Homem Perfeito Texto de Arnaldo Jabor

Cerca de 36701 frases e pensamentos: Homem Perfeito Texto de Arnaldo Jabor

⁠A cultura humana parece uma tapeçaria viva, nunca pronta.

Convenções e consensos construídos historicamente e socialmente se entrelaçam, se cristalizam e depois se desfiam, em processos constantes de construção, desconstrução e reconstrução.

Nada é absolutamente fixo, porque a realidade muda e nos convida a repensar.

Moral, costumes, leis — tudo parece provisório; tudo é relativizado, nada é absoluto.

Quando pensamos ter tecido um consenso duradouro, ele se transforma nos dedos inquietos de novas gerações e nas várias queixas que alimentam um ciclo sem fim.

A crítica constante é também força criadora, que renova mesmo diante do desgaste. Para uns, esse incessante desfiar é desesperador; para outros, libertador.

Inserida por I004145959

⁠Cultura: consensos tecidos, em teia entrelaçada entre passados e presentes.

Nada é fixo, tudo oscila e se desfaz, moral, ética e lei, fios que se fazem e refazem.

Várias queixas num ciclo sem fim, desfiar constante, dor e alívio, enfim.

Para alguns, pranto, trabalho e desespero, para outros, renasce o sonho verdadeiro.

Inserida por I004145959

⁠Nem natureza fixa, nem construção fluida;

Nem substância rígida, nem folha vazia: semente que varia, DNA que fica, cria e recria;

Nem pura essência, nem pura aparência: é mistura, é experiência, é vivência, é existência.

Somos síntese viva, cultura e biologia,
união dinâmica em constante interação, transformação e evolução.

Inserida por I004145959

⁠O capitalismo tem como vertente principal a propriedade privada e o mercado livre. Apoia-se nas contradições e ambivalências humanas, celebrando o individualismo.

O socialismo, assentado no coletivismo e composto por múltiplas correntes que oscilam entre o ideal igualitário e o controle rígido, ainda busca sua aplicação plena.

Essa abordagem pragmática — focada no real, sem idealizações, lidando com a vida como ela é — fez do capitalismo o sistema predominante globalmente, enquanto o socialismo permanece marcado por utopias e controvérsias.

Inserida por I004145959

⁠Mesmo com vozes de diferentes minorias, existe um pensamento dominante, e quem foge dele é frequentemente silenciado — o que contradiz a própria ideia de diversidade como liberdade de divergir.

Diversidade não é só incluir corpos ou identidades; é sobretudo garantir essa liberdade, a pluralidade de pensamentos.

Inserida por I004145959

⁠De fato, há uma convergência do capitalismo contemporâneo com pautas identitárias — especialmente quando essas pautas podem ser convertidas em imagem, marketing, consumo ou pertencimento a nichos.
Essa aderência, por vezes, não se dá por convicção ética, mas por oportunidade de mercado.

Ao mesmo tempo, observa-se uma divergência crescente do mesmo sistema em relação a ideias tradicionalmente associadas à ordem, à autoridade ou a papéis fixos — como os antigos ideais de masculinidade: o homem provedor, alfa, patriarcal, racional, contido.

Essas figuras, antes exaltadas pela publicidade e pela cultura de massa, passaram a ser vistas como símbolos de atraso ou opressão, sendo descartadas ou ridicularizadas nos novos discursos dominantes.

Trocam-se extremos sem espaço para síntese. Sai a rigidez do passado, entra a fluidez do presente — mas o radicalismo persiste, apenas com outra roupagem.

Em vez de integrar valores, seguimos substituindo um polo por outro, como se a sensatez fosse sempre sacrificada em nome da agenda do momento.

Inserida por I004145959

⁠Ecos do Atraso

A estrada não tem piedade de quem tenta recuperar, em minutos, o tempo que se perdeu no espelho da vaidade.

A pressa nasce do tempo mal planejado, o perigo cresce no pé acelerado.

