Hipocrisia

Cerca de 2745 frases e pensamentos: Hipocrisia

(Inspirado na Ilha das flores de Jorge Furtado)

Somos todos iguais
José Carlos era médico e atendia seus pacientes no centro da cidade. Genilson era baleiro e vendia sua mercadoria em uma barraca na frente da portaria do mesmo prédio em que o doutor tinha consultório.
Os dois homens cumprimentavam-se todos os dias e às vezes o médico parava para comprar algumas balas e conversar um pouco.

O vendedor tinha um filho com problemas de saúde e pediu ajuda ao doutor, que o mandou levá-lo ao seu consultório, onde que daria uma olhada sem custo. O homem, emocionado, tentou beijar as mãos de José Carlos que recuou dizendo que não havia necessidade de agradecimentos, que era médico por vocação, honrava o juramento de Hipócrates e que para ele todos eram iguais. Genilson, não entendeu bem, mas ficou feliz.

O médico saía pela porta dos fundos todas as vezes que a secretária informava que o vendedor o estava esperando com o filho, mandando que dissesse para voltar outro dia.

Hipócrates foi um médico grego que viveu antes de Cristo e foi considerado o pai da medicina ocidental. Acredita-se que o juramento tenha sido escrito pelo próprio Hipócrates ou por um de seus alunos e é feito pelos médicos, tradicionalmente na ocasião da formatura, onde juram exercer a medicina de forma honesta e que o bem-estar do doente estará sempre em primeiro lugar.

O vendedor não desistiu de levar seu filho ao consultório e um dia foi finalmente atendido. O doutor o examinou, fez umas perguntas e doou algumas amostras de medicamentos vencidos, que estavam separadas para serem descartadas. O baleiro não se importou com a data de validade dos remédios. Sentiu-se muito grato e no dia seguinte, pela manhã, voltou para deixar de presente um pacote da melhor bala que tinha em sua barraca como agradecimento.

Remédios fora da validade podem não ter efeito ou fazer mal à saúde causando danos piores que os da doença original. Não devem ser consumidos em hipótese alguma por ninguém.

Os remédios considerados pelo médico como inapropriados para os clientes que frequentavam seu consultório foram colocados à disposição do filho do vendedor de balas. Um médico é o profissional que cuida da saúde das pessoas e que, para tanto, precisa jurar exercer a medicina de forma honesta e tratar todos os seus pacientes de forma igual.

O que diferenciava o baleiro e seu filho dos outros clientes era o fato de não possuírem dinheiro. E o que os diferenciava do médico era acreditarem que ele tratava a todos como iguais.

Bia Tannuri

Inserida por BiaTannuri

⁠⁠O mundo é injusto e a sociedade é hipócrita e corrupta.
Partindo desse pressuposto, somente os espertos se sobressaem nesse eterno jogo de interesses das relações sociais.
Dignidade, moral e honestidade não se aplicam, apenas se servirem como máscara social para algum interesse, pois a sociedade premia aqueles que fingem melhor possuir virtudes que não as possuem verdadeiramente.

Inserida por vanquel

⁠Cada qual comete os pecados que condena.

Inserida por bibizila

"⁠Podem me chamar de chato, eu não me importo, prefiro ser um chato sincero, do que ser um falso e hipócrita.

Inserida por bluesmanmouth

⁠O atrativo para o conhecimento só perde o seu valor se for conduzido pelo o sentimento hipócrita e soberbo.

Inserida por IrairPaesLandim

⁠A fé é um método miseravelmente falho, corrompido e irracional na busca de obter desejos e anseios, mediante ilusões platônicas. A realidade a destroça e mostra que esse método não funciona, afinal de que adianta possuir fé enquanto é um eterno dependente do conhecimento científico, é pura hipocrisia. Se isso que digo é uma falácia, faça um teste, na hora de uma emergência, não ligue para a polícia ou não vá para um hospital, siga para igreja para usar o seu método da fé, se você recorre ao conhecimento do homem e corre para o hospital, então sua fé não vale nada, fica nítido que é uma ilusão vã, que não muda nada, independente de ter ela ou não.

