Genuíno
Planeje sua vida
Autor: Francisco José Gregório de Andrade
Planeje o que você quer e aonde quer chegar. Abra em seu coração novas portas e confie em Deus. Trabalhe com pertinácia e obstinação. Conquiste seu espaço, lute por seus ideais. Não deixe que os problemas o dominem. Procure eliminá-los o quanto antes. Tenha paciência, perseverança, faça um planejamento e não tenha medo de segui-lo. Não tome iniciativa com base no que os outros pensam e dizem. Decida você mesmo àquilo que realmente importa. Procure, sempre, terminar o que começou. Isso é bom para a sua autoestima. Nunca é tarde para mudar o rumo da sua vida. Procure todos os dias fazer o melhor que puder para viver cada vez melhor. Procure tirar ensinamentos dos seus erros. Não fique de braços cruzados, esperando que a felicidade bata à sua porta. Decida você mesmo, tome iniciativa, procure mudar o rumo da sua vida. Tudo depende de você. Basta acreditar em você mesmo. Seja grande em suas atitudes e não tenha medo de viver bem. Aprenda a perdoar, não guarde ressentimentos de ninguém. Enfim, ame a você mesmo. Viva com os pés no chão. Viva a realidade, Procure ser o que você é sem se preocupar com os outros. Edifique sua vida aos poucos, tirando os ensinamentos necessários para uma vida melhor. Saiba viver com o pouco que tem. Não lute por coisas inúteis. Não se enfeitice pelo melhor. Valorize o pouco que tem. Dê valor ao amor em primeiro lugar. Precisamos de pouco para viver. Aprenda a viver com amor. Respire fundo e diga: a partir de hoje, não vou alimentar o sentimento de raiva, de rancor e de revolta dentro de meu coração. Procurarei aprender com as minhas quedas a respeitar mais o meu semelhante e a semear a concórdia e a esperança dentro de mim. Só assim, estarei transmitindo ao mundo um sentimento que fará bem a todos, fazendo minha parte para um mundo melhor. Não se esqueça de que você não vive só neste mundo e que suas prioridades não são as mesmas para o outro. Procure tornar o ambiente agradável para todos, relacionando-se bem, fazendo o melhor que puder. Procure agir com ética em tudo que fizer em sua vida. Aja como se ninguém o estivesse observando. Faça o que tem que fazer. Não fique na expectativa de que os outros batam palmas para você. Seja coerente com tudo que realizar. Não se preocupe com o que os outros vão falar de você. Procure tomar decisões acertadas e conscientes. Seja responsável e inteligente em tudo que fizer. Procure ser justo em suas atitudes. Adote a justiça como lema de sua vida. Use a imparcialidade em suas decisões e saiba reconhecer o que é certo e o que é errado. Procure fazer com que seu dia seja proveitoso. Deixe as preocupações de lado. Não perca tempo com mesquinharias, pois só trazem enfermidades. Finalmente, acredite no que você faz e estará entusiasmado para a vida.
