Frases de Hermann Hesse

Cerca de 188 frases de Hermann Hesse

A parte de minha vida que tive de arrancar às potências sombrias ofereci-a em sacrifício aos poderes luminosos. Meu fim não era o prazer, mas a pureza; não a felicidade, mas a espiritualidade e a beleza.
(Demian)

Quando odiamos um homem, odiamos nele algo que trazemos em nós mesmos. Também o que não está em nós nos deixa indiferentes.
(Demian)

As coisas que vemos são as mesmas que temos dentro de nós.
(Demian)

O verdadeiro ofício de cada um era apenas chegar até si mesmo. Depois, podia acabar poeta ou louco, profeta ou criminoso.

(Demian)

O amor não deve pedir, tampouco exigir. Há de ter a força de chegar em si mesmo à certeza e então passa a atrair em vez de ser atraído.
(Demian)

Viver e ousar ser.

A vida de todo ser humano é um caminho em direção a si mesmo, a tentativa de um caminho, o seguir de um simples rastro. (Demian)

Todas as crianças, enquanto ainda vivem o mistério, têm sempre a alma focada nas únicas coisas importantes: nelas mesmas e na secreta conjunção com o mundo que as rodeia.

O que possuímos não é visto, e muitas vezes não estamos conscientes disso.

A VERDADE SE VIVE, NÃO SE ENSINA.

O conhecimento intelectual é apenas um papel. Só transmite confiança aquele que sabe do que fala.

A liberdade e o humor não causariam nenhum dano à educação.

Uma meta alcançada não é uma meta.

Toda cultura nasce da introspecção.

Às vezes os inimigos são mais úteis que os amigos, pois os moinhos não giram sem vento.

Sempre acreditei, e ainda acredito, que qualquer que seja a sorte que surja em nosso caminho, boa ou má, sempre podemos dar-lhe significado e transformá-la em algo de valor.

Inserida por pensador

Os ideais serão algo que se possa alcançar? Viveremos para acabar com a morte? Não, vivemos para temê-la e também para amá-la, e precisamente por causa da morte é que nossa vida vez por outra resplandece tão radiosa num breve instante.

Inserida por Filigranas

O brando é mais forte que o duro; a água, mais forte que a rocha;
o amor, mais forte que a violência.

(Extraído do livro em PDF: Hermann Hesse para desorientados [recurso eletrônico] / Allan Percy; [tradução Michelle Strzoda]. Rio de Janeiro: Sextante, 2013.)

Inserida por portalraizes

Eu fui e ainda sou um explorador, mas deixei questionar estrelas e livros. Comecei a ouvir os ensinamentos que meu sangue me sussurra.

Inserida por pensador

Quando odiamos alguém, odiamos em sua imagem algo que está dentro de nós.

Inserida por AdagioseAforismos