Inserida por HeliezerdeSouza

⁠O bem que você fez geralmente só será lembrado quando precisarem de você outra vez.
É assim que agem os hipócritas.

Inserida por Antonioluizserra

⁠Na frente das câmeras, a máscara de oprimido. Nos bastidores, a face do opressor.

Inserida por RuanVieira999

⁠"Às pessoas, só defende uma causa na sociedade, em dois conceito."
- Primeiro, na hipocrisia.
- Segundo, no interesse próprio.

Inserida por ojacksonaragao

⁠Cada cego enxerga sua própria escuridão.

Inserida por nyllmergello

A verdade é sonsa e surpreendente. É como o vento entrando pela janela refrescando a casa, depois de já ter guiado o velejador soprando forte, então para descansar, reduz a intensidade e; apenas bagunça os papéis que você organizou tão bonitinho na mesa do escritório.

Inserida por SergioJunior79

⁠Cansaço das desilusões que reaparecem dia após dia e me perseguem em looping eterno, cansaço das pessoas e as hipocrisias que elas trazem consigo, é cansaço da vida, cansaço de viver, acho que pra mim já deu isso tudo aqui...

Inserida por elainemorais86

⁠Ridículo como as pessoas afirmam fazer coisas que não são capazes!

Inserida por EliArtFashion

As pessoas te colocam em situações que não sobrevivem se você as coloca.
Alguns são especialistas em agir como não querem que ajamos com eles.

Inserida por andressacsfr

Hipócritas religiosos são aqueles que se escandalizam com pequenos pecados nos outros enquanto acariciam grandes pecados no coração.

Inserida por matheusmorenuu

⁠Temos o direito de criticar qualquer linha de pensamento político, assim como devo aceitar críticas do mesmo nível ao meu ponto de vista, desde que não seja críticas destrutivas. O que não pode ocorrer, é o desrespeito com quem pensa diferente!
Se você critica, então aceite ser criticado!
Se você critica e não aceita ser criticado, me desculpe, mas você é prepotente, arrogante e hipócrita!

(DVS)

Inserida por daniel3808

⁠Precisamos nos reconstruir de alguma forma.

Que vida é essa. O que está se passando com todos. Pra onde vamos. Que tempos são estes que nos envergonham e nos fazem a cada dia ficar mais triste. Estamos enveredando por caminhos que nos mesmos escolhemos e vamos arcar com as consequências.

Estamos vivendo uma época de desamor, de desagregação dos valores mais sublimes da vida que nos foi dada. Tempos de verdades que não são, tempos de mentiras que se tornam verdades. Tempos de redes sociais frias e muitas vezes injustas e destruidoras, onde muitos se acham acima de qualquer coisa. O que vale são likes e curtidas, pouco importando com o que podem causar com o que foi postado. Perdemos o contato humano, perdemos a conversa franca e cara a cara, mesmo que havendo discordância sempre havia respeito.

A telinha virou necessidade, item de sobrevivência. Pouco importando o que vai sair dela, bom ou mal, tudo faz parte e garante a diversão mórbida de muitas vezes arrasar com alguém. Triste constatação de um mundo frio e calculista que não se importa com a vida, mas garante a todo tempo o divertimento das massas.

Divertimento de achar que o sofrimento de alguém precisa ser compartilhado e ainda estimulado. Quanto pior melhor. Caminhamos por uma linha muito tênue entre o bem e o mal, assusta e ao mesmo tempo adverte das consequências, mas poucos compreendem sobre isto. O circo e o pão apenas mudaram de formato, o público ainda quer sangue e sofrimento e por incrível que pareça, fazem disto seu divertimento.