O poder da fé
Autor: Francisco José Gregório de Andrade
“A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se veem” (Hebreus 11,1). Portanto, precisamos exercitar a nossa fé. Estamos em falta com a prática do que aprendemos nos cultos, na igreja, nos encontros espirituais, nos bancos da escola. Enfim, temos que nos policiar praticando o melhor para vivermos felizes, na certeza de dias melhores. Tenha fé, acredite em Deus. Ele está e estará sempre presente em todos os momentos de sua vida. É só pedir ajuda que Ele estenderá a mão para ajudá-lo. Tenha fé diante das adversidades, não perca a calma, acredite no Poder Superior. Peça a Ele que o oriente e mostre a luz para sua libertação. Procure buscar, em cada momento de sua vida, motivos de fé, de alegria, de paz e de esperança. Não se abata com situações adversas que apareçam. Procure cultivar a fé em seu coração. Aprenda a ter comiseração com seu semelhante. Procure cultivar a chama do amor, da paz, da sinceridade, da bondade e da fé que está acesa dentro de você. Procure ter fé em Deus, pois só Ele alivia as dores. Você aprende a valorizar tudo que recebeu e não chorar pelo que lhe foi tirado. Todos nós precisamos ter fé. Só assim, conseguiremos dar sentido à vida e viver sem ter medo do amanhã. Não perca a fé diante dos problemas da vida. Procure entender que a vida é cheia de altos e baixos e que às vezes é preciso passar por tribulações para que se possa aprender a aprimorar o comportamento e crescer espiritualmente. Procure viver em paz. Peça ao Poder Superior que mostre o caminho para atingir essa paz. Procure ter fé e força de vontade para se libertar do sofrimento, da angústia. Ame mais e estará trilhando o caminho da paz. É na fé que sua força habita, pois ela é libertadora e motivadora, fazendo-nos alcançar o sucesso. Alimente sua alma com fé, sonho, amor e esperança. Só pela fé em Deus você consegue se realizar. Com fé em Deus, conseguiremos construir uma ponte. Ao longo de toda sua extensão, aprenderemos a conhecer o verdadeiro caminho da libertação e da salvação. Finalmente, seja um ser iluminado que irradia luz para os necessitados, que não guarda mágoa e rancor em seu coração, que perdoa, que ora sempre, que age com serenidade e compreensão e que nunca perde a fé em Deus.
Procurei entre as Biografias!, a de um homem chamado Jesus, o Cristo o filho de José o carpinteiro de Nazaré.Porém não encontrei aqui no pensador, acho que não procurei corretamente, porque como um Homem que mudou a historia da humanidade não poderia está entre as biografias aqui escritas, até porque este homem chamado Jesus, foi o único homem que ressuscitou, com certeza é o maior ser que já pisou esta Terra, Este Homem mudou a minha vida e de muitos outros homens, e pode mudar sua Vida também.
Se quiser conhecer mais sobre Ele, procure por um Livro da capa Preta ou Rosa, Chamado Bíblia Sagrado, ela vai lhe informar tudo que precisa saber acerca deste Homem.
O relacionamento
Autor: Francisco José Gregório de Andrade
A arte de um bom relacionamento é compreendermos as individualidades, respeitando as vontades, desejos e anseios de cada um. Controle suas emoções. O desequilíbrio emocional estraga um relacionamento, causando a destruição de uma grande amizade. Não estrague um relacionamento por conta de pequenos problemas. Saiba reconhecer suas limitações e procure superá-las. O importante é você reconhecer suas falhas, mesmo que os outros levem vantagem. O que vale é sua consciência. Antes de apontar defeitos nos outros, saiba que o seu “telhado é de vidro”. Você pode estar cometendo, também, os mesmos erros. Não condene ninguém. Aproveite a oportunidade para pregar a palavra de Deus e ensinar o caminho a trilhar. Aprenda com os desencontros. Colha ensinamentos para viver em paz, com amor, liberdade, prazer e esperança. O aprendizado é sempre proveitoso. Procure dar valor às coisas simples da vida, como um abraço, uma palavra amiga, um sorriso, um aperto de mão, um agradecimento. São essas coisas que irão gerar a semente da mudança para um novo amanhã, fazendo você viver feliz e ajudando o mundo a ser melhor. Procure perdoar mais, amar mais, valorizar mais as pessoas. Procure viver sem mágoa, rancor e ressentimentos. Dessa forma, você viverá em harmonia com você mesmo e com todos. Conviver com pessoas é uma arte, pois não se pode esperar que todas reajam da mesma maneira. Mude sua maneira de agir com as pessoas. Procure mudar sua linguagem. Se você quer ver tudo em harmonia e se sentir feliz, substitua seu jeito de abordar as pessoas. Você não conseguirá mudar o comportamento dos outros com agressividade. Leia bons livros, estabeleça relacionamento com pessoas que o elevem. Você conseguirá construir uma vida voltada para o amor, a fé, a liberdade, esperança e construir um bom relacionamento. Procure praticar a partir de hoje o amor em qualquer relacionamento, pois ele é o principal meio para você prosperar e atingir o sucesso. Procure ser uma pessoa contagiante pelas suas atitudes, pelo seu humor. Quem age assim estará desfrutando de bons momentos ao lado de todos e se aprimorando para encontrar a paz em tudo que fizer. Em um relacionamento você tem que saber que os conflitos são inevitáveis. Aprenda com eles a vê-los como uma porta para maior intimidade e conhecimento. Procure em um relacionamento respeitar igualmente a si mesmo e aos outros. Enfim, saiba respeitar as fronteiras da outra pessoa. Portanto, seja uma pessoa generosa, humilde, de coração aberto, que sabe administrar suas emoções, que sabe pensar grande, que sabe amar, que sabe ser tolerante, que sabe ouvir e acima de tudo que sabe perdoar.
