Homem Especial
O sopro de Deus
O homem, conserta sorrisos, abre lacunas, fecha fendas, constrói rendas,
Rasga panos, remenda-os...
Derruba, levanta, voa no espaço, no chão caminha de pé, manca e quebra as costelas e ainda diz que não dói nas ancas...
Enfim,
A inteligência do homem não se discute.
Mas,
O sopro de Deus, é o sopro...
Quando ele sopra, provoca, reconstrói as biribócas....
Fecha covas e aí daquele que não o aprova..
Quando ele sopra, abre caminhos e ninguém os fecha.
Quando ele sopra, ele tranca e não há ninguém que descubra esse seu segredo..
Segredo de segurança, nos dado de graça como herança.....
Fica isso, como lembrança....
Autor: Ricardo Melo
O Poeta que Voa
Livre-Arbítrio Horizontal e Vertical
Muitos fatalistas e maniqueístas gospels, afirma que o homem não tem livre-arbítrio. Pura falta de conhecimento bíblico ou desonestidade teológica e histórica. Pois os pais da Igreja (Ortodoxia ou Tradição) sempre ensinaram sobre o livre-arbítrio e combateram sistematicamente os maniqueístas, gnósticos e fatalistas estoicos, que negavam o livre-arbítrio. Basta uma lida nos pais Ortodoxos (discípulos dos Apóstolos) e a verdade vem à tona.
Os fatalistas e maniqueístas gospels, até criaram um novo nome para o livre-arbítrio (livre-agência) numa tentativa pífia de tentar maquiar a heresia que eles ensinam, quando na realidade o livre-arbítrio e a livre-agência são a mesma coisa.
O que devemos entender é que na queda, o homem perdeu livre-arbítrio vertical (espiritual), aquele que diz respeito às questões sobrenaturais; mas permaneceu com o livre-Horizontal (natural, social ou psicológico), que diz respeito às coisas naturais do homem, do seu cotidiano, das escolhas que são feitas no dia a dia. Isso é facilmente provado nos textos que seguem a queda do homem, pois vemos Deus exigindo claramente que o homem seja responsável no seu agir: Gn 4.7; Dt 11.26-28; Dt 30.19-20; Js 24.15; Ne 9.26-28; Is 1.2-5, 16-20; Jr 8.4-7; Ez 33; Zc 1.3-4; Dn 4.27; 9.4-7; Ml 3.7.
Quanto ao livre-arbítrio espiritual, tanto os pais da igreja (Ortodoxia), Agostinho, Armínio é Wesley são unanimes em ensinar que esse livre-arbítrio está enfermo depois da queda, dependente completamente da Graça Divina. O livre-arbítrio espiritual não está destruído, mas enfermo; pois Jesus chama os pecadores de enfermos, doentes e mortos (Mt 8.18-22; Mt 9,12; Mc 2.17), e Paulo por analogia também chama de mortos (Ef 2.1; Rm 5.12), sendo apenas uma figura de linguagem, pois Cristo trata de enfermos ou doentes, ensinando assim que o livre-arbítrio está enfermo ou doente, portanto sendo necessário o auxílio da graça divina, que é sobrenatural ou espiritual.
Quanto às decisões psicológicas ou sociais, nosso livre-arbítrio está pleno, inteiro e vivo. Já para as decisões espirituais (vida eterna, reconciliação com Deus, etc...) esse livre-arbítrio está doente ou enfermo, requerendo os auxílios divinos (Graça preveniente).
Portanto, quando se diz que o homem não tem livre-arbítrio, está dizendo que o homem não pode fazer ou decidir sobre as coisas sobrenaturais ou espirituais, pela sua força natural ou vontade própria, pois o homem está inclinado para mal depois da queda. Tudo que é referente à dimensão sobrenatural ou espiritual requer um auxílio sobrenatural da Graça divina que nos capacita e nos põem estado de operação aos bens sobrenaturais.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
O homem é um nada que insiste em produzir-se naânsia de desfazer-se. O homem quer não ser-se. [...] O homem não quer ser o ser que é não-ser, sendo assim, ao homem o é ontológico o auto-desprezo.
O sentido da vida é a plenitude e todas as forças do Universo são favoráveis ao homem que vive sua Lenda Pessoal.
Dê ao homem toda a liberdade de ir e vir, mas limite seu espírito não lhe permitindo a liberdade de ser quem verdadeiramente é. Ali estará sua verdadeira prisão.
A vida sempre será um grande mistério, não importa a evolução do homem, sua capacidade de compreensão a cerca da realidade sempre será limitada.
- Teatro! Teatro! Teatro!
Não será o homem personagem
dele mesmo
e mesmo
ele mesmo
não sabendo de si mesmo
não sabendo dele
as falas, mas adquirindo as marcas
?
"Podemos perdoar uma criança com medo do escuro, mas a tragédia começa quando um homem começa a ter medo da luz"
O HOMEM DO MAR
O indolente navegante que veleja Além-Mar – Sol a pino
Nutre-se no vazio do tempo insolente e fugaz dos mares tênues
Sob o vento a seduzir as flâmulas.