O que dizer dos tais grupos ou redes de amigos, onde de amizade não tem nada, provocações, palavras agressivas, todos de uma forma ou outra se destratando. Muitos se dizem do bem e corretos, mas destilam veneno ao serem questionados. A certeza de que “minha opinião que é a certa” senão concorda te excluo. Que lindo não é mesmo...? Nos dias atuais muitos tem isto como civilidade, apreço, empatia. Ou seja, hipocrisia da pior espécie e grau.
Querem, desejam, esperam ser valorizados e endeusados por coisas sem valor, fúteis e banais, se isto se chama evolução, alguma coisa está errada na forma e na concepção. Realmente são tempos estranhos.
Felicidade passageira e sem sentido, heróis do nada e para nada, egos inflados e voltados para si mesmo. Todos viraram guerreiros das coisas sem valor retrato de uma sociedade doente e carcomida de valores e objetivos.

Uma sociedade sem valores, sem referência e principalmente sem Deus, sabemos que ela sucumbe, a história já nos ensinou que somos e precisamos de referência para nos espelharmos e crescer. O grande problema é em que ou em quem vai ser este espelho.

Precisamos nos reconstruir de alguma forma como pessoas descentes e com valores, para que toda está realidade mude. Se cada um de nós passar a ter como premissa uma atitude diferente e com compromisso com a verdade, este mundo muda.

Não tente mudar o mundo sem ver que você mesmo precisa ser mudado.
Impossível...? Não. Difícil e com muita luta? Sim. Mas vale a pena no final. Simples né...

Inserida por marcelo-martins

O arrependimento verdadeiro levará o homem a suportar ele mesmo sua culpa e reconhecê-la sem engano nem hipocrisia.

Ellen G. White
Caminho a Cristo (2007).
Inserida por usuario1010036

⁠⁠A mentira é uma projeção falsa ou distorcida do indivíduo com interesse de ser alguém que não é ou de trapacear, isso não se encara,.para ser honesto, como uma mera desculpa, algum ponto de vista, ou alguma hipocrisia que vislumbre de forma simples, um bom intento a ser alcançado.Apesar disso, é terrível dizer a verdade a alguém que não merece escutá-la.

Inserida por goodcurtes

⁠Vamos valorizar a vida.

Somos senhores de nossa vida, ou pelo menos pensamos que somos, na verdade não mandamos nem no dia de hoje, no futuro então... Doce ilusão de que temos controle.

Estamos num barco que não temos a menor ideia de onde veio e pra onde vai. Do timão, da direção, estamos longe, nada sabemos como conduzir e nem que caminho devemos tomar. Estamos ao sabor de vento seja bom ou não. E muitas vezes parados por falta dele. Mas nos julgamos os senhores do pedaço, bom pensar que somos os caras kkkkk...

Aproveite a viajem, porque ela é única, ela não permite você se rebelar, quer descer antes?

Pense bem, porque as consequências não serão boas com certeza. Estamos nela para sermos as vezes o protagonista, as vezes coadjuvantes, as vezes nem relacionados para as fotos. Mas estamos nela.

Muita hipocrisia, pouca humildade e muito menos responsabilidade é o que faltam a muitos para compreenderem o verdadeiro significado de estar vivo. A grandeza do grande presente que recebemos, sua importância perante nosso crescimento como ser humano e como espirito, como um ser de luz que somos, embora muitos sejam a escuridão na sua própria existência e nas dos outros.

Jogamos nossa vida no lixo com vícios, com comportamentos e atitudes que não somente destroem e corrompem nosso corpo, mas principalmente nossa alma, nossa essência verdadeira que pouco sabemos e não atentamos para isso.

Preferimos nos destruir de diversas maneiras e não conseguimos ou na verdade nem queremos saber do verdadeiro motivo a nos desconhecido de nossa passagem por este mundo.

Vamos valorizar a vida. A nossa vida, conscientize-se de que somos falhos sim, mas estamos aqui para aprender e fazer jus ao que nos foi dado. Tenha amor próprio, tenha cuidado com seu corpo, físico e espiritual, entenda que faz parte de um todo e que se está aqui é importante e que não jogue fora uma dádiva tão grande que lhe foi concedida.

Inserida por marcelo-martins