O segredo da vida
Autor: Francisco José Gregório de Andrade
A vida deve estar cercada de fé, paz, confiança e honestidade. Tenha uma mente aberta, vontade, humildade, renúncia, serenidade, generosidade, liberdade, respeito, paciência, amor e esperança. A vida é bela para quem confia nela. Procure ouvir mais e falar menos. Temos que aprender que tudo na vida depende de cada um para que o sucesso chegue. A vida precisa ser vivida no presente. Não adianta ficar relembrando o passado sem tirar proveito dele. Não desanime. Você pode. Então viva melhor. Se você tiver esperança na vida, se sentirá mais motivado em tudo que realizar e estará pronto para as mudanças. O segredo para se ter uma vida saudável está em desfrutar o que se tem, em vez de copiar os outros. Não queira vencer sempre, pois quem não aceita uma derrota está fadado a ser infeliz. Procure sempre ocupar o seu tempo, seja no trabalho ou em casa, pois o maior risco da vida é não fazer nada. Não é fácil saber viver nesta terra de Deus. Às vezes nos esquecemos do principal: o amor espiritual, o amor a nós mesmos, o amor ao próximo, o amor à nossa autoestima. Enfim, precisamos nos transformar e até mesmo inovar os nossos valores. Precisamos de alguém que nos desperte para o amanhã. Esse alguém é Jesus. Aprenda a não gritar com ninguém, tenha paciência, ouça mais. Dessa forma, o mundo será melhor para você e para quem está ao seu lado. Desarme-se diante dos percalços que a vida oferece. Pense antes de agir e tudo ficará mais fácil para você. Na vida aceitar o que está errado não é uma fraqueza e sim uma virtude, A aceitação pode ser uma atitude que estava faltando em sua vida. A cada final de dia, procure verificar o que de bom e de ruim você fez, procurando fazer os acertos necessários para no dia seguinte, ser cada vez melhor. Sempre valorize a vida. Somos os responsáveis pelas nossas decisões. Cabe a nós, somente a nós, decidir se a crise irá ou não afetar nosso rendimento profissional e nossos relacionamentos pessoais. Nossa vida é como um rio: a mesma água não passa duas vezes pelo mesmo lugar. Nada acontece da mesma forma, nada se repete. A ação praticada não volta mais. Você não pode voltar no tempo, mas pode começar a pensar em construir um novo projeto sem medo de errar, pedindo a Deus que oriente na sua caminhada. Respeite a vida, leve a sério suas atitudes, pois o tempo não espera e você não terá talvez outra chance para recomeçar. A harmonia da vida consiste em saber viver com humildade, generosidade, simplicidade, honestidade e respeito ao ser humano. Não viva em uma ilha. Seja sociável. Você não é independente. Você precisa de todos e de tudo. Não seja egocêntrico. Procure se libertar da prisão. Seja equilibrado em tudo que fizer. Entenda que os outros precisam de uma palavra de conforto, de carinho e principalmente da sua amizade. Seja entusiasmado com a vida, Por onde passar mostre às pessoas que você está pronto para ajudá-las. Dê-lhes uma palavra de conforto, de incentivo, pois elas estão precisando da sua coragem, da sua solidariedade e da sua força para seguir o caminho. Há três coisas na vida que não podemos perder: o encanto, a motivação e a humildade. Procure valorizar sua vida, amando a você mesmo. Ela é passageira. Por isso, viva intensamente. A vida continua, não importa o que acontecer. Procure viver o hoje, pois o futuro só o Poder Superior pode determinar. Finalmente, a vida é uma longa e árdua caminhada. Nela enfrentamos desafios e dificuldades que devem ser vencidos e superados, em busca de conquistas e realizações. Conquiste sua vida todos os dias, procurando acertar com suas quedas e confiando no Poder Superior. Lembre-se: a vida é um caminho onde aprendemos com os nossos erros, acertos e vitórias. Aprendemos a caminhar saboreando a satisfação de viver, edificando o melhor itinerário para conquistarmos a nossa felicidade. Viva bem com seu interior e livre-se do mal. Supere os problemas e sentirá a paz em seu coração. Vive melhor quem constrói “pontes” para o amor e o perdão.
