Homem e Igual Lata uma Chuta a outra Cata

Cerca de 298068 frases e pensamentos: Homem e Igual Lata uma Chuta a outra Cata

Autonomia programada.

Vez ou outra sopra em minhas ideias um sussurro que de uns anos pra cá se torna cada vez mais insistente; ainda não chega a incomodar por não ter conquistado minhas convicções, mas está muito difícil de ignorá-lo. Questiono-me até quando vou resistir.

A partir desse ocorrido entendo o porquê de às vezes se preferir ficar na ignorância em certos assuntos. A ILUSÃO PODE POUPAR DURAS REALIDADES QUE O ESCLARECIMENTO TRAZ À LUZ.
Refiro-me a idéia defendida por um número crescente de estudiosos de várias ciências, independente de seus credos, sejam céticos ou nem tanto: A ideia de que a vida é efêmera, curta e sem significados tão sagrados que dão a ela. Que somos etapa de um processo em constante experimentação. Ou em outras palavras; cobaias da evolução ou de um processo maior onde evoluir é só um departamento. Mesmo não estando convicto, vale dar atenção a possibilidade; e se for mesmo?

Não vou mentir que uma faculdade na vida de qualquer ser humano seguramente indicará mil novas formas de pensar e muitas ideologias pra se aproximar ou mesmo adotar, contudo nessa matéria em questão uma faculdade de biologia coloca qualquer religioso em cheque. Mesmo depois de uma vida toda, nascido e criado dentro da doutrina evangélica como é o meu caso.

Esses dias lendo o livro – O gene egoísta - de Richard Dawkins, aquele sussurro q me referi anteriormente voltou a soprar e desta vez me levou a traçar um comparativo da maneira como eu pensava há dez anos atrás com minhas crenças inabaláveis e firmes como uma rocha, norteados pela religião, com o novo modo bem mais flexível que penso hoje sobre esses mesmos assuntos.

No livro o autor defende a teoria de que os genes estão por trás de tudo que existe não só formando os seres ou máquinas de sobrevivência, como denomina o autor, mas também ditando o modo como agem ao meu ponto de vista, uma espécie de programa que controla a “autonomia”. Para isso eles não precisam ter consciência.
Hei, Autonomia programada, ehehe! Bom título para um livro. Mas enquanto não escrevo um nesse sentido, vai servindo como título do fotolog mesmo.
Trazendo pro lado humano é como considerar o Amor, saudade, sofrimento, coisas que se sente ao longo da vida diversas vezes, sendo parte de um programa genético e instintivo para trabalharmos melhor a favor de uma micro ideia de replicação, de melhoria genética, de tentativas no caminho da única coisa que interessa pra evolução, a existência!

E surgem os questionamentos primeiros, e se devo prestar atenção a tudo isso, devo tbm me questionar sim, sobre o propósito da capacidade de raciocínio, a inteligência que nos deu tanta autonomia, tanta criatividade, capacidade de especular sobre a existência, porque não permanecemos simplesmente programados pra nascer, crescer, procriar, e morrer? Indagações e mais indagações.

Defendo que uma boa leitura sobre qualquer teoria deve ser feita o tempo todo acompanhada por indagações; ela será uma teoria convincente pra o seu intelecto somente se responder essas mesmas indagações, e assim conseguir gerar convicção ou pelo menos incomodá-lo sobre essa nova idéia.então aí vai:

Porque tivemos que descobrir o divórcio? Porque a adoção, o cuidado com os doentes crônicos e com os deficientes, os idosos, coisas que são tão incomuns na natureza!
Pra que tanto esforço?
Pra que pegar o ônibus lotado de manhã cedo, ficar sem o almoço, tirar o olhar do horizonte e colocar nos teclados, pra que? A nossa resposta está na ponta da língua- Realização pessoal, ser bem sucedido, ter dinheiro e viver bem. PEEEEEEEEEM!!! Resposta errada!

