Homem Prudente
A contabilidade da vida é magica e prudente. Algumas pessoas nocivas e interesseiras saem naturalmente de nossa vida, bem mais barato do que imaginávamos.
Uma esposa perspicaz deposita confiança na direção de seu marido, ao passo que um marido prudente busca o conselho de sua companheira para todas as escolhas importantes.
O cristão sábio, fiel e prudente aplica a sua sabedoria em momentos de provação, perseguição e acusação o autocontrole e busca um equilíbrio saudável para viver o seu cristianismo de forma coerente e sadia, de acordo com os princípios que aprendeu por meio das Escrituras.
Seja prudente e sábio ao revelar seus planos às pessoas, tendo discrição e discernimento com que você se relaciona, pois alguns criticarão, interferirão e terão inveja do seu trabalho, queimando o filme da sua produção, em vez de lhe compartilhar com você outros elogios e sugestões.
Muitos entendem que os príncipes que granjearam fama de prudentes, devem-no não à sua natureza, mas aos bons conselhos dos que lhe estão ao redor. É um erro manifesto, porque é regra geral, que não falha nunca: um príncipe que não seja prudente por si mesmo não pode ser bem aconselhado, se por acaso não acatar o juízo de um só, muito sábio, que entenda de tudo. (...)
Os bons conselhos, de onde quer que provenham, nascem da prudência do príncipe e não a prudência do príncipe dos bons conselhos.
Niccolò Machiavelli - O Príncipe - cap.XXIII
… um erro do qual os príncipes só com dificuldade se defendem, se não são muito prudentes ou não fazem boa escolha. Refiro-me aos aduladores de que as cortes estão cheias;
Niccolò Machiavelli - O Príncipe - cap XXIII
Não existe positividade tóxica. Um substantivo positivo não pode carregar um adjetivo negativo. O que há é a falta de racionalidade prejudicando o resultado final de certas atitudes. Colocar os pés no chão e pensar antes de agir é um diferencial daquele que é prudente.
É inteligente quem sabe onde quer chegar. É sábio quem sabe onde não deve ir. É inteligente, sábio e prudente quem sabe distinguir por onde ir.
Quando o coração e a cabeça entram em conflito, é sempre o coração que vence. A pobre cabeça acaba sempre por ceder porque é a mais prudente.
As decepções advindas das relações humanas surgem da ilimitada expectativa que depositamos nos outros. O resultado da aposta nem sempre é aquele que queremos. Portanto, seja prudente ao jogar todas as suas fichas, os diferentes dificilmente serão iguais.
A escola em desespero volta ao tempo do caderninho de plano enfeitado. Alguém esta querendo consertar ou só se estabelecer? Se pelo menos, voltassem um pouco mais até ao tempo dos bons professores, quando um sábio falava, o prudente escutava, inclusive o tolo calava-se fingindo ser sábio. De volta a ditadura!
Os prudentes sabem quando aposentar um cavalo de corrida, e não esperam que este caia no meio da carreira para provocar o riso de todos.
Efetividade é a capacidade de produzir um efeito saindo da situação de inércia. Não tomar uma decisão é uma decisão, e o que não é prudente, deixar seguir o curso da vida por inércia.
Não devemos aprisionar o nosso espirito e muito menos o do outro, escolhas são feitas a todo momento, magoar o próximo é sempre muito fácil, por este motivo devemos nos manter serenos e focados, como um motorista em um transito caótico, onde os carros são substituído por pessoas, e a todo instante devemos olhar para os lados, afim de não provocar acidentes irreparáveis que trazem dor.
cabe a cada piloto dessa vida louca, manter-se integro e viver de forma quase que plasmática, e se mesmo assim magoar alguém? Entenda os desejos desse alguém, certamente esse ele sinalizará para distancia minima, evitando assim, novos acidentes, novas magoas, novas dores.
é preciso avaliar seu coração antes das decisões... não é prudente se arriscar vivendo o desconhecido, sem antes estar preparado para o novo.
querendo ou não, nunca seremos capazes de realizar todos os nossos verdadeiros desejos, mas somos obrigados pela vida a fazer o que dá pra ser feito, lembrando sempre que o grande trufo está em fazer o que for, mas faze com amor.
O rico explora o pobre, e o poderoso não perde a chance de oprimir e humilhar os fracos. É preciso ser muito prudente com pessoas que exercem o poder, a fim de não ser dominado por elas
(nota de rodapé - Eclesiástico 13)