O medo
Autor: Francisco José Gregório de Andrade
Não tenha medo de enfrentar a luta, o duelo, mesmo não tendo forças, pois a pior coisa nessa vida é ter medo do medo. Ore para ter mais fé e para que uma porta se abra para você. Nunca deixe de orar, pois a oração é o caminho para uma vida melhor. Tenha o hábito de pedir a Deus que não permita que o medo afaste você do caminho do bem, mesmo que surjam dificuldades, mesmo que pareça impossível atingir seu objetivo. Não tenha medo de enfrentar o futuro do qual estava tão temeroso ontem. A realidade é que você está vivo e que tudo correu bem. Afinal de contas, hoje é o futuro que você está vivendo. Não se deixe levar pelo medo. Procure vencê-lo para ganhar o troféu cobiçado, que é a satisfação de estar bem com você e com todos. Não tenha medo da ferida que você tem hoje, pois ela poderá ser a cicatriz de amanhã. Lembre-se: um dia, essa tormenta será apenas uma lembrança. Se você é uma pessoa que tem o hábito de ajudar, de ler, de ouvir música, de achar graça em si mesma, de fazer o bem e de acreditar em Deus, conseguirá afastar o medo do seu coração. Não tenha medo de enfrentar os obstáculos da vida. Seja destemido. Inove nas suas atitudes. Transforme seus sonhos em fatos reais. Procure não desistir diante os percalços da vida. Medite mais. Nas suas orações, peça a Deus proteção para sua caminhada. Levante a cabeça. Saia da tristeza. Procure ficar de bem com a vida, alegrando-se, saindo do mau humor, tornando os ambientes saudáveis. Fazendo isso, você estará ajudando a você mesmo e se libertando de todo o medo. Procure buscar, em cada momento de sua vida, motivos de alegria, de paz, de fé e de esperança. Não tenha medo de enfrentar situações adversas que apareçam em sua vida. Vença o medo sendo otimista com você. Não deixe que o medo tome as rédeas de sua vida. Procure se afastar dele e viva cada vez melhor. Aproveite as ocasiões que a vida oferece e não tenha medo de avançar. Não tenha medo de enfrentar o amanhã. Encare os problemas da vida como um aprendizado, para construir um futuro cheio de realizações. Procure não ter medo de nada, pois o medo nos impede de tentar, afastando-nos das retomadas e vitórias também. Procure trocar o medo pela ação, pois a ação elimina o medo. Procure tirar do seu coração o medo, a raiva, a tristeza, a inveja, a mágoa, o ódio, o sentimento de culpa. Saiba enfrentar os desafios para que a saúde do espírito se manifeste plenamente, ajudando-o a viver em equilíbrio e com harmonia. Não tenha medo de procurar um médico quando alguma coisa estiver errada com sua saúde física ou mental. Depois, deixe o resto com Deus, pois Ele conhece suas necessidades e seus sofrimentos. Afaste o medo de seus pensamentos. Lembre-se: seu estado de espírito é resultante do que você pensa e põe em prática. Nunca tenha medo de avançar. Tenha força de vontade e fé. Levante a cabeça. Tome a iniciativa de se projetar, de mostrar a si mesmo e aos outros que você pode fazer tudo, desde que assuma o compromisso de pedir ajuda a Deus para vencer os obstáculos do caminho. Não tenha medo de avançar para conquistar a vitória. Seu esforço será recompensado e você se sentirá mais seguro para enfrentar novos desafios. Não deixe que o medo tome conta de sua vida. Não se entregue às forças negativas e à apatia. Peça a Deus a luz que irá guiá-lo na direção da serenidade, da generosidade e da salvação. Portanto, acredite mais em você. Tenha perseverança. Não desista. Exercite sua fé em Deus e não tenha medo de nada. Finalmente, vença o medo, ame-se mais e torne-se seu melhor amigo.
