Ilusão
Enquanto tentamos nos agradar com ilusões para que possamos ser felizes, a real felicidade se esconde, já que nem sempre ter felicidade é ter algo bonito ou apresentável; as vezes é apenas uma questão de estética.
Não te iludas com as falsas aparências, nem com os falsos entusiasmos. O mausoléu de mármore adorna muito bem a podridão de um cadáver.
#Espelho...
Espelho meu...
Diga-me a mais pura verdade...
Por vezes à noite...
Vejo um rosto...
Que me olha de forma suspeita...
Meio a contra gosto...
Será que minha alma...
Reflete minha imaginação ?
Esta ou aquela...
Pouco me importa...
Se tudo for ilusão...
Por fora as pessoas me vêem como querem...
Uns com olhos bons...
Outros não...
Conforme coração...
Sou alma imortal...
Espírito livre...
De longas eras advenho...
Do tempo um viajante...
Nesse espaço de agora...
Somente um errante...
Espelho...
Espelho meu...
Pergunto a ti agora...
Se tudo vai bem...
No correr das horas...
Não é por vaidade...
Pesa o tempo...
Pesa idade...
Vivendo nas coisas além de mim mesmo...
Descobrindo erros e qualidades...
A cada dia nascendo à vida...
Não minta espelho...
Conte-me sua verdade...
Por que persiste?
Por que repete?
Do jeito que é...
Esse silêncio torturante...
Nada me fala...
Pouco me mostra...
Não me revela...
O saber...
Mostra meus olhos cansados...
De um menino que sustenta esse homem...
Um dia...
Muito além...
Esquecido...abandonado....
Espelho...
Espelho meu...
O que terei agora?
Dissipando minha claridade...
Arrancando minhas possibilidades...
O que foi compreendido não existe mais...
Ah...
Como sou fulgaz...
Espelho...
Espelho meu...
Desdenhei a realidade
Mostrou em mil imagens...
O que minha alma grita...
Diante de sua cruel verdade...
Sandro Paschoal Nogueira
Foi então que me ocorreu
das memórias nunca ocorridas.
Me ocorreu, que a saudade para no tempo
e a pressa fica a somente estar...
A pressa, que me acompanhou até onde estava a calma.
Quiçá fosse nos teus braços e abraços
ou no amargo do espaço em branco.
Devaneio ideias, pensamentos que nunca tive.
Até que nasce um grande ilusão
de tamanha esperança ou o fim dela mesma.
Então não era amor?
É ai que brota dor e alívio, dor de pensar, alívio em perdoar-se.
Imaginar que todas as coisas que não puderam ser
não foram por singelo
cínico
tímido
e seco amor.
E não foram pelo que? Pelo descaso que trato meus sentimentos agora?
Pela dúvida que incrementa e rodeia.
Porque nessa ilusão de ir e vir.
Um dia, cá eu, pensei que...
isso tudo
não era
amor.
Por que te vejo ao adormecer, por que tantos sonhos com você sem te conhecer.Tantas perguntas sem respostas, eu já nem sei o que fazer.
Esses olhos azuis ou verdes azulados me embriago só de pensar, por que imagino cada historia como se tivesse vivido em outro lugar.
Que mundo é esse que posso dançar, lindamente envolvo em seus braços, e me sinto voar... Quero dormi, para com você novamente sonhar.
"A fantasia de um amor irreal pode ser uma fuga momentânea, mas é essencial encarar a realidade para encontrar um amor verdadeiro."
é… talvez eu realmente ame você
mas na verdade, nem sei o porquê
e no fundo eu não quero saber
tenho medo de saber e te perder.
verdade não sei o porquê de gostar tanto de você
talvez o jeito que você faz eu querer viver
o jeito que você me acalma quando penso em morrer.
mesmo não sabendo você me salvou
atitudes pequenas que para mim foram enormes
queria dizer que eu te amo
mesmo você amando outra
vou continuar a pensar em você.
“Todos os caminhos levam ao lar.”
Verdade, mas não em um sentido linear, não como um meio para um fim.
O lar não é um destino encontrado no limiar do tempo.
A verdade é o reconhecimento sem caminhos do que é.
Não apenas um reconhecimento, mas simplesmente as gargalhadas existenciais que surgem quando a busca desmorona o sujeito buscador e o caminho se aniquila.
“Todos os caminhos levam a lugar nenhum” tem um tom melhor de verdade.
A maioria dos ensinamentos espirituais objetiva a verdade que o deixa preso na dualidade sutil de sujeito/objeto.
A mente o ama, pois é diviso em sua própria natureza.
Tudo o que ela faz é conceituar o absoluto.
Ele evoca um assunto de um acontecimento contínuo e diz
"este sou eu,
o resto não é"
como pegar uma onda do oceano ... fofo, mas impossível na realidade.
A maioria dos ensinamentos lança a ilusão de um caminho que obscurece o verdadeiro olhar do supremo e o deixa engolido pela inquietação envolvente da linearidade - a imitação da chegada.
E mais cedo cada caminho que você trilhar será deixado abandonado,
mais frequentemente julgado por tê-lo enganado.
Você então atesta seu caminho recém-descoberto.