Alguns talvez digam - pra sobreviver - hum... Boa resposta! E a idéia é essa! Mas não é aquele tipo de sobrevivência comum de ter o pão de cada dia na mesa, e apesar de ser a condição de muitas pessoas ainda hoje, não é a condição da raça humana como um todo; a sobrevivência aqui é a da autonomia! Liberdade de se fazer o que quiser da própria vida... Ser dono do próprio nariz e gastar o próprio dinheiro da forma que bem entender,
Captar seus recursos energéticos e financeiros pra se deslocar por exemplo, mas seria em busca de comida? Ou pra poder ir visitar um amigo ou mesmo viajar pra um destino que se deseja? Pra escolher um campo fértil onde morar ou morar num grande centro urbano que sempre se almejou? Estarmos fora das leis naturais. E isso é fato quando olhamos pro interior dos nossos escritórios muito bem aclimatados e de encontro com o que está lá fora!

A idéia de sobreviver supracitada não descarta o sentido mais instintivo da sobrevivência, mas pelo contrário, se adiciona ao nosso repertório evolutivo juntamente com este preexistente; portanto, continuamos tendo que nos manter vivos o máximo de tempo possível para que se crie oportunidade de se duplicar várias vezes, se tenha tempo de interagir com o ambiente e sofrer mudanças. E é interessante que os melhores o façam, que os mais adaptados façam, pra q sua cópia seja melhor ainda e assim por diante...

Vejo da seguinte forma. Um projeto. Todos cobaias de um projeto ou de uma simples etapa do projeto. A vida (existência) um grande projeto (ou não). Mas para que? Ninguém sabe, obviamente; na verdade, o que ocorre de fato é que se sente fome e precisa-se ir até a geladeira pegar uma maçã; precisa-se dormir algumas horas diariamente, precisa-se despertar cedo pra pegar o banco sem fila, e etc., mas nada disso vai te marcar num cadastro astral de reconhecimento de responsabilidade ou vai te trazer algum mérito ou mesmo premiar você como “o ser do milênio de toda a galáxia”. Seja qual for sua postura e comportamento nessa terra nada fará diferença, vc vai passar pela existência e ponto; somente passar pela existência.

Percebo que dentro dessa visão sistemática onde os genes mantêm as regras, não há espaço ou qualquer interesse na existência do indivíduo como ser único, ou nas coisas boas que ele fez, na vida que levou, ou quem ele cativou. O interesse não está em você, vc não é o protagonista, nem sequer é o coadjuvante da superprodução. Apenas uma seringa descartável q depois de usada será pulverizada junto com todas as outras e desaparecerá sem deixar rastros, ou sabe-se lá o que!

É difícil aceitar; entender não. Mas isso é justificável demais... A autonomia que “conquistamos” dentro desse processo nos faz acreditar que somos especias; o raciocínio de viver cheio de objetivos nos faz crer nisso tbm e tudo isso só dificulta a aceitação ou mesmo compreensão da teoria. No nosso programa entre os modelos mais complexos e evoluídos (versão 2010, rsrsr), desenvolvemos um raciocínio que nos faz crer q não existe manipulação alguma. Engano!

A autonomia é algo que dentro da história evolutiva inteira pode representar apenas um novo programinha de um tipo de officer qualquer; apenas um passo a frente do que deu cor a visão ou pêlos ao corpo. Não nos vemos como parte de um processo; não, não. E nesse momento é muito melhor acreditarmos no que defendem a esmagadora maioria das religiões: um propósito para a vida! Seja esse propósito um arém cheio de mulheres no reino de Alá, ou um céu com ruas de ouro, ou uma ideia de que não morremos, mas voltamos em versões inéditas e mais impressionantes!
Mesmo escrevendo sobre isso não é fácil pra mim, e preferia mil vezes que o fim fosse de qualquer outra maneira mais bonita, o que também não deve ser descartado. É bom se sentir único e especial (particularmente adoro me sentir assim), ao invés de mais um item de teste ou de melhorias inacabáveis e eternamente inacabáveis.