Quem vive correndo contra os ponteiros, faz do tempo seu oponente,
do volante, arma potente, e da pressa, tragédia iminente.

Mas o imprevisto — esse que todos culpam — só vira rotina onde falta disciplina.

Porque sair com tempo é sabedoria,
e estar vivo é sempre mais urgente
do que chegar na hora.

Não é no volante que se compensa o relógio. A velocidade no asfalto é convite ao velório.

Inserida por I004145959

⁠Quando a Revolta Vira Produto

Há uma incoerência gritante — e, muitas vezes, conveniente — nos discursos anticapitalistas que florescem dentro do próprio capitalismo. Militantes e ativistas que dizem combater o sistema usam plataformas como YouTube, Instagram e TikTok para monetizar suas críticas. Vestem-se de resistência, mas atuam dentro da lógica capitalista, lucrando com curtidas, visualizações e parcerias.

O que deveria ser luta virou negócio. O ativismo virou produto. E muitos militantes se tornaram marcas pessoais, embalando a indignação em discursos vendáveis, com engajamento calculado e lucros constantes — exatamente como o mercado gosta.

A pergunta que permanece é direta e incômoda:
Se são genuinamente contra o capitalismo, por que aceitam os frutos do sistema?

A autenticidade exigiria renúncia — abrir mão dos ganhos gerados por aquilo que se critica. Mas coerência ética é artigo raro.

Inserida por I004145959

⁠Todas as estruturas sociais, econômicas e culturais são frutos históricos de relações humanas dinâmicas, moldadas por interesses, necessidades e contextos coletivos. Envolvem a participação — ativa ou passiva — de indivíduos e grupos diversos, de diferentes gêneros, classes e origens, que influenciam e são influenciados.

Patriarcado, capitalismo e neoliberalismo surgiram e se desenvolveram a partir dessas complexas interações sociais.

Compreender essa complexidade evita reducionismos e discursos simplistas — como culpar apenas o patriarcado — e abre espaço para uma visão integrativa que reconhece a responsabilidade coletiva.

Em vez de jogos políticos que buscam inimigos estratégicos, promover diálogos profundos e produtivos é o caminho para questionar e reformular as lógicas que sustentam essas estruturas.

Inserida por I004145959

⁠O coro e o desaforo do moço fazem parte da idade, mas não podem ser soltos ao gosto.

Exigem um esboço — de limites, de rumo, de estrada —, pois sem norte, a juventude se perde na própria pisada.

Cabe ao adulto, com firmeza, tato e sabedoria, ser guia, para que o impulso não vire ruína; sem freio, a juventude se atropela na própria sina.

Inserida por I004145959

⁠O público invade o privado, e o privado transborda no público — a fronteira se apaga, a vaidade se propaga.

Perde-se o abrigo, dilui-se o limite: a autonomia cede à patrulha social, a família se dobra ao discurso oficial.

A mercantilização do eu faz da autenticidade uma raridade, transforma a intimidade em produto e reduz a privacidade a luxo esquecido.

Inserida por I004145959

⁠⁠⁠Pai, em Nome de Jesus, eu declaro que creio no Sacrifício de Jesus na cruz para me salvar, e na Sua ressurreição. Por isso, eu te peço perdão pelos meus pecados e que o Mesmo Sangue derramado na cruz cubra toda a minha vida e me purifique de todo pecado e injustiça.
Eu confesso Jesus como Meu Único Senhor e Salvador e recebo o Teu Espírito Santo em meu coração para que, a partir de hoje, eu me transforme na pessoa que tu desejas que eu seja.
Endireita os meus caminhos, Senhor. Escreve o meu nome no Livro da Vida e me faz um participante da Tua Herança Eterna.
Em Nome de Jesus, quebro todo o vínculo que eu tenho com as trevas para aceitar Jesus como Meu Único Senhor. Amém.”

Inserida por KamillaMoreira

Os Sentimentos São Uns Trem Doido: Poema Meio Fora do Normal 5


– Sonho ou Pesadelo? Macacos Me Mordam!