NÃO SE DEIXE CONTAMINAR PELAS NOTÍCIAS RUINS,
- ENERGIZE-SE COM AS MELHORES!...
Adi Jose Cichovicz Musskoff.
“VOCÊ SEMPRE TEM DIREITO DE SONHAR,
- E MAIS AINDA EM REALIZAR SEUS SONHOS.”.
Adi Jose Cichovicz Musskoff.
MUITO ANDEI PARA CONHECER...
Autor: José Ultemar da Silva
Ano: 1996
Editora: Autônoma
Muito andei para conhecer.. a vida, o trabalho, a saudade,
a tristeza, a fome, a maldade e a felicidade.
Também conheci a noite, os amigos e os falsos amigos, que tanto me admiravam e me elogiavam, depois me passaram uma rasteira e desapareceram.
Todos os dias agradeço a Deus...melhor assim.
Caso Jose De Abreu
Espera ai galera... Que dizer, só porque o cara é famoso não pode ter liberdade de expressão?
Eu nunca votei no PT, mas neste caso dizer que José de Abreu errou, já é fanatismo demais.
O cara tem que ouvir desaforo, só por ter um uma opinião politica diferente de algum folgado no restaurante, que escolheu estar com a família?
ACORDA GALERA, ESTÃO PERDENDO A NOÇÃO DO PERIGO DESTA PAIXÃO POR PARTIDOS.
Respeitem as diferenças, respeitem o direito de ir e vir.
José de Abreu se defendeu? Não foi elegante? Não deveria ter se rebaixado as provações? Responderia sim para todas as perguntas.
Mas e vc? Aceitaria provocação em um restaurante ao lado de sua família?
Ai vejo post de uma ignorância e injustiça tão grande, pessoas sem senso de respeito, índole e caráter duvidoso... Isto mesmo, tenho dúvida da pessoa que condena o outro, só por pensar diferente.
Meu partido é diferente do seu,
Minha religião é diferente da sua,
Meu time é diferente do seu,
Creio em Deus e vc é ateu.
Minha etnia é diferente da sua,
Minha posição social é diferente da sua,
Gosto de preto e vc de branco,
Sou hetero e vc gay.
E daí?
Ninguém tem mais direito do que o outro,
ninguém é mais especial.
Só uma coisa que te torna grande, RESPEITO.
Busque a empatia, quando a buscamos encontramos o mal da humanidade.
A RAZÃO.
28/04/2016
Melania Ludwig sentindo-se de coração partido.
20 min · São José do Rio Preto ·
Às vezes, basta uma palavra vinda de alguém que julgávamos impossível de pronunciá-la e pronto, tudo vira um castelo desmoronado....
Mas a vida nos prega estas peças, para que possamos juntar tijolo por tijolo e edificar tudo novamente...
mel - ((*_*))
Dona Maria
Maria de Jesus, Maria José, Maria Helena, Maria Caetana, até mesmo eu, Maria. De todas elas, tu és a que possui mais sabedoria.
