂĄbios nos meus, o mundo pare, minhas mĂŁos fiquem geladas e meu corpo protegido.

Que teu rosto no meu signifique cumplicidade mĂștua.

Que um Ășnico segundo tenha valor durante uma vida inteira.

VocĂȘ nĂŁo sabe o quanto te desejo, e talvez nunca saiba...

Mas confesso que vivo o nĂłs intensamente e tenho certeza que se um dia eu te ter...

Aí tudo isso perderå a graça, pois a ansiedade quando passada, traz sentimento de frustração.

Tanto de meu estado me acho incerto,
que em vivo ardor tremendo estou de frio;
sem causa, juntamente choro e rio,
o mundo todo abarco e nada aperto.

É tudo quanto sinto, um desconcerto;
da alma um fogo me sai, da vista um rio;
agora espero, agora desconfio,
agora desvario, agora acerto.

Estando em terra, chego ao Céu voando,
num'hora acho mil anos, e Ă© de jeito
que em mil anos nĂŁo posso achar um' hora.

Se me pergunta alguém porque assim ando,
respondo que não sei; porém suspeito
que sĂł porque vos vi, minha Senhora.

Luís de CamÔes
CAMÕES, L. Sonetos de CamĂ”es. SĂŁo Paulo: AteliĂȘ Editorial, 1998.

Perder quem amamos por um erro seu Ă© umas das piores dores. Tenho a consciĂȘncia de que poderia ter sido tudo diferente, mas na prĂĄtica tudo o que fiz foi machucar a minha pessoa amada. Sei que posso seguir sem vocĂȘ, sem seus abraços, beijos e olhares por nĂłs trocados, porĂ©m meu coração clama pelo seu amor.
Me desculpe por lhe magoar tanto assim, por nĂŁo ter valorizado e cuidado de todo seu sentimento que vocĂȘ entregou totalmente a mim desde o primeiro momento que estivemos lado a lado. Desculpe por machucar seu coração desta forma.

Caligrafia

Queria escrever uma carta anĂŽnima
Falando do quanto eu te amo
Mas nĂŁo seria uma boa ideia
E tudo iria pelo cano

Quem dera ter a tua letra
Toda estranha, cheia de garranchos
Mas mesmo assim, eu nĂŁo me importo
É por vocĂȘ que eu me desmancho

Minha caligrafia Ă© toda caprichada
E muito bem elaborada
Uma simples carta
De uma pessoa apaixonada

Mas tudo bem, nĂŁo tem problema
Eu te amo de qualquer jeito
Amo cada pedaço seu
Suas qualidades e defeitos

Minha letra pode até ser linda
Como uma obra de arte
Mas tudo que eu quero
É da sua vida fazer parte.

Quando vocĂȘ gosta de uma flor, vocĂȘ a arranca. Quando vocĂȘ ama uma flor, vocĂȘ a cultiva.

Desconhecido

Nota: A citação costuma ser atribuída a Buda, mas não hå fontes que confirmem essa autoria.

Eu poderia desejar algo mais suave,
mas vocĂȘ me conhece.
Eu amo uma tragédia.
Adoro quando Ă© urgente.

Quando contemplo as estrelas, lembro-me do teu sorriso e quando olho para um imenso mar verde, lembro-me dos teus olhos...
VocĂȘ me faz feliz pelo simples fato de existir em minha vida e por sempre dar um jeito de juntar meus pedaços!

Um dia me perguntaram,
como eu podia amar alguém que nunca vi,
e respondi: a gente nĂŁo ama com os olhos,
mas sim com o coração e o coração sente quando é amor.

Espero que o seu dia seja bom e que seu trabalho flua. Que as coisas possam acontecer dentro de uma concordĂąncia.
Espero que vocĂȘ seja forte o bastante para suportar aquilo que tente ser mais forte que vocĂȘ e que vocĂȘ saiba suportar um peso alĂ©m das suas expectativas.
Espero que mesmo que acabe toda sua vontade, vocĂȘ olhe pra dentro de si e encontre aquilo que te faz bem em saber quem vocĂȘ Ă© ou tem.
Espero que quando vocĂȘ estiver a ponto de infartar que vocĂȘ pare e reflita se vale a pena morrer assim (na verdade nĂŁo paramos para pensar como devemos morrer, apenas nĂŁo morra por trabalho, acho que morrer de velhice Ă© a morte mais sensata).
Espero que quando alguĂ©m lhe fechar no trĂąnsito vocĂȘ consiga (pelo menos aos poucos) nĂŁo tentar seguir este "ser" e arrumar uma encrenquinha, sĂł pra variar...
Espero que com o passar do tempo vocĂȘ realmente me escute e nĂŁo se entendie de tanto eu lhe pedir para parar de se "cutucar".
Espero que eu ainda possa "mesmo que numa freqĂŒĂȘncia baixa" lhe dar muito carinho, sentir seu cheiro e me refazer todas as vezes que isso acontecer.
Espero te ver sempre atacando de "gente grande" e segundos depois atacando de "criança".
Espero que quando eu te irritar profundamente vocĂȘ continue deixando muito claro que te irritei e que no dia posterior eu ainda tenha uma chance de corrigir meus erros e dizer de algumas maneiras diferentes o quanto te amo, o quanto sem vocĂȘ nĂŁo dĂĄ, mesmo que eu nĂŁo diga mais com tanta freqĂŒĂȘncia.
Espero te encontrar mais vezes do que o planejado.
Espero nunca perder a liberdade de ficar enfiada no seu mundo tĂŁo perfeito e maluco.
Espero que vocĂȘ perceba que te amar nĂŁo Ă© um esforço, e sim algo que desliza do meu coração deixando vestĂ­gios pelo meu corpo, meus pensamentos, meus atos, minhas manias, meus desejos e tem sido o melhor que tenho feito...te amado de longe, de perto, aceitando seus limites, seu jeito, engolindo o ciĂșme que me rasga toda...
Espero apenas que vocĂȘ consiga de todas as maneiras ser feliz e que eu possa contribuir um pouco pra isso!