Que aportam órfãs mães por seus amores
E suas viúvas a sonhar em solitários portos
Sobre o tremular das águas no sal de sua íris
Ah, insensato homem do mar!
Você só tem as águas salgadas do mar e o vento!
Que emana os eflúvios dos corpos sedentos daquelas que perecem solitárias
Aos portos incólumes destes mares glaucos.
Como pode um homem orar e ser feliz? Como pode um homem buscar por felicidade? A felicidade nele já está, cabe a ele não à buscar e sim permiti-la perpetuar.
Último domingo do ano de 2021. Cenário: o homem de meia idade, está realizando as mesmas coisas, preocupado com os mesmos boletos, fumando aquele cigarro barato, o jovem ainda está exausto da festa de Natal, pois bebeu demais e se desentendeu com a namorada, a mulher adulta e mãe, segue sua rotina de tentar organizar a casa e cuidar das crianças, que inclusive, estarão em casa amanhã, pois já estão de férias , a vovó e o vovô jogam uma partida de dominó, derrubando peças no chão, desarrumando a mesa, enquanto a neta adolescente está estressada porque não tem uma roupa nova para a festa de Reveillon. Já os casais, em geral, em sua maioria, empurram com a barriga, com o bigode e com o bico do sapato os seus problemas, brigas e desentendimentos , afinal, a festa de virada já está marcada e separar nessa época seria um transtorno. E assim, todos aguardam um 2022 melhor, sem fazer absolutamente NADA, deitados eternamente em berço esplêndido .
Deus presenteou a humanidade com a eternidade (Gn 2.17), mas o pecado do homem trouxe a morte (Rm 5.12).
Vivemos em um tempo em que o homem e incapaz de percebe o sofrimento do próximo. Nos fardamos de uma roupa espiritual mentirosa, onde quando apenas conseguimos lembrar do sofrimento alheio em uma oração e motivo de orgulho. Mas a oração sem ação só revela a inércia humana. Seja você um ajudador de seu irmão não apenas em oração e palavras. De o seu melhor.
Resumo da Ação da Graça de Deus
O homem não pode perseverar na fé apenas pelas forças de suas próprias potências naturais (Jo 15.5) — se não pela própria virtude da graça (Fl 2.13).
A graça da perseverança final é dom gratuito de Deus (Tg 1.17; Jo 3.27), pois é causada e mantida pelo poder de Deus (SI 37.24; Fp 1.6, Jo 10.28, 1º Pe 5.10), e é concedida pela ação contínua de Deus naqueles que não resistem (At 7.51) a atividade da graça. A graças futuras são iniciadas por Deus em razão apenas de sua misericórdia e bondade para aqueles que buscam a Deus (1º Cr 16.11), esperam em Deus (Os 12.6), por meio da oração (Rm 12.12; Ef 6.18), e permanecem na fé (At 14.22; Cl 1.23; 2º Tm 4.7), e se mantém firmes na esperança (Hb 3.6).
E, por conseguinte, todos os efeitos são produzidos — por e com — virtude dessa mesma graça; os efeitos são: A esperança (2ª Ts 2.16);
A fé (At 18.27);
A justificação (Rm 3.24; Tt 3.7);
E a salvação (At 15.11; Ef 2.5, 8).
A obra de Deus é completada nos santos por meio da graça (2º Ts 1.11-12), e o sucesso e o término da obra de Deus são atribuídos à graça (Zc 4.7).
Pense nisso e ótima semana!
Na Graça do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Nenhum homem tem tamanha ou tão firme prosperidade que duas ou três palavras não possam desalentá-la; e não há calamidade que as palavras certas não possam reparar
Lição do homem do futuro
Se eu pudesse voltar até o dia 28 de dezembro de 1981, eu faria tudo diferente, viveria cada minuto como se fosse o último, experimentaria comidas, conheceria lugares diferentes, pediria em namoro a pessoa amada mesmo sabendo de um possível não, mas é isso que nos tornam humanos, mas infelizmente não fiz nada disso, simplesmente esperei o tempo melhorar, mas de tanto esperar sentado, o tempo não melhorou, apenas passou, estou hoje aqui, no tão esperado futuro, decepcionado com minhas escolhas, arrependido de não ter vivido intensamente.
Só posso dizer uma coisa para vocês, vivem, porque o tempo é traiçoeiro e não espera ninguém.
Segurança é uma superstição. Ela não existe na natureza nem na forma que os filhos do homem a vivenciam. (...) Evitar o perigo não é o mais seguro do que se expor às intempéries. (...) Ou a vida é uma aventura cheia de ousadia ou não é nada.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- 54 frases de bom dia especial para acordar com o pé direito ☀️
- Frases para namorada que mostram o quanto ela é especial para você
- Você é especial para mim: frases que tocam o coração
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
- Mensagem para uma pessoa especial
- Mensagem para uma amiga especial
- Uma mensagem para alguém especial