Incentivo a Leitura
INTERPRETAÇÕES
Inspiração vinda de uma boa conversa:
Cada um escreve📝 de dentro de si para fora de si.
A leitura 📖 é de fora para dentro.
A interpretação é livre e pessoal, mas cada um é responsável pelo que escreve, e não pelo que o outro entende, pois o que o outro entende sai de dentro dele que lê e não do que escreve.
Que rolo! Mas é a pura realidade.
No Meio do Livro
(Parodiando Carlos Drummond de Andrade)
No meio do livro tinha um poema
Tinha um poema no meio do livro
Tinha um poema
No meio do livro tinha um poema
Nunca me esquecerei desse alumbramento
que impactou, deveras, a minha vida
Nunca me esquecerei que no meio do livro
Tinha um poema
Tinha um poema no meio do livro
No meio do livro tinha um poema.
Uma infância sem livros não seria infância. Seria como ser trancada fora do lugar encantado onde você pode ir e encontrar o tipo mais raro de alegria.
Eu já tinha percebido que não era bom estar sozinho, e então fiz minha companhia o que havia em meu redor, às vezes o Universo e às vezes meu próprio ser insignificante; mas meus livros sempre foram meus amigos, caso o resto falhasse.
Colecionar livros é uma obsessão, uma ocupação, uma doença, um vício, um fascínio, um absurdo, um destino. Não é um hobby.
Nunca peça desculpas a um autor por comprar algo em brochura, ou requisitar o seu livro na biblioteca (é para isso que eles estão lá. Use sua biblioteca). Não peça desculpas a esse autor por a comprar livros usados, ou recebê-los em trocas de livros ou pedir emprestada a cópia de um amigo. O que é importante para mim é que as pessoas leiam os livros e gostem deles, e que, em algum momento, o livro tenha sido comprado por alguém. E que as pessoas que gostam de coisas digam a outras pessoas. A coisa mais importante é que as pessoas leiam...
"Caso você formule uma pergunta ao professor, ele provavelmente lhe responderá. Se continuar com dúvidas, poderá poupar o trabalho de pensar e pedir mais explicações ao professor. Porém, se você formular uma pergunta ao livro, você mesmo terá de responder. Nesse sentido, o livro é como a natureza - ou o mundo. Quando você os questiona, eles lhe responderão na medida da sua própria capacidade de pensar e analisar"
Trecho do livro "Como Ler Livros" de Mortimer J. Adler e Charles Van Doren
"Faça perguntas enquanto lê-perguntas às quais você mesmo deve tentar responder ao longo da leitura. Quaisquer perguntas? Não. A arte de ler em qualquer nível acima do elementar consiste no hábito de fazer as perguntas certas na ordem certa. Há quatro perguntas centrais que você deve fazer a respeito de qualquer livro.
1. O LIVRO FALA SOBRE o QUÊ? Você deve tentar descobrir o tema central do livro, bem como a maneira pela qual o autor desenvolve esse tema, por meio da organização e da subdivisão dos temas e tópicos essenciais.
2. O QUE EXATAMENTE ESTÁ SENDO DITO, E COMO? Você deve tentar descobrir as ideias, afirmações e argumentos principais que constituem a mensagem particular do autor.
3. O LIVRO É VERDADEIRO, EM TODO OU EM PARTE? Você SÓ conseguirá responder a essa pergunta se já tiver respondido às duas anteriores. Você precisa saber o que está sendo dito antes de decidir se é verdadeiro ou falso. Quando você entende um livro, fica obrigado, caso esteja lendo com seriedade, a formar um juízo sobre ele. Conhecer a mente do autor não é o suficiente.
4. E DAÍ? Se o livro lhe forneceu informações novas, você deve pesar a importâncias delas. Por que o autor acha que sua própria mensagem é importante? Ela é importante para você? No entanto, se o livro não apenas lhe forneceu informações, mas o esclareceu em determinados quesitos, então é necessário investigar e buscar mais, isto é, buscar quais implicações forçosamente se seguem."
Trecho do livro "Como Ler Livros" de Mortimer J. Adler e Charles Van Doren
Ler era uma alegria, uma fuga que precisava desesperadamente - eu não estava lendo para aprender, eu estava lendo para ler.
O VIAJANTE
JÁ FIZ VÁRIAS VIAGENS,
CONHECI MONTANHAS GELADAS,
CONHECI VALES VERDEJANTES,
CONHECI CÉU DE TUDO O QUE É COR.
JÁ FIZ VÁRIAS VIAGENS,
CONHECI BELOS REINOS,
CONHECI PRINCESAS E CAVALEIROS,
CONHECI O AMOR, CONHECI A DOR.
JÁ FIZ VÁRIAS VIAGENS,
CONHECI VÁRIAS PESSOAS,
CONHECI VALENTES E MEDROSOS,
CONHECI GENTE DE TUDO O QUE É COR.
JÁ FIZ VÁRIAS VIAGENS,
MAS NÃO SOU NADA RICO,
E PARA REALIZAR MEU SONHO DE CONHECER,
CONHECI APENAS, BONS LIVROS.
Ebook? Não!
Prefiro cheiro novo de folhas límpidas,
Prefiro cheiro velho de folhas amareladas.
Novinho lacrado, velhinho amassado
Com páginas recicláveis ou comido por traças.
Aquece como um velho edredom remendado
Conforta como um velho suéter bordado
Querido como o velho jeans rasgado
Amável como uma velha camisa desbotada
Suave como o cheiro de café na caneca ao lado
Na fila, no ônibus, na varanda, na cama... O livro... Oh, livro!
- Relacionados
- Frases de motivação: palavras para encontrar o incentivo que você precisa
- 45 frases sobre a importância da leitura (ler faz bem)
- Frases sobre leitura que mostram a magia das palavras
- 47 frases sobre leitura infantil para incentivar esse hábito
- Frases de Incentivo
- Poemas sobre leitura
- Frases de incentivo à leitura para te motivar a ler mais livros