"Esse é o novo caminho. Eu encontrei o caminho."
Então, por que ensinar?
não ensine.
Simplesmente compartilhe o que mexe com sua alma, humildemente.
Minha descrição favorita de um verdadeiro professor é transmitida pelas palavras de Laozi
“ele/ela ensina sem um ensinamento, para que as pessoas não tenham nada a aprender”
A verdade não precisa de caminho nem de ponteiro.
É o dedo e a lua, pois nunca houve distância entre sua existência aparente.
A verdade se manifesta em todas as coisas.
Mesmo objetos inanimados tentam nos revelar Deus.
Para saborear a verdade irrevogavelmente,
todos os caminhos ou a ilusão deles devem desaparecer,
toda conceituação deve ser abandonada,
... incluindo o mito do "eu".
Existe realmente um caminho certo
Aguardo a pergunta que me fará desabar por completo aos pés dos teus braços, com toda a vulnerabilidade que envolve meu ser. As lágrimas reprimidas, todas as emoções dilacerantes que evitei sentir sabendo que não podia, todos os olhares de insatisfação quando te vi, toda a queda do meu pedestal de ilusão. A verdade muitas vezes me foi engolida como terra seca, sem espaço para lavar a garganta, sem tolerância com a minha dor. Nem ao menos as palavras me queriam, não soavam se encaixar como fora antes, não entendiam como tudo mudou de um dia para o outro, como se ergueu um muro tão frágil capaz de precipitar em poucas horas. Agradeço ao silêncio que me pós palavras a mão, as quais nunca conseguirei falar, e que muitos não saberão decifrar, pois, o que escrevo com pesar não se encerra no caixão, se solidificar na minha lápide.
Naveguei aos quatro cantos do mundo, em busca do tesouro marcado no fim do arco-íris. Ao encontrar, descobri ser uma tonelada de doces, mas eu sou diabético. O tesouro sempre foi tudo que eu mais ansiei na vida, e também o que me levaria facilmente a ruína. Abrir mão daquilo que tanto lutei para encontrar, não sabendo se hei de encontrar outro algum dia, fere o íntimo do meu coração.
Sobrevivo na esperança de que em meu mundo renasçam 7 cores trançando o caminho no céu, e que eu possa encontrar, o meu verdadeiro tesouro.
Todos esses objetos que o homem criou: servem para nos alienar; vivemos trabalhando para consumir cada dia mais, damos a desculpa que é sobrevivência, mas é mentira; é uma corrida maluca e gananciosa - aonde usamos o semelhante de escada para ter luxo, enquanto quem está em baixo vive uma vida sem cor nem sabor. É uma sociedade mascarada; sorrimos para aparentar que tudo está bem, mas oque tem por dentro: é sofrimento de uma vida que é roubada de nós. Aí vem o papel da ilusão, que serve para nos drogar - assim como toda substância criada pela indústria. Tudo é dinheiro! Seria até crueldade pedir para ninguém pensar nele. Enfim, vivemos de ilusão para não sofrer com a realidade!
Até que ponto me chegas com humilhação!? Se faz feio mediante a tua idade,
que de mim não importa nada,
além de fiel e terrível desastre.
Acompanha-te os meus passos,
que há muito tempo me são largos,
tão linda amplitude do teu sorriso,
tão bobo meus olhos em franzidos.
Teu abraço que não me toca,
dói mais que pedir esmola,
pois bondade ainda existe,
e teu "não", calado, já me apavora.
Olhar para seus olhos outra vez fora fascinante;
Lhe ter tão perto depois de muito longe é viciante.
O teu sorriso esbanjava tudo que eu precisava, mas há meia-noite o encanto sempre acaba, e acordado de madrugada eu chorava.
"Vivemos em uma sociedade que proclama haver virtude no êxito, indiferentes os meios pelos quais se obtenham os resultados, quanta ilusão, vaidade e ignomínia.
Precisamos por em questão que o verdadeiro mérito contido na essência de todas as coisas não se mede pelos fins, exceto pelos meios empregados.
Mantenha-se fiel à sua disposição para o porvir, sua entrega ao fazer e à sua resistência ao ceder, é o que basta, não para colher louros frívolos e fugazes, mas para cultivar em si a verdadeira virtude, relevante e perene, e pela qual vale a pena viver."
DESENHOS DOLOROSOS
Numa folha branca te desenhei do meu jeito.
Os olhos saíram meio tortos, o rosto com formato estranho. De fato, ao terminar, o que desenhei não era nada parecido com você.
Fiquei atordoado vendo aquele desenho; comecei a apagar e redesenhar, redesenhar, e redesenhar, até eu conseguir te expressar verdadeiramente no papel, mas adivinha? Eu não consegui.
Doeu saber que te desenhei na minha vida da forma que eu queria, e não como você realmente era.
Doeu ter que aceitar que por mais que eu tentasse te mudar, você nunca ficava parecido, afinal, aquilo não era você, somente, o que eu esperava ser.
Como doeu me iludir com minhas próprias mãos, esperar a mudança que nunca vinha, acreditar que eu seria tão especial a ponto de te mudar; e não é que eu não seja especial, eu sou, mas apenas controlo o meu ser.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp