História
“Quando a Bíblia é lida sem gênero, contexto e história, o texto deixa de revelar Deus e passa a refletir apenas o leitor.”
"Existem momentos na história que são janelas: o que vemos através delas não é apenas o amanhã, mas o fim de todas as coisas."
"A história não é um círculo sem fim, mas uma sinfonia que caminha, nota por nota, para o seu acorde final."
"No silêncio da criação e no estrondo da história, a Bíblia não defende a Deus; ela O revela como o fôlego constante que mantém o universo de pé."
"É uma soberba intelectual perigosa achar que toda a história da Igreja, os mártires e os maiores estudiosos do passado estavam cegos, e que a verdade espiritual só foi descoberta agora por perfis especulativos na internet."
"Se a sua teologia precisa de um livro rejeitado pela história para fazer sentido, talvez o problema esteja na sua teologia, não na história."
A cada passo você pode escolher viver de uma nova maneira, construir uma nova história. Ainda que você acredite que está preso a velhas coisas, não está! Está é apenas sua mente te mantendo dentro dos limites conhecidos para alimentar velhos padrões. Mudar é um ato de revolução interna, é perceber que você sempre teve dentro de si mesmo as chaves da liberdade e aprender a usa-las.
Quem conta a história direitinho é o tempo.
Não o homem, com suas versões apressadas,
nem a memória, que borda ausências em seda.
O tempo, apenas ele, arquivista do invisível,
recolhe cada gesto que a pressa não viu,
cada silêncio que falou mais alto que os discursos.
E quando as cortinas dos anos se abrem,
a verdade entra sem pedir licença.
Uma das ideias mais falsas que atravessam o discurso de Lula é a de que seu governo e sua história implicam combate aos ricos.
Romance: narrativa de uma história que não aconteceu, poderia ter acontecido, não acontecerá e que, se for bem contada, será interpretada como mais acontecida do que muito acontecimento.
Seria possível contar a história das forças armadas no Brasil como a história dos golpes de Estado fracassados ou bem-sucedidos.
A história acontece aos poucos, lentamente. Ao percebemos as transformações que aconteceram no mundo, ficamos abismados com tantas mudanças que não tínhamos notado, apenas nos acostumamos a elas.
É triste mas, infelizmente, é verdade que os homens não aprenderam a lição da História.
Os fatos, as palavras da história da minha vida, são apenas repetições sem sentido quando percebidos isoladamente. O tempo é uma narração, uma sequência, que só pode ser apreciada no seu conjunto. A montagem desta consciência é falha porque eu fui aprendendo a construí-la enquanto a fazia. As repetições são ilusórias, e eu posso, com elas, a aprender a não me enganar.
