Grandes poesias sobre Vida
Em nossa vida,
Ninguém chega por acaso...
Deus une propósitos,
E num tempo, por Ele já marcado,
Convivemos, nesse propósito
Por um tempo determinado...
Vem…
não como quem passa,
mas como quem fica.
Vem fazer da minha vida o teu abrigo,
onde teus medos descansem
e teus sonhos acordem.
Que meus braços aprendam o desenho do teu corpo,
e meus beijos saibam pronunciar o teu nome
sem precisar de voz.
Vem correndo para o que é simples e eterno,
vem de mãos dadas com o agora,
porque quando a lua nos encontra,
ela sabe: somos dois feitos de um só sentir.
Se o vento tentar nos separar,
que ele apenas leve a certeza
de que amor não é caminho…
é destino.
Quando tudo parece ruir
E a vida nos vira do avesso
Eu seguro firme em nós
Porque amor não é só começo - Frase da música Mais Forte Que o Fim do dj gato amarelo
Não pense que repetir o ciclo de sumir e reaparecer na minha vida vai me fazer sentir saudade. Para começar, eu não sinto saudade de quem escolhe a ausência.
Sou alguém de demonstração constante de interesse, não por carência, mas porque não gosto que me vejam como insensível. Quando gosto, demonstro — e demonstro de forma clara.
Respeito o seu espaço e cuido da maneira como você se mostra, justamente para que a minha interpretação nunca seja injusta ou equivocada.
Às vezes a vida silencia
E a gente pensa que perdeu
Mas há promessas escondidas
Que só o tempo revelou - Frase da música Tempo de Deus do dj gato amarelo
A vida anda, a dor roda, a alegria volta, a dor vai e
Deus as vezes me dá a impressão, que o céu é aqui mesmo
tal a paz que se faz.
O Que Me Faltou
A vida passou diante dos meus olhos
como um trem que nunca esperei pegar.
Eu estava ocupada demais
cuidando, sustentando, sendo porto
para todos que precisavam ancorar.
Disseram que vivi plenamente,
que fiz o que quis,
que eu devia ser grata.
Mas ninguém viu
o silêncio que ficou em mim
quando o aplauso acabou.
Há um cansaço que não vem do corpo,
vem da alma que sempre se doou
e raramente foi escolhida.
Um vazio sem nome,
essa falta que não grita,
mas dói.
Nunca me senti amada —
não de verdade.
Sempre havia uma explicação,
um motivo justo,
uma história bem contada
para a ausência do afeto.
E eu segui.
Mesmo faltando.
Mesmo tentando entender.
Mesmo sorrindo para não incomodar.
Sigo…
com essa coragem silenciosa
de quem aprendeu a viver
sem receber o que mais desejava:
um amor que ficasse.
— Zeni Muniz
A dança mortal se inicia silenciosa, como um sussurro que fere.
Cada passo arranca pedaços de vida, cada giro desprende carnes do existir.
Lágrimas se congelam no ar, afiadas como lâminas que dilaceram a alma.
A vergonha, oculta nas sombras, apodrece devagar tudo o que ainda pulsa.
E o tempo tardio e veloz apaga o espaço, deixando apenas ecos perdidos entre palavrões que se perguntam:
“Por quê? Por quê?”
No horizonte, uma criança observa atenta a cena.
A estátua no alto do monte, outrora símbolo de glória, agora representa o fim dos tempos.
Ela cai não com estrondo, mas com um suspiro e arrasta consigo a elite.
No colapso, um novo tempo se abre.
Novos líderes nascem do caos, e até o extermínio se torna semente.
Porque ali, naquele mesmo monte, surge um vestígio…
Pequeno, quase imperceptível
Mas suficiente para lembrar que até a mais cruel das danças era, no fundo, apenas o recomeço.
O Roteiro da Alma
Inspirado em Islene Souza
O despertar para a vida traz a clareza que faz sentido, O equilíbrio nas emoções acalma o peito ferido. É o amor enriquecedor e a abundância do que é bom, A sinfonia da existência encontrando o seu tom.
A cada novo amanhecer, uma chance de florescer, Fazer diferente do ontem, permitir-se crescer. São as escolhas de agora, plantadas no chão do agora, Que definem o amanhã que a sua alma tanto implora.
O hoje é um presente divino, entrega de Deus para você, Um abraço de luz e esperança para quem se propõe a ver. Que a vida te proporcione o melhor em cada detalhe, Que a alegria seja constante, e que o medo jamais te paralise ou falhe.
Que pessoas de luz cruzem seus passos e te façam bem, Pois quem caminha acompanhado de bondade vai mais além. Que você brilhe no palco, sob os refletores da própria lida, Sendo a estrela radiante no grande espetáculo da vida.