Se eu fosse um carpinteiro, eu construiria para vocĂȘ uma janela para minha alma. Mas eu deixaria a janela fechada e trancada. Assim, toda vez que vocĂȘ tentasse olhar por ela, tudo que veria seria seu prĂłprio reflexo. VocĂȘ veria que minha alma Ă© um reflexo de vocĂȘ.

Estou cansada de mentiras e de enganação,
Cansada de suplicar por algo que sei ser em vĂŁo.
Me cansei de sua atuação e do mal uso que fizestes
Da minha compaixĂŁo.
Talvez, quem sabe outrora, consigas ver o que hoje seu ego parece cegar em tua visĂŁo,
Mas desta esperança não me alimentarei por que talvez esse dia nunca chegue não.

Noites mal dormidas,
LĂĄgrimas vertidas,
Problema sem solução.

Dor que corrĂłi minha alma,
Dor que tira minha calma,
Dor que quase me mata;
E vocĂȘ segue adiante sem a menor comoção.

Tento entender o que te leva a tanta altivez e pouca entrega,
Mas a minha razão nem mesmo acompanhada do meu coração
Chega a tal compreensĂŁo.

SĂł me resta lamentar este amor no qual tanto apostei
E que agora tenho que aceitar não ter diferente direção
Do que a de minha auto destruição.

Me perguntaram porque defendo a população LGBTT se nĂŁo sou gay, simples, aprendi nos Evangelhos que Jesus sempre se colocou ao lado das minorias, dos excluĂ­dos, dos rejeitados, aprendi com Jesus que os fundamentalistas alĂ©m de nĂŁo entrarem no Reino dos CĂ©us, ainda querem impedir que os outros tambĂ©m entrem, aprendi com Jesus que a fĂ© nĂŁo tem credo, nacionalidade, gĂȘnero, sexualidade, classe social e etc, aprendi com Jesus que Ele Ă© Amor, e que quem vai a Ele de maneira nenhuma Ele lança fora. O verdadeiro ensino do Cristo Ă© amar ao prĂłximo como a nĂłs mesmos, Ă© nos colocarmos no lugar do nosso prĂłximo, Ă© trazer consolo aos abatidos, confortar os tristes, proteger os fracos. EntĂŁo nĂŁo Ă© por eu ser hĂ©tero que nĂŁo vou lutar pela comunidade LGBTT, e demais minorias marginalizadas pela sociedade, entenderam?

⁠VocĂȘ parece mais criança que eu. Porque dĂĄ para ver que quer ser amado.

Passaram-se alguns meses da Ășltima vez que nos vimos e foi tudo tĂŁo confuso e ao mesmo tempo tĂŁo triste, confuso porque nĂŁo sabia o que seria de nĂłs dali por diante, triste porque todas as nossas despedidas me deixavam dilacerada por dentro. Mas como eu jĂĄ esperava nĂŁo foi um ponto final foi mais um ponto na enorme reticĂȘncia que nossa histĂłria se tornou. A verdade Ă© que tudo me lembra vocĂȘ, das coisas mais intensas as absurdamente mais comuns, vocĂȘ sempre foi a ilusĂŁo mais palpĂĄvel da minha vida. Toda vez que em minha solterice assumida eu quero me lembrar de alguĂ©m pra construir um nĂłs Ă© vocĂȘ que vĂȘm a cabeça. Quando alguma coisa nova acontece no meio da monotonia dos meus dias Ă© vocĂȘ a primeira pessoa que eu queria contar. Talvez vocĂȘ nunca irĂĄ saber disso, mas vocĂȘ foi e estĂĄ sendo mesmo de longe o homem da minha vida, o homem dos meus sonhos, todos esses clichĂȘs repetitivos que ouvimos desde sempre vocĂȘ Ă© pra mim. VocĂȘ Ă© o meu melhor clichĂȘ, e a minha melhor novidade tambĂ©m porque toda vez que eu te vejo eu descubro uma nuance nova para o teu sorriso. A gente nunca vai dĂĄ certo eu sei disso e pode acreditar nĂŁo sofro mais com essa verdade, nĂŁo vou te dizer que ela nĂŁo estĂĄ engasgada na minha garganta porque ainda estĂĄ, mas ela nĂŁo dĂłi mais. O que me dĂłi Ă© saber que todo esse meu amor nĂŁo vai servir pra nada, o que me dĂłi Ă© saber que um dia eu vou me casar com alguĂ©m e esse alguĂ©m nĂŁo vai ser vocĂȘ. Nossa histĂłria vai ser meu quase mais triste. Poxa, eu quase passei no vestibular, eu quase ganhei aquele sorteio, eu quase tive vocĂȘ. Eu vejo tantas pessoas fazendo planos e quase sempre encontrar alguĂ©m estĂĄ na lista, na minha sempre esteve reencontrar alguĂ©m. Porque por mais que eu conheça gente nova todo dia, eu sempre antes de dormir desejo sentir de novo tua pele quentinha com cheiro de paz, porque por mais que eu conhecesse o mundo seus braços continuariam sendo o melhor lugar pra eu voltar.