Idoso

Cerca de 100 frases e pensamentos: Idoso

Nunca se é demasiadamente idoso para crescer.

A vida é difícil. Quando eu vejo um idoso, me pergunto como ele conseguiu chegar até lá.

O Idoso que é bondoso não espera que lhe abram os caminhos e sim abre seu caminho para os outros.

20 dicas aos profissionais de saúde:

Aos Auxiliares de enfermagem e enfermeiros

1 - Ser idoso não é sinônimo de surdez
Por favor fale baixo, não suponha que o doente é surdo por conta da idade

2 - Não é só mais um furinho
Se para você é só a primeira tentativa para pegar o acesso, para o paciente podem ser anos e cerca de 10 furos em um só dia nessa mesma tentativa.

3 - Se vc fala dos outros pacientes, fala de mim também
Por favor, já temos problemas demais, não contem fofocas sobre os outros pacientes.

4 - Alow... estou aqui!!
Não entre no quarto conversando com o colega como se estivesse em um passeio no shopping - Estou aqui e é madrugada, seja discreto, faça o essencial e saia ( por favor, sem bater a porta bruscamente).

5 - Ei, onde estamos mmo?
Sua alegria excessiva não é contagiante para quem está há dias enclausurado em um quarto. Contenha-se ao contar suas estripulias de fim de semana para o companheiro de trabalho.

6 - "No" salto, "Never"
Mesmo em silêncio, os corredores de um hospital ecoam sons de dor e de sofrimento. Não necessitamos do eco dos saltos apressados e inconvenientes. Tenha bom senso e obedeça as normas.

7 - Estou te ouvindo!
De repente, a voz que estava alta fica baixinha e é ai que os ouvidos ficam aguçados... Afinal, vcs estão falando do paciente e ele quer saber o que está errado e o familiar também... Sugestão: Use essa altura de voz sempre, pois é adequada durante toda a estadia no quarto!

8 - Paciente em isolamento - use luva e avental
Não questione nem desobedeça o aviso na porta, afinal, se o paciente contrair infecção hospitalar demandará muito mais trabalho. Não alegue falta de tempo e ativismo pois não somos uma linha de produção. E tenho certeza de que se fosse contagioso vc certamente estaria usando essa proteção.

9 - Quem é o veículo de contaminação?
Não pense que o paciente é o maior veículo de contaminação, principalmente porque vc passa por diversos leitos e carrega em seu avental mais contaminação que o próprio paciente que está em isolamento devido a baixa resistência. Se não é contagioso para você, não minimize o problema ignorando as recomendações sobre o uso de avental e luva.

10 - É proibido perguntar
Se não sabe o que o paciente tem, leia o prontuário. É desagradável a família responder a mesma pergunta o tempo todo na frente do paciente. Principalmente em fase paleativa e com doenças graves.

Resumindo; Reconheço que o trabalho de vcs é árduo e importante... Sem a vossa ajuda seria tudo mais difícil em um hospital. Vcs auxiliares, trazem a responsabilidade do dia - a - dia e a convivência diária com o paciente. Vcs geralmente são mais próximos que qualquer outro profissional. Estrutura alguma pode substituir sua humanização, seu profissionalismo e sua ética. Afinal, uma "boa estadia" depende praticamente disso e da boa vontade de vcs.



Aos Médicos


1 - Tempo de qualidade
Sua visita é tão rápida, por favor dê-me então, um tempo de qualidade. Ouça -me com a devida atenção e responda-me.

2 - Alow... estou aqui!! (2)
Sou uma pessoa em situação delicada; parar de olhar para o prontuário enquanto fala comigo é o mínimo que vc pode fazer por mim... É também sinal de que vc já reconhece o paciente, sabe do que se trata e não está lendo desesperadamente o prontuário para saber.

3 - Ainda não morri...
Não fale do paciente com seus familiares como se ele já estivesse morto. Eles sabem que ele está em fase terminal, mas ainda está vivo e precisa de qualidade de vida em seus últimos dias. E nessa fase, os cuidados e sensibilidade devem ser redobrados tanto com o paciente quanto com os familiares que sofrem também.