Seja o ator principal, não um mero coadjuvante, Mantenha o olhar firme e o passo sempre adiante. Escreva seu roteiro, conte a sua história com louvor, Pois a caneta está em suas mãos, guiada pelo seu próprio valor.
Não aceite o papel de quem apenas vê o tempo passar, Assuma o controle do leme e aprenda a navegar. Sua vida é uma obra prima, um verso em construção, Assine cada dia com a coragem do seu coração.
Receita para uma vida feliz:
- Um pouco de Humanidade,
- Um pouco de Paz,
- Um pouco de Amor,
- Muito de Si!
O melhor presente não tem papel colorido, nem laço de fita...
É eu estar presente na minha vida, e no coração das pessoas que me são queridas!
Vamos colorir a vida!
Não a pinte do cinzento da tristeza,
Nem de qualquer outra cor, que não lhe dê beleza...
Que tal começar com o amarelo, a cor da alegria,
Para que possa iluminar todo o seu dia?!
A vida é breve demais pra carregar pesos.
Perdoar liberta,
pedir perdão exige coragem.
Ninguém passa ileso pelos próprios erros,
e a mão de Deus, cedo ou tarde, ensina.
Errar é humano,
acertar é princípio.
Recomeçar é escolha,
fazer as pazes é cura
pra alma e pro coração.
As más línguas hoje riem,
amanhã podem precisar do perdão que negaram.
A vida é um labirinto que revela verdades:
quem tenta diminuir de baixo não entende
que o verdadeiro poder vem do alto.
Depois de tanto me ferir na vida,
Aprendi que promessa não cicatriza ferida.
Palavra é bonita, eu sei até fazer,
Mas não é discurso que sustenta o viver.
Foram tantos sorrisos que não eram verdade,
Promessas vazias, falta de lealdade.
Caí em buracos por confiar demais,
Em amores falados que não eram reais.
Até que um dia me vi no espelho encarar,
Não quem eu queria, mas quem aprendi a me tornar.
Hoje eu sei: não sou qualquer pessoa não,
Não sou melhor que ninguém, mas tenho visão.
Aprendi que ação é quem fala mais alto,
Que quem vale de verdade não precisa de palco.
Confiança não nasce, ela é construção,
Lapidada no tempo, com prova e chão.
Diamante é raro, não brilha em qualquer mão,
No lugar errado, perde até o valor da paixão.
Não espero muito, mas no fundo eu sei,
Todo ser humano deseja algo, eu também desejei.
Mas não vou romantizar o que tem que provar,
Quem quer ficar perto precisa demonstrar.
A vida ensina, cobra e revela,
Mostra quem soma e quem só desmantela.
Valor não se compra, não se corrompe, não cai,
Ele vem de dentro, ninguém tira, ninguém trai.
Quem vai mudar a minha vida, eu sei quem é:
Não é homem nenhum… quem muda é DEUS em pé.
Lembra de José? Quando foi esquecido no chão?
Hoje todo mundo quer andar com ele, estender a mão.
Assim é a vida, primeiro a dor, depois a luz,
Quem permanece fiel, Deus honra e conduz.
Da vida não espero muito mais de mim,
eu sigo tentando ser inteiro mesmo quando falto em pedaços.
Aprendi que crescer dói,
que nem todo silêncio é fraqueza
e que continuar, às vezes, já é vitória.
Não quero prometer o que não sou,
nem carregar pesos que não me pertencem.
Se eu for verdade no pouco,
se eu for sincero no que sinto,
já estarei indo além do que um dia imaginei.
Da vida, hoje, eu espero coragem.
De mim, eu espero honestidade.
E que, mesmo cansado,
eu não desista de ser quem sou.
Por tanto da vida não espero muito,
mas de mim eu espero tudo.
De que adianta um pássaro saber cantar, se está preso?
A vida é tão curta para nós, e deixamos tanto para depois.
Vivemos em busca de buscar,
Tantas buscas que, no final, esquecemos de viver o que está diante de nós.
A liberdade não está em acumular caminhos,
Mas em sentir o voo, mesmo que pequeno, no instante presente.
Não deixe que a pressa de buscar tire a beleza do agora.
Triste é quem acha que o gelo dói,
quando a vida veio e me ensinou
a fazer uma bela caipirinha.
Já não choro pelos apelos,
aprendi a sorrir —
e o que virou aprendizado
hoje se transforma em conselho.
Entre ficar ou se retirar,
escolhi ficar em mim.
Porque partir dos outros é escolha,
mas abandonar quem sou
nunca foi opção para mim.
Cada nível da vida exige coragem para enfrentar o desconhecido.
Pisar em novas terras assusta, mas é ali que o crescimento acontece.
Sobreviver é resistir… viver é aceitar o chamado de uma nova era e se permitir transformar.
