Frases de Hermann Hesse

Cerca de 188 frases de Hermann Hesse

Se podemos fazer um homem feliz e sereno, então devemos fazê-lo em todo caso, quer ele nos peça ou não.
(O jogo das contas de vidro)

O dia de hoje nunca voltará, e a quem se negar a comer, beber, tocar e cheirar, isso não voltará a ser oferecido por toda a eternidade.

Sempre é bom termos consciência de que dentro de nós há alguém que tudo sabe... (Demian)

"Só é capaz de se comportar com delicadeza quem tem necessidade dessa delicadeza."

Solidão é como independência; eu a havia desejado e conquistado no decorrer de longos anos. Ficava fria, ah, sim, mas também quieta, maravilhosamente quieta e grande como o espaço frio e silencioso no qual giram as estrelas.” (O Lobo da Estepe)

A maioria das pessoas vive também em sonhos, mas não nos próprios, e aí é que está a diferença.
(Demian)

Todo homem é uno quanto ao corpo, mas não quanto à alma.


(O Lobo da Estepe)

Não creio ser um homem que saiba. Tenho sido sempre um homem que busca.

Quando tememos alguém, concedemos a esse alguém poder sobre nós.

A felicidade é um como, não um quê. É um talento, não um objeto.

Não creio que se possam considerar homens todos esses bípedes que caminham pelas ruas, simplesmente porque andam eretos ou levem nove meses para vir à luz. Sabes muito bem que muitos deles não passam de peixes ou de ovelhas, vermes ou sanguessugas, formigas ou vespas.
(Demian)

Uma vida fácil, um amor fácil, uma morte fácil – tais coisas não eram para mim.

Hermann Hesse
O lobo da estepe. Rio de Janeiro: Record, 2020.

Todo livro que lemos faz oscilar nossa bússola interior; todo espírito alheio nos mostra de que pontos diferentes podemos contemplar o mundo.

Solidão é o modo que o destino encontra para levar o homem a si mesmo.

A pessoa se esquece de julgar e criticar os outros quando está cheia de dúvidas sobre si mesma.

Desses acontecimentos, que ninguém percebe, é que se nutre a linha axial interna de nosso destino. A falha, a rachadura se fecham mais tarde; podem cicatrizar e cair no esquecimento; mas em nossa câmara secreta mais recôndita nunca cessam de sangrar. (Demian)

Todos os homens buscavam a liberdade e a felicidade num ponto qualquer do passado, só de medo de ver erguer-se diante deles a visão da responsabilidade própria e da própria trajetória.

Nunca se chega ao porto. Mas quando duas rotas amigas coincidem, o mundo inteiro então nos parece o anelado porto. (Demian)

Nós somos Sol e Lua, querido amigo, nós somos o mar e a terra. Não é o nosso propósito o de nos tornarmos um ao outro, mas sim o de reconhecer um ao outro, aprender a ver o outro e homenageá-lo pelo que ele é: cada um é o oposto e o complemento.

Evoque o passado, evoque o futuro: ambos estão em você. Até hoje você foi escravo do seu interior. Aprenda a ser o seu senhor. Isto é magia.