Acordei diferente, meio estranho, sei lá...
Olhei pro lado, CADÊ MEU SOFÁ??
Tentei me mexer, mas que agonia,
minhas pernas? Raízes. MINHA CABEÇA? FOLHARIA!


P**@ MERDA, VIREI UMA BANANEIRA!


Antes de surtar, tentei respirar,
mas aí percebi... NÃO TENHO NARIZ PRA PUXAR!
O desespero veio, a mente pirou,
e foi então que um macaquinho chegou...


Primeiro um, depois dois, depois um bando,
olhinho brilhando, já me analisando.
A barriga deles roncava bonito,
e eu, desesperado: "EI, PARÇA, NÃO SOU ALMOÇO, NÃO, RAPAZ!"


Mas quem disse que eles iam ouvir?
Um pulou na minha folha, começou a subir!
Outro cutucou uma banana madura,
e eu sentindo... MEU DEUS, ISSO É MINHA ALTURA?!


A ansiedade bateu: "Vish, deu ruim..."
o medo gritou: "Já era, filhão!"
E eu, plantado, sem poder correr,
vendo minha vida virar vitamina no chão.


Mas aí... PUF! ACORDEI SUANDO,
passei a mão no corpo, tava tudo normal.
Olhei pro lado, nenhum macaco, só meu travesseiro,
e um alívio imenso: "MEU DEUS, FOI SÓ UM PESADÊLO!"


Então fica a lição, pra nunca esquecer:
valorizem as bananas, mas sem fazer sofrer!

Os Sentimentos São Uns Trem Doido:Poema Meio Fora do Normal 4


– Quando o Caos Tava de Férias


Acordei no pique, pleno, radiante,
sol batendo, café fumegante.
Olhei no espelho, falei: "É hoje, bebê!",
e até o cabelo decidiu cooperar (milagre, amém!).


Fui pegar o busão, ele veio na hora,
sentei na janelinha, comecei bem agora!
Fone no ouvido, som na medida,
até a playlist parecia entendida.


Cheguei no trampo, chefe de bom humor,
até deu risada, olha que amor!
Trabalho fluindo, sem perrengue, sem treta,
me senti um gênio, tipo Einstein de caneta.


Na hora do almoço, promoção no rolê,
dobro de comida, e eu nem pedi!
O garçom piscou, "Hoje é teu dia!",
e eu só confirmei: "Verdade, sabia!"


A tarde passou sem dor de cabeça,
Wi-Fi bombando, nenhuma surpresa.
E na saída? O céu todo laranja,
aquele fim de tarde que até foto pede licença.


Cheguei em casa, chinelo no pé,
sorvete no pote, série na TV.
E foi aí que entendi, quase chorei:
"MEU DEUS, O UNIVERSO HOJE ME RESPEITOU!"


Então, é isso, às vezes dá ruim,
mas às vezes a vida resolve ajudar.
E quando isso rola, meu irmão,
tem que agradecer e aproveitar!

⁠eu tentei expressar meus sentimentos ,na tentativa de ti atigir , pra despertar em você o desejo de me encontrar nas pausas desta canção ,
A melodia leva cada impulso do que sinto ,
Do que sinto por você.
Nesta canção quero te trazer de volta pra mim .
Na esperança de nossa música ,nunca acabe que as notas sejam eternas em nós ,,,,dois.