4 - Se o senhor não sabe o que o paciente tem, acho que é melhor eu perguntar para a faxineira pois talvez ela saiba... Por favor, informe-se sobre o paciente antes de visitá-lo. Afinal, qual é mesmo o motivo da sua visita tão esperada?

5 - Se vc não é o único médico do paciente, comunique-se com os demais antes de dar alta para saber se os outros médicos concordam. Falsas expectativas não ajudam em nada o paciente.

6 - I don't speak english
Apesar de ter feito uma faculdade, não fiz medicina nem tenho pretenções em ter a mesma formação que vc. Então não me olhe como se eu fosse burra, tenha paciência comigo e explique-se de forma coerente.

7 - Cumé???
Seja bonzinho doutor e decodifique o laudo e procedimentos a serem realizados. Fale minha língua por favor, não a do médico, do jornalista ou do advogado; use uma linguagem que possa atingir a todos indistintamente! Se existe alguma matéria na faculdade sobre decodificação, acho que a maioria cabulou rs! Ouvir a maioria dos médicos falar, é como ler bula de remédio, só que sem a oportunidade de ter um dicionário ou o google do lado! rs

8 - Decifra-me
Eu sei que vc está com pressa, mas escreva devagar, afinal, ocuparei mais do seu tempo se tiver que retornar para decifrar o receituário ilegível.

9 - Sim doutor, nós também trabalhamos e precisamos de atestado de acompanhante por cada dia de trabalho perdido. Não nos mande falar com a recepção porque vc sabe que retornaremos a vc novamente! Obrigada!

10 - Para terminar doutor, lembre-se... Vc é um profissional... Não tem que se sentir superior a ninguém sabendo que um dia vc poderá estar do nosso lado, como paciente ou acompanhante.

Por Abigail Aquino Após 5 anos como acompanhante do seu pai e mãe em hospitais públicos e particulares de SP.

Quanto mais idoso vamos ficando,mais preocupados com o tempo que passa rapidamente e com ele com muita sorte só nós resta as lembranças,porque na maioria das vezes até os jovens nos deixam para um lado como se fossemos algo que estorva,algo que já está ultrapassado...descartável.

⁠Todo idoso carrega o acúmulo de pulsões e neuroses, de perdas e compensações, de dor e amor. Todo idoso tem uma trajetória repleta de emoções e um oceano infinito de canções.

ACOLHER O IDOSO


Estamos caminhando
Para a melhor idade
Envelhecer é privilégio
Respeito e dignidade
Não despreze um idoso
Cuide com sinceridade.


Ele cuidou da família
E agora o que devemos
Abraçar com todo carinho
Ele é tudo que temos
Nunca descuide do amor
É tudo o que queremos.


Que ao chegar nessa fase
Consiga ser amparado
No lar em que viveu
Onde deve ser amado
Não descarte como lixo
Não deixe abandonado.


Durante sua juventude
Lutava pelo sustento
Verdade a família feliz
Sem nenhum sofrimento
Hoje que ficou velho
Olham sem sentimento.


Pai, mãe, avô ou avó
Merecem respeito e dignidade
Não ignore seus direitos
Cada um tem sua idade
Enfrentando preconceito
Na família e sociedade.


O tempo não livra ninguém
Todos irão envelhecer
Cuide hoje do idoso
Para não se arrepender
Amanhã será sua vez
E o que irá acontecer?


É obrigação de todos
Família e sociedade
Olhar bem para o idoso
Com amor e honestidade
Direito sem restrição
Saúde e dignidade.


Irá Rodrigues.

''O idoso vive com sua experiência.''

Perto de Tóquio vivia um grande samurai, já idoso, que agora se dedicava a ensinar o zen aos jovens. Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.

Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu por ali. Era famoso por utilizar a técnica da provocação: esperava que seu adversário fizesse o primeiro movimento e, dotado de uma inteligência privilegiada para reparar os erros cometidos, contra-atacava com velocidade fulminante.