Seja pelo tempo de vida, seja pelas experiências vividas, por tudo que passou e ultrapassou. Jovem ainda, quis se casar pra se criar na vida. Era o Severino da Maria. Onze sairam de seu ventre, e se criaram com enchada e feijão. Pra ela, era o que tinha mais de precioso, sua família, guardava no coração. Casa grande, pra muita gente. Sempre cabia mais um. Tinha netos, e agora bisnetos. No auge da velhice, sempre forte e resistente, nunca deixou de pegar no batente. Se de todas as coisas que mais gostara que aqui posso citar, era passar a manhã na cozinha, pra mais tarde a família reunida, junto se sentar. O sofá de frente ao jardim, passava horas a apreciar, falava das histórias e do que podia lembrar. Apontava cada planta e pronunciava os seus nomes com amor, observava o céu, e alimentava os pássaros. Com o tempo, a força foi se perdendo. E as plantas não podia mais agoar. Mas Deus sempre foi bom, e a água não deixava faltar. E agora, cadê a tua força, Maria? Há dias não mais cê vê, nem plantas, nem pássaros, nem família. Pra quê? Se a memória também se vai, e a gente que aqui fica, sente também a tua fraqueza. Quem contará as histórias, das quais não me lembro mais. Quem dirá os nomes das plantas, agora, tanto faz. E o sofá, que não abriga mais ninguém e não ouve mais, teus risos. Ninguém pode cobrar, não agora, o teu esforço. Teu corpo pede repouso, da vida tão sofrida. Mas fica tranquila, que os teus tão crescidos. E mesmo os pequeninos, vão ter quem cuidar. Dona Maria, dona da minha vida. Não sei quando será a minha última a benção.
São José dos Campos, por sua vez, foi por onde andei desde meu primeiro ano de vida; lugar que criou minhas falhas morais e minha força de vontade em corrigi-las.
Prezados amigos, como eu não sou capaz de enumerar todos, eu vou chamá-los de José, pois com um nome próprio represento a intimidade que gostaria de demonstrar, mas que não é possível no momento.
Outrora, eu via José entrando pela viga aberta da minha vida. Podia ter impedido, podia ter evitado, mas não, reconheci que a partir dali não seria apenas uma nova amizade, mas uma fraternidade integral.
Momentos bons sobressaíram-se aos pequenos momentos de desentendimento. Nunca fiz questão de expressar a falta de paciência, as divergências de pensamento e as muitas vezes que enfurecido fiquei contigo. Sempre entendi que o que nos deixava próximos era a distância saudosa. Lógica inversa, eu sei.
Ousei poucas vezes dizer o quanto o amo, encontrei-o raramente em situações inconsoláveis, já eu, por alguns momentos, internei-me em um vazio humano profundo e você foi lá me buscar pelas orelhas. Você teve a sensibilidade de me respeitar, teve a coragem de me resgatar. Agradeço.
Peguei-me muitas vezes dizendo a terceiros o quanto tu eras peculiar. Surpreendi-me como eu era capaz de causar inveja naqueles que não tinham amigos como você. Passei a me vangloriar por merecer a sua companhia.
Calei-me quando precisava te defender, briguei quando precisava me calar. Passei tardes solitárias, quando tudo que precisava era te dar um telefonema mesmo sem assunto.
Senti saudades que me comoveram, como a que sinto agora e que por tantas vezes não pude lhe olhar nos olhos. Produzi cenários que simulassem momentos contigo só para que sua memória permanecesse ali. Suspirei inúmeras vezes ao te rever. Abracei não como se fosse a última vez, mas como se fosse a única.
Hoje penso que nada foi tão legal que não se possa repetir. Muitos se foram, não resistiram ao tempo, a saudade, ao local, mas você ficou. Nem um “obrigado” sincero corresponderia ao que sinto. Nem um presente formidável expressaria a recompensa de ser teu amigo. Precisarei de anos para reconhecer sua amizade, tenha paciência comigo. Choro, não de emoção, mas de nostalgia. Vocês são cinco ou seis, mas sabem bem aproveitar os efusivos abraços.
Preciso de você do meu lado, sempre!
O que o tempo não consome
E agora meu caro José...
ela ainda está a me esperar?
Ter um pouco mais de fé?!