Inserida por marcio_henrique_melo

A intolerância

Autor: Francisco José Gregório de Andrade
A intolerância prejudica o relacionamento das pessoas, impedindo uma convivência saudável. O intolerante não consegue viver em sociedade, pois é uma pessoa insuportável. Ao contrário da natureza que suporta as queimadas, as enchentes, os temporais, os seres humanos não sabem ser tolerantes com a vida, com o nosso semelhante, com o que acontece e não aceitam as diferenças, pois só eles são os donos da verdade. Tudo que incomodam os deixam irritados e intragáveis. Precisamos mudar esse cenário e para isso, temos que nos amar mais, sermos mais humildes, pacientes, serenos e perdoar mais. O problema é que queremos que todos baixem a cabeça diante de nós. Ficamos irritados quando nos deparamos com situações contrárias que tiram o nosso conforto. O caminho para a tolerância é você ser uma pessoa que sabe conviver com todos, que sabe perdoar, que sabe respeitar as individualidades, que sabe amar, que sabe reconhecer os seus erros, que sabe renunciar para ser feliz, que sabe contemplar o belo e que sabe conviver com pessoas que possam ajudá-lo a construir um mundo melhor. Portanto, a tolerância ajuda as pessoas a serem mais livres, felizes, maleáveis, amáveis e permitem a convivência sadia com todos. A partir de hoje abra a janela do seu coração para que o sol entre e ilumine o seu interior. Deixe entrar a felicidade, a esperança, o amor, a caridade, a liberdade e só permita que entrem pessoas impregnadas de amor, marcadas da fé em Deus, fazendo com que você mude e se transforme em uma pessoa feliz e querida por todos. Mude sua maneira de agir com as pessoas. Procure mudar sua linguagem. Se você quer ver tudo em harmonia e se sentir feliz, substitua seu jeito de abordar as pessoas e passe a ser uma pessoa tolerante com todos. Seja um ser iluminado que irradia luz para os necessitados, que não guarda mágoa e rancor em seu coração, que perdoa, que ora sempre, que age com serenidade e compreensão e que nunca perde a fé em Deus. Aproveite a vida, pois o nosso tempo aqui na terra é curto.

Inserida por grigasbar

Aproveite o tempo
Autor: Francisco José Gregório de Andrade
Tenha pressa em viver bem. Não desperdice o seu tempo deixando de fazer o que é importante em sua vida. Não deixe nada pra depois, pois amanhã será tarde. O tempo não está a sua disposição. Não espere para pedir perdão, para ser generoso, para dizer que ama, para ser humilde, para ser solidário, para fazer alguém feliz, para mudar o seu interior, para orar, para dar carinho, para pedir desculpa. Saia da plateia e vá para o palco. Faça o que tem que ser feito , não se demore. Procure sempre ocupar o seu tempo, seja no trabalho ou em casa, pois o maior risco da vida é não fazer nada. Nunca é tarde para mudar o rumo da sua vida. Procure aproveitar o tempo para fazer o melhor que puder para viver cada vez melhor. Procure ter tempo para sua família, para seus amigos. Procure compartilhar seus problemas, alegrias e vitórias. Procure aproveitar o tempo valorizando sua vida, amando a você mesmo. Não deixe para depois colocar em prática uma ideia salutar. Não espere. Não perca tempo. Você pode perdê-la. O tempo é precioso e não tem volta. Não perca as oportunidades da vida, elas estão ao seu redor. Aproveite o tempo para acertar o que precisa e até mesmo para recomeçar uma nova vida. Não fique depois arrependido por ver o tempo passar. Lute para que cada dia valha a pena e faça o melhor que possa, na certeza de construir uma vida melhor. Aproveite um pedaço de seu tempo para ficar com as pessoas queridas, porque elas não estarão aqui para sempre. Aproveite seu tempo para ouvir mais o seu interior. Aproveite seu tempo para calar-se diante das ofensas. Saiba aproveitar cada momento da sua vida, o amanhã poderá ser incerto. Aproveite o tempo procurando acertar. Levante-se quando cair e recomece, mesmo sabendo que a estrada é longa. Não perca o seu tempo se lamentando da vida, pois os maus dias lhe dão experiência e os bons lhe dão felicidade. Todos são necessários para que você possa crescer. Procure aprender com as quedas e, se precisar comece tudo de novo. Aproveite seu tempo ajudando as pessoas que estão ao seu redor a se sentirem mais confiantes e seguras. Saiba aproveitar o tempo, pois ele não volta. Aprenda a utilizá-lo da melhor maneira possível, a fim de melhorar sua saúde física, mental e espiritual. Aproveite o tempo alimentando pensamentos que o ajudem a enfrentar as dificuldades do dia a dia. Finalmente, aproveite o tempo festejando os bons momentos que a vida lhe proporciona. Mantenha acesa a esperança de viver bem, praticando diariamente a humildade, a bondade, a renúncia, o amor, a paz e a caridade.