Mas driblar algo assim é possível? Eis então uma esperança para essa resposta, mesmo que bem remota. Pense que o fato da autonomia ter acontecido no cenário da existência, causa no mínimo um incômodo e relutância em aceitar essa idéia tão simplista de que a vida é efêmera e descartável, e nos torna assim, uma ameaça a esse grande projeto, pois estamos dispostos a descobrir, mesmo que tão lentamente como são os passos da velha evolução mecanismos que driblem essa armadilha.
Ai, ai, o que vou conseguir discutindo sobre isso?
...talvez seja melhor me iludir ou fingir que estou ignorante sobre esse tema, e continuar achando tudo lindo e poético, cheio de sentidos e sentimentos. No fundo sei que é tarde pra isso, mas fica um bom conselho aos ignorantes por opção... Mantenha-se iludido.

Será que essa ideia tbm é parte do programa?

Inserida por landeira

Não vejo "graça nenhuma" numa mulher que não vê "graça nenhuma" em nenhuma outra mulher.

Inserida por demetriosena

Os Amantes

Eis-me de novo adolescente. Triste
vivo outra vez amor e solidão.
Canto em segredo palpitar macio
de pétala ou de asa abandonada.

Outro amor em silêncio e na incerteza
oprime o coração desalentado.
Ó lentidão dos dias brancos quando
a angústia os deseja breves como um sonho.

Insidioso amor em minha vida
reverte o tempo para o desespero,
a inquietação da adolescência

e o pensamento me tortura, prende
como se anunca houvesse outro consolo
que não é mais de amor. Porém de morte.

Inserida por lucijordan

Cada dia
Cada ano
Cada vez mais percebo
que a alegria vem de dentro
e que não depende de outra pessoa
mas,
uma pessoa feliz
contagia todas as outras que estão a sua volta.

Inserida por mateusmfalcao

amanhã isso pode mudar. amanhã eu serei outra. amanhã eu acordarei outra vez. quem sabe amanhã eu seja melhor. quem sabe amanhã tudo volte a funcionar. amanhã eu serei capaz e então poderei definir quem eu sou, de verdade.

Inserida por mariana15

metade de mim quer deixa-lá ir
a outra sonha com o dia da sua volta;
metade de mim quer calar
e a outra gritar seu nome;
metade de mim quer esquecer
e a outra sorri e chora ao mesmo tempo ao lembrar;
metade de mim te responde nao
a outra diz sim, sim e sim;
metade de mim ouve rock
a outra só pagode;
metade de mim conta os dias pra te esquecer
e a outra pra te ver;
metade de mim sorri
e a outra chora constantemente;
metade do meu coração tá se concertando
e a outra se definha segundo a segundo;
por que metade de mim enfrentou o mundo
e a outra sentiu medo;
por que metade de mim apagou seu numero da agenda
e a outra gravou no pensamento;
por que metade de mim te arranca da alma
e a outra te tatua no coração;
pro que metade de mim rasgou tuas cartas
e a outra engole cada palavra sua;
por que metade de mim te despreza
e a outra diz PRECISO DE VOCÊ;
por que metade de mim é você
e a outra também.

Inserida por stetchura

Pensando bem to pensando de outra forma/da forma que to pensando/nem me lembro de quando comecei a pensar/
mas lembro que to pensando da forma/ até que esqueci de pensar.

Inserida por giancarlo

O tempo leva o seu tempo a descobrir o amor, a outra cara-metade. Quando esbarra com ele, alguém sem caráter, tira-nos o tapete debaixo e mata a possibilidade de sermos felizes com o amor, que está em nós e para mim insiste em não voltar. Ao ficar sem o amor a ferida abre e dificilmente se consegue curar.

Inserida por jazinto

Não tente ser outra pessoa para alguém, porque se essa pessoa não o ama do jeito que você é, essa pessoa não te merece.

Inserida por EduardoMaia

"Os homens têm autoridade sobre as mulheres porque Alá fez um superior à outra."

Inserida por Yan.

Outra vez a nossa história
Começou não tem mais volta
Vou fazer o mundo inteiro
Entender que eu amo você
Pouco a pouco a gente viu que não deu pra evitar
Por que não então a gente se amar

Se aconteceu
Não vou duvidar
Do meu coração
Que se encantou
Com o seu jeito de me olhar

Mais de uma vez
Você me mostrou
Que entre nós
Existe amor

Eu já sei que agora
Tanto amor não vai embora
No coração um sentimento
Faz saber que eu amo você
Pouco a pouco a gente viu que não deu pra evitar
Por que não então a gente se amar

Olha essa paixão
Já me incendiou
Quero te amar
Sem explicação
É sempre assim o amor
E quando vem faz a gente se entregar

Inserida por 2403Thais

Olhe para sua alma
Eu quase me perdi
Tentando ser outra pessoa
A minha vida inteira eu tenho jogado
Tive de sair de mim mesmo e parece
Que a vida não é real quando você está em um sonho
Manter sua cabeça e fazer uma tentativa
Para viver você deve quase morrer
Desistir da necessidade de dizer "eu"
Procure em sua alma a resposta
Olhe para sua alma
Tantas pessoas vêm e vão
Tendo a necessidade de se identificarem
Todos nós queremos ficar satisfeitos
Poucas pessoas se preocupam
Em viver uma vida que não leva a lugar nenhum
Ninguém perde tempo em tentar

Inserida por gisele28

DO AMOR E A VIDA
Amar a vida implica-me a não desejar outra melhor que ela. Amá-la com suas dores e imperfeiçoes... com suas leis imutáveis. Amá-la quando a angústia me fizer pensá-la longa demais; amá-la quando a alegria esta emoção indizível, me fizer pensá-la contida de tão ingrata brevidade e não me permitir ficar um pouco mais.

Inserida por Hunaldo

-> *Agora é hora de dizer q hoje eu txi AMO naum vou negar q outra pessoa ñ servirá.. tem q ser vC !

Inserida por nathyalves

Tudo é nada pintado de outra cor, mas que se pintado de transparente será vivido sem error.

Inserida por thiagoteruel

Quem acredita em sonhos impossíveis
não merece ser chamado de outra coisa que não seja
idiota

(sim eu faço parte deste grupo)

Inserida por Le.ticia

Tem hora que eu digo que amo, porque amo!
Outra hora, eu digo que amo, porque me amas!
De toda sorte, amo! Afinal, é no amor que realizo a minha missão divina, os desejos do meu coração e o meu melhor sonho, que é te amar.(josé valdir pereira)

Inserida por josevaldirpereira

“Toda segunda oportunidade é sempre outra primeira”

Jaak Bosmans

Inserida por JaakBosmans

' A liberdade atual da mulher permite que ela vá em busca de outra grande conquista: a indepedência financeira.A mulher inteligente tem necessidade de independência financeira como básico para uma vida feliz e independente.Ninguém é independente se não for financeiramente independente. A indepemdência evita que não se sofra dominação, manipulação, exploração, nem do companheiro , nem da sociedade."

Inserida por yedamsm

ÃOS.
MAÕS QUE PEGAM
MÃOS QUE ABENÇOAM
QUE DÃO ADEUS
QUE APERTA
OUTRA MÃO
NUM GESTO
DE PERDÃO..

MAÕS QUE ESCREVEM
ABSORVENDO ALGUÉM
ESSAS MESMAS MÃOS
ASSINAM UM PAPEL
CONDENANDO TAMBÉM.

MÃOS QUE AJUDAM
AO FETO NASCER
QUE AJUDA-OS CRESCER
QUE CUIDA AO ENVELHECER
MÃOS QUE ACARECIA NA DOR
QUE AFAGAM UM ROSTO
NO SEU SEMBLANTE DE AMOR.

MAÕS QUE MATAM
QUE MALTRATAM
MÃOS QUE FAZ O BEM E O MAL
SEJA PRETA, BRANCA OU AMARELA
NÃO IMPORTA SUA COR


MAÕS DE GENTE QUE GEME
QUE EMPALIDECE E TREME
QUANDO ALGUÉM AS ESTENDEM
PEDINDO PERDÃO
NUM GESTO DE AMOR.
SEM QUE NINGUÉM LHES DER ATENÇÃO.


MAÕS QUE NA GUERRA
SEGURA UM FUZIL
MESMO QUE TREMULA
SEM NENHUM CONTROLE
DISPARA O GATILHO
OUVE-SE UM GRITO
POR ESSAS MESMAS MAÕS
ACABA DE MATAR UM IRMÃO

Inserida por monteiroeulina