Eu já não aguento, quero a beijar
Te guardo no meu peito
para que eu a sempre leve comigo
Que falem! Eu prefiro o teu jeito
A tua boca é o meu abrigo
Essas ruas não nos são estranhas
elas nos lembram tempos remotos
Onde você admirava minhas façanhas
que foram guardadas no albúm de fotos
E apesar de tudo que passou
continuo louco por teu sorriso
Não importa se o dia acabou...
eu não me canso de ouvir teu riso
"Você não precisa agradar ninguém para chegar aonde Deus te prometeu! Você(José) pode ser amigo de Potifar, do copeiro, do padeiro ou de quem for... Quem Deus tiver de usar para te promover não precisa nem te conhecer, uma única palavra de quem Deus quer usar, te basta: Seja amigo de Deus e Ele te apresentará aos amigos dEle!!!"
—By Coelhinha
Os irmãos de José o chamaram de Sonhador, os Ismaelitas de mercadoria, Potifar o chamou de mordomo, a mulher de Potifar, de estuprador. O carcereiro o chamou de prisioneiro, mas DEUS lhe chamou de GOVERNADOR.
Você não é o que dizem que é. Você é o que Deus diz que é.
Não perca tempo se preocupando com o que falam de você, mas com o que Deus projetou para você.
Élcio José Martins
GLADIADORES URBANOS
É madrugada, hora de acordar,
Ainda tenho sono, tenho que levantar.
Viro para o canto e durmo novamente,
Acordo assustado ao toque do despertador gritante.
Com um pulo saio da cama,
Recordo a noite de um sonho bacana.
A secretária já chegou e a mesa arrumou,
Pão com manteiga, frutas, queijo e o café já preparou.
Ainda de pijama, preparo-me para o banho,
Ligo o chuveiro e logo me assanho.
Escovo os dentes, sorriso brilhante,
Fico bonito, fico meigo, fico galante.
No quarto minha roupa me espera ansiosa,
Camisa branca, calça preta e gravata verde e rosa.
Ouço o samba da mangueira com a rima, verso e prosa,
Com o seu samba na avenida sempre foi a mais formosa.
Como os grandes gladiadores, me preparo para a batalha,
Minha barba, serrada, faço ela com navalha.
É hora de juntar meus pertences e minha tralha,
Vou exercer a cidadania do homem que trabalha.
Sapato, meia, calça, gravata, cinto e paletó,
Tudo isto pra vestir um homem só.
No criado-mudo aguardam os apetrechos,
Pareço um carnavalesco preparando sua fantasia e seus adereços.
Coloco a caneta no bolso,
A correntinha no pescoço.
Relógio no pulso para não esquecer a hora do almoço,
Carteira com documentos para alguém me chamar de moço.
O celular, utilitário que não pode faltar,
A aliança no dedo para lembrar as juras no altar.
Chave do carro e o cartão para estacionar,
Dinheiro no bolso para o almoço pagar.
Fecho a porta, entro no carro e ligo o motor,
Ligo o ar pra diminuir o calor.
Vejo se o documento está no porta-luvas,
Dirijo com cuidado pela avenida sapetubas.
Rezo no carro minha predileta oração,
Agradeço pelo trabalho que traz paz ao coração.
O trabalho é árduo, mas é sempre gratificante,
É uma luta solitária onde sou desafiante.
A tarefa tá apertada cumpra o prazo e não atrasas,
É um voo as cegas de um pombo sem asas.
Sou batalhador e cumpro minha obrigação,
Minha empresa é minha casa e meu sustento, a ela tenho muita gratidão.
Volto pra casa com o dever cumprido,
Fiz meu dever como o sempre prometido.
Desfaço de minha armadura,
Curto a família com afeto e ternura.
Nessa luta sempre fui um vencedor,
Nada fiz por obrigação, tudo aconteceu com muito amor.
Agradeço a Deus pela família e os amigos que me deu,
Agora é hora de dormir porque o sono me venceu.
Élcio José Martins
Élcio José Martins
A MENTE DA GENTE
A mente que mente não é da gente,
É da gente a mente que não mente.
Mas mente solenemente, a mente,
A mente que é da gente, mente que não mente.
Mente elegantemente,
A mente que não é da gente.
Da gente, e puramente,
A mente engana distraidamente.
Mente sem saber que mente?
Por que mente?
É distração da mente?
Ou mente educadamente?
A mente sente,
Mesmo ausente.
Disfarça constantemente,
Do fogo de aguardente.