Inserida por grigasbar

O pensamento positivo

Autor: Francisco José Gregório de Andrade

Não alimente sentimentos ruins para sua vida. É você quem decide o que quer sentir. Afaste do seu coração o rancor, a mágoa, o ressentimento, pois esses sentimentos fazem mal para sua saúde física, mental e espiritual. Procure mudar seus pensamentos, pois você é controlado pela sua maneira de pensar. Não armazene o que não presta em sua mente. Procure pensar apenas em coisas que o elevem, tirando do seu coração o desânimo, a desilusão e a falta de esperança. Alimente pensamentos que o ajudem a enfrentar as dificuldades do dia a dia. Lembre-se: seu estado de espírito é resultante do que você pensa e põe em prática. Devemos sempre buscar o belo em nossa mente e contemplar a arte de viver. O pensamento positivo tem o poder de traçar sua vida. Você é o que pensa o que come e o que realiza. Não alimente pensamentos negativos em sua mente. Não se concentre nas coisas que não têm valor nem serventia. Procure pensar positivamente. Nós nos transformamos naquilo que praticamos com frequência. Somos aquilo que pensamos, portanto pense positivamente. Os pensamentos negativos adoecem nosso corpo e nosso espírito. Tenha o hábito de pensar em coisas boas. Cuide de seus pensamentos, pois eles influenciam na sua vida. Pense grande e estará construindo uma vida cheia de esperança e realizações. O poder do pensamento positivo é imensurável e pode transformar sua vida, levando você a um caminho cheio de conquistas e realizações. Finalmente, comece a partir de hoje a pensar grande e construa um novo amanhã cheio de vitórias.

Inserida por grigasbar

O caminho do sucesso

Autor: Francisco José Gregório de Andrade

Você precisa dar valor às coisas simples da vida. O entusiasmo faz bem. Procure não levar problemas do trabalho ou qualquer outro para casa, pois seu sono é muito importante para que você comece seu dia com tranquilidade. Aprenda com as suas quedas e descubra que a vida é uma escola para quem sabe estudar e aprender com seus erros. Descubra em você o que precisa para ser feliz, pois o sucesso da vida depende de como enfrentamos as nossas dificuldades e sofrimentos. Comece a procurar seu verdadeiro caminho, mas não se esqueça de que você não pode agir com independência. Peça ajuda quando precisar. Não humilhe ninguém. Saiba trilhar seu caminho procurando acertar, pedindo ao Pai Celestial orientação em sua caminhada. Só tome um atalho na vida, se você conhecer o caminho. Ter curiosidade é salutar, desde que lhe acrescente algo de novo. Tome decisões sem emoções. Tenha objetivos na vida e procure colocá-los voltados para uma mesma direção, evitando conflito entre eles. Não queira fazer tudo ao mesmo tempo. Nunca deixe de acreditar em você, pois tudo vai melhorar. Sempre diga: eu sou capaz de fazer. Tudo depende de você, da sua vontade em querer acertar. Lute sempre para conquistar o bom e o melhor. Respeite as individualidades quando estiver lutando. Procure viver sem ter medo do amanhã. Procure aproveitar as chances que a vida oferece e aprenda com os acontecimentos a viver cada vez melhor. Diante das dificuldades, não desanime. Siga em frente. Aprenda com seus erros, pois na escola da vida só passa no exame quem estuda e aprende com os insucessos. Aprenda a transformar o fracasso em aprendizado. Diga a você mesmo que terá coragem para não deixar passar as oportunidades, que não perderá a chance de vencer. Supere os obstáculos e siga o seu caminho na certeza de dias melhores. Agradeça a Deus pelo seu sucesso, fruto de suas atitudes e de como você planeja sua vida. Não planeje metas as quais você não pode cumprir. Acorde o dia sorrindo, agradecendo a Deus por mais um amanhecer. Esteja sempre, na medida do possível, com sua mente voltada para as mudanças e possibilidades para uma vida melhor. Procure exercitar a prática da superação. Comece a superar a tristeza, a dor, a dúvida, o desânimo, o medo, a fraqueza, a escuridão, a derrota, o tédio, o choro e a ingratidão. Na vida, tudo tem sua hora, seu dia. Não se apresse, faça tudo com calma. Tenha em mente que o importante é você saber o que está fazendo, sem prejudicar ninguém. O sucesso chegará sem você sentir. Caminhe procurando acertar. Levante-se quando cair e recomece, mesmo sabendo que a estrada é longa. Finalmente, acredite em tudo que fizer e alcançará suas metas. Lembre-se: é preciso mudar nossos conceitos, atitudes e pensamentos, a fim de triunfarmos.