O jovem e impaciente guerreiro jamais havia perdido uma luta. Conhecendo a reputação do samurai, estava ali para derrotá-lo, e aumentar sua fama. Todos os estudantes se manifestaram contra a ideia, mas o velho aceitou o desafio.

Foram todos para a praça da cidade, e o jovem começou a insultar o velho mestre. Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou todos os insultos conhecidos, ofendendo inclusive seus familiares. Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível. No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o impetuoso guerreiro retirou-se.

Desapontados pelo fato de o mestre aceitar tantos insultos e provocações, os alunos perguntaram:
- “Como o senhor pode suportar tanta indignidade? Por que não usou sua espada, mesmo sabendo que podia perder a luta, ao invés de mostrar-se covarde diante de todos nós?”
- Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente? - perguntou o Samurai.
- A quem tentou entregá-lo - respondeu um dos discípulos.
- O mesmo vale para a inveja, a raiva, e os insultos - disse o mestre e continuou – “quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carregava consigo.”

Uma das causas mais influentes da infelicidade é a inveja. Falar de inveja é falar de comparação. Quando uma pessoa se compara a outra e se sente inferior em algum aspecto, está com inveja. A inveja é a vivência de um sentimento interior sob a forma de frustração, de tristeza, de mal-estar, por nos sentirmos menos do que outros, por não sermos o que os outros são. É o desequilibro íntimo oriundo de um sentimento de inferioridade, fruto da comparação que se faz em relação à outra pessoa em algum aspecto específico.

Quanto maior for o complexo de inferioridade de uma pessoa mais combustível é liberado para aumentar a chama da inveja, naturalmente, para àquelas pessoas que são fracas. A verdade é que muitas pessoas não estão preparadas para administrar suas próprias frustrações e ficam absortas pela fúria quando as coisas não saem como planejaram.

Tem fotografias que não foram publicadas porque as câmeras não conseguiram captar. Foram registradas no coração, na memória e arrancam um riso largo. Elas serão flores da nossa velhice.

Ame, respeite e admire os idosos, pois se você tiver sorte, mas muita sorte mesmo, um dia poderá ser um.

Feliz e sábio é aquele que vive a vida de tal forma que o passar dos anos não lhe tira outra coisa, senão o frescor da pele.

Mirror de alma

De longe avistei um senhor elegantemente vestido. Olhar sereno, gestos sutis, andar lento, de quem mesmo sem sentir, carrega o peso de uma vida nas costas. Apoiava-se em sua bengala, com refinada luva de couro e ponteira reluzente de prata, como se tivesse acabado de ser polida
Aproximou de mim com cautela, com uma tranquilidade de espantar, e serenamente me sorriu. Um sorriso amplo, leve, lindo. Um sorriso azul de dia de sol.
Os lábios um tanto rígidos pela inexorável ação do tempo, não foram inflexíveis o bastante pra encobrir a limpidez daquele sorriso menino. Sorriso que denotava uma alegria suave, livre e contagiante. Alegria de gente pequena, gente que cresceu só por fora, gente assim meio mágica, dessas que nem mesmo o tempo se atreve a tocar em sua meninice encantada.

Inserida por ednafrigato

Ser idoso é ter vivido todos os momentos tanto bons quanto ruins. É passar por inúmeras provações e ter conseguido superar todos os obstáculos que surgiram e ainda vão surgir pela frente.

Dizem que hoje é dia do idoso... de novo! Mas que importa?! Se você tem um, ame hoje, ame amanhã, ame tanto ou mais do que amou ontem. Sente ao lado dele, ouça dez minutinhos de prosa e você perceberá que enriqueceu anos de vida.
Ah, se pudéssemos viver em um mundo onde nossos idosos tivessem a vitalidade da juventude com o amadurecimento de caráter e vida que possuem. Que mundo maravilhoso seria, com certeza gerido com mais sabedoria e discernimento, em todos os âmbitos do relacionamento social!
Então esqueça se hoje é ou não um dia de celebração ao idoso e vá lá sempre abraçar o seu, demonstrar seu carinho sincero, sua gratidão por cada pequena coisinha que sua pessoa idosa te forneceu, mesmo que não tenha sido nada de material. Mas se houve amor, seu idoso já lhe conferiu o mundo!

Respeitemos aos idosos

O idoso é aquele ser que está prestes a nascer de novo!
Em seu rosto, cada marca que traz, revela uma estrada percorrida;
Uma alegria, um sofrimento, um filho criado, um neto formado...
O idoso é uma árvore de sabedoria e bondade;
É aquele que sabe lhe acarinhar diante suas necessidades.
É aquele que vai lhe dizer:
_ Não siga por esse caminho, você não se dará bem! Eu já vivi isso!
É uma fonte de vida inesgotável embora muitos pensem o contrário.
O idoso é aquele ser que está mais próximo de Deus, assim como as crianças!
Ele tem sempre boas histórias para contar.
Viveu em épocas melhores, ou piores...
Época de boas colheitas, nazismo ou ditadura...
Ele saiu vivo e ficou para a semente, sempre dando bons frutos.
Se não houver mais idosos em nosso planeta
É sinal de que o ser humano não está vivendo nada bem!
Mas graças a Deus teremos muitas cabecinhas brancas e floridas
Para nos contagiar de alegria e paz.

A forma como tratamos as pessoas
determina nosso caráter.
Um boa tarde a um idoso, a retribuição de um sorriso,
uma resposta positiva a quem pede um conselho,
um elogio de estímulo...nos ensinam que todos somos
iguais e merecedores de atenção além de, apressar
nosso desenvolvimento como seres que aqui viemos
para aprender lições de humildade e honradez.

É o teu alguém que acontece em mim como se não tivesse acontecido nada. É o idoso que vou sendo cada vez que a idade celebra mais um ano. É despertar com os teus sorrisos os sorrisos que ainda não ousas. São antídotos fora do alcance da fala. São botões de emergência preguiçosos. São braços entrelançados no peito.

Na cultura chinesa quando uma criança nasce geram lágrimas, mas quando morre um idoso geram felicidades, mas porque ? Porque dizem os antigos que o mundo a cada vez mais atual é pior de se viver, hipocrisia, ganância, infelicidade, infidelidade, coisas que só um homem de verdade reconhece; duvidam de ti, da tua capacidade, mas esquecem que um homem não se faz por tamanho, nem idade, assim geram problemas por pequenas causas; pergunte a um indio ou fazendeiro se eles tem vontade de sair de onde vivem, jamais, pois vivem com liberdade. Já dizia chorão que as coisas mais lindas da vida são feitas nos momentos de liberdade, me questiono sobre isso, mas quando vejo o luar, lembro que também tem o amanhecer, e que a cada dia tudo pode se melhorar, mas o difícil é manter a calma, pois somos humanos, errar não é humano, depende de quem erra, esperamos pela vida, mas infelizmente vivemos nessa guerra. Vejo e admiro um samurai dos filmes chinês, lutam 1 contra 100 e vencem, porque eu não iria vencer a batalha do dia a dia sozinho? Humano, sonhador, errei e tropecei na vida, mas sou grato por Deus, meu Senhor, que a cada tropeço me levanta, assim como uma árvore linda um dia já foi uma planta, tudo começando de baixo, começando aos poucos, plantando a felicidade, mas sem colocar pesadelos nos sonhos dos outros, um guerreiro compreende tudo à sua volta, o desejo de errar não mais existe, somente a paz o interessa, o desejo de viver me faz feliz, mas viver calmo, sem muita pressa, apreciando o sorriso do mendigo que pouco tem, apreciando o olhar do idoso que já viveu bastante, e admirando o olhar de um bebe que tem muito a aprender, acho que nesse mundo não passo de um zé alguém, o qual não sabe pra onde ir, mas deseja um lugar melhor, onde possa ouvir os pássaros cantando, e um belo por do sol à brilhar

O idoso é uma criança grande. Respeite!