Somente e raramente,
A dama contente,
Enche o coração carente,
De amor e de paixão ardente.
No rio caminha a enchente,
No entardecer, o brilho do sol poente.
No seu olhar o amor caliente,
O cio da terra flerta com a semente.
A vida pede somente,
Um doce amor contente.
É nobre e decente,
O desejo adolescente.
A mente esconde o que sente,
Traz enganos inconscientes.
À luz de velas incandescentes,
Reluz o que o homem tem na mente.
Do nascer faz vida um ente,
Se não chorou ficou contente.
Primeira vitória foi valente,
Só não sabe o que vem pra frente.
Cresceu entre curvas e vertentes,
Entre perdas e amores incipientes.
Num mundo de posturas divergentes,
Fez o rio para amar seus afluentes.
A mente traz a semente,
A rosa, o fruto e a água quente.
A vida é um presente,
De Jesus e de Deus onipotente.
Élcio José Martins
Élcio José Martins
SIMPLESMENTE MULHER
Mãe, tia, avó,
Dama, esposa, bisavó.
Amásia, amante, trisavó,
Filha, neta, bisneta e outra que vier,
Seu nome, simplesmente, MULHER.
Oito de março,
Dia de festa, de beijo e abraço.
Hoje é seu dia, o ontem também foi,
O amanhã também será.
Não há dia, não há data que a ela não caberá.
É origem, é meio, é final,
É tempero, pitadas de sal.
É razão, é paixão e emoção,
Sexto sentido, escuta com o coração.
Destemidas e decididas,
Já foram perseguidas.
Ganharam o primeiro round,
Ninguém a conhece mais do que Drummond.
Abriram novos caminhos,
Eram sucos tornaram vinhos.
Buscaram a maioridade,
Ganharam a igualdade.
As mulheres são cheias de graça,
Tanto na terra quanto no céu.
Salve Maria, Santa e fiel,
Manto sagrado coberta do véu.
Deus iniciou a construção,
Criou primeiro, Eva e Adão.
Deu às mulheres o poder da criação,
Deu ao mundo uma nova geração.
Às fêmeas, Deus fez a diferença,
Crescei e multiplicai essa é a sentença.
És tu o cimento e a cal da esperança,
Da construção do ser e da sua semelhança.
Cada um tem uma especial,
A mãe, a esposa, outras tal.
Quem não ama a mulher,
Não reconhece a mãe sequer.
Mulher, doce encantamento,
Brilho no olhar, contentamento.
Aliança no dedo, comprometimento,
Véu e grinalda o grande acontecimento.
As estradas são longas e estreitas,
Na condução da vida são perfeitas.
Nas curvas da virtude, caminham sem suspeitas,
Perfumadas e sempre belas, escondem as receitas.
Sobre o salto equilibram com elegância,
Na luta nunca fogem da militância.
Cuidam dá casa com grande maestria,
Doam charme, inquietude e simpatia.
Dos filhos cuidam de dia,
À noite fazem do amor, eterna melodia.
No trabalho já buscam ousadia,
Ainda sofrem preconceitos, uma grande covardia.
Virtuosas e vencedoras,
Por Deus são protetoras.
Amam pelo destino de amar,
Estão na terra para o GADU representar.
O mundo gira a seus pés,
Não há desânimo mesmo ao revés.
Não há lar sem seu olhar,
Nem tristeza que a faz parar.
É segura e sonhadora,
Justa, honesta e trabalhadora.
Nas indústrias, nas letras ou nas lavouras,
Veio uma, vieram duas e muitas seguidoras.
Protegem a quem amam,
Suor e lágrimas são fluidos que acalmam.
Não há dor e nem noites sem dormir,
Que a façam desacreditar e desistir.
No céu como na terra,
A luz do sol a lua descerra.
Mãe Maria junto aos anjos descansa,
Esposa Regina a luz, a energia, a paz e a esperança.
Gratidão não é palavrão,
Não é raio e nem trovão.
Obrigado mulheres da minha vida em comunhão,
Fostes vós o sentido, o caminhar e a razão.
Parabéns!...
Élcio José Martins