Inserida por grigasbar

Planeje sua vida

Autor: Francisco José Gregório de Andrade

Planeje o que você quer e aonde quer chegar. Abra em seu coração novas portas e confie em Deus. Trabalhe com pertinácia e obstinação. Conquiste seu espaço, lute por seus ideais. Não deixe que os problemas o dominem. Procure eliminá-los o quanto antes. Tenha paciência, perseverança, faça um planejamento e não tenha medo de segui-lo. Não tome iniciativa com base no que os outros pensam e dizem. Decida você mesmo àquilo que realmente importa. Procure, sempre, terminar o que começou. Isso é bom para a sua autoestima. Nunca é tarde para mudar o rumo da sua vida. Procure todos os dias fazer o melhor que puder para viver cada vez melhor. Procure tirar ensinamentos dos seus erros. Não fique de braços cruzados, esperando que a felicidade bata à sua porta. Decida você mesmo, tome iniciativa, procure mudar o rumo da sua vida. Tudo depende de você. Basta acreditar em você mesmo. Seja grande em suas atitudes e não tenha medo de viver bem. Aprenda a perdoar, não guarde ressentimentos de ninguém. Enfim, ame a você mesmo. Viva com os pés no chão. Viva a realidade, Procure ser o que você é sem se preocupar com os outros. Edifique sua vida aos poucos, tirando os ensinamentos necessários para uma vida melhor. Saiba viver com o pouco que tem. Não lute por coisas inúteis. Não se enfeitice pelo melhor. Valorize o pouco que tem. Dê valor ao amor em primeiro lugar. Precisamos de pouco para viver. Aprenda a viver com amor. Respire fundo e diga: a partir de hoje, não vou alimentar o sentimento de raiva, de rancor e de revolta dentro de meu coração. Procurarei aprender com as minhas quedas a respeitar mais o meu semelhante e a semear a concórdia e a esperança dentro de mim. Só assim, estarei transmitindo ao mundo um sentimento que fará bem a todos, fazendo minha parte para um mundo melhor. Não se esqueça de que você não vive só neste mundo e que suas prioridades não são as mesmas para o outro. Procure tornar o ambiente agradável para todos, relacionando-se bem, fazendo o melhor que puder. Procure agir com ética em tudo que fizer em sua vida. Aja como se ninguém o estivesse observando. Faça o que tem que fazer. Não fique na expectativa de que os outros batam palmas para você. Seja coerente com tudo que realizar. Não se preocupe com o que os outros vão falar de você. Procure tomar decisões acertadas e conscientes. Seja responsável e inteligente em tudo que fizer. Procure ser justo em suas atitudes. Adote a justiça como lema de sua vida. Use a imparcialidade em suas decisões e saiba reconhecer o que é certo e o que é errado. Procure fazer com que seu dia seja proveitoso. Deixe as preocupações de lado. Não perca tempo com mesquinharias, pois só trazem enfermidades. Finalmente, acredite no que você faz e estará entusiasmado para a vida.

Inserida por grigasbar

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp