Frases sobre infância para abraçar nossa criança interior
Naiana Carvalho
Educadora e especialista em Psicopedagogia
A infância é um território encantado onde tudo é descoberta, verdade e intensidade. Reviver esse tempo é reencontrar a espontaneidade, a alegria sem motivo e a beleza do simples. As frases sobre a infância nos ajudam a lembrar que ainda há dentro de nós uma criança pronta para brincar, aprender e sonhar de novo.
A infância não é um tempo, não é uma idade, uma coleção de memórias. A infância é quando ainda não é demasiado tarde. É quando estamos disponíveis para nos surpreendermos, para nos deixarmos encantar. A infância é uma janela que, fechada ou aberta, permanece viva dentro de nós.
Mia Couto
Tradutor de chuvas. Portugal: Ed Caminho, 2015.
11 compartilhamentos
São as crianças, que sem falar,
nos ensinam as razões para viver.
Elas sabem o essencial da vida.
Rubem Alves
A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano.
A infância é uma forma de se relacionar com o tempo: para invertê-lo e se tornar mais jovem com seu passar e para se relacionar com o futuro como algo sempre aberto, como algo que não nos faz.
Paulo Freire
Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000
Com certeza, a liberdade e a poesia a gente aprende com as crianças.
A vida do homem divide-se em cinco períodos: infância, adolescência, mocidade, virilidade e velhice. No primeiro período o homem ama a mulher como mãe; no segundo, como irmã; no terceiro, como amante; no quarto, como esposa; no quinto, como filha.
Só havia três coisas sagradas na vida: a infância, o amor e a doença. Tudo se podia atraiçoar no mundo, menos uma criança, o ser que nos ama e um enfermo. Em todos esses casos a pessoa está indefesa.
Uma pessoa pode ter uma infância triste e mesmo assim chegar a ser muito feliz na maturidade... Da mesma forma pode nascer num berço de ouro e sentir-se enjaulada pelo resto da vida.
O Pensamento Vivo de Chaplin. São Paulo: Martin Claret, 1986.
303 compartilhamentos
Não fui, na infância, como os outros
e nunca vi como os outros viam.
Minhas paixões eu não podia
tirar das fontes igual à deles;
e era outro o canto, que acordava
o coração de alegria
Tudo o que amei, amei sozinho.
Não quero adultos nem chatos.
Quero-os metade infância e outra metade velhice!
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto;
e velhos, para que nunca tenham pressa.
Formada em Pedagogia desde 2011 e especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, atua na área de criação de roteiros para filmes institucionais e publicitários há mais de dez anos.