Frases sobre ensinar para iluminar caminhos e expandir horizontes
O aprendiz nunca para de estudar, pesquisar, conhecer, se informar, desenvolver e crescer, até que se torne um professor ou um mestre.
Quem não lê a Bíblia escolhe um lugar do banco da igreja para conhecer as transformações que Seus ensinos produzem na vida do cristão.
Pense como um médico: ele passa a melhor receita para seus pacientes; cremos que podemos pensar como professores, comunicando-se com perfeição, paz e paixão, passando as pessoas as melhores lições para vencerem na vida.
A cultura dos brasileiros poderia mudar para o melhor, se nas salas de aulas de escolas públicas e estaduais ensinassem o temor a Deus, o combate à corrupção e a solidariedade ao próximo.
Quando se pensa em educar
com o propósito de ser eficiente
a questão que surge é saber
o que está sendo definido como eficiente
em um processo de ensino e aprendizagem.
Educar é acima de tudo participar, interagir e principalmente construir a ideia de parceria entre professor e aluno, onde ambos aprendem.
Educar de forma eficiente é algo que não se pode definir, pois o que funciona para um pode ser insignificante para outro. O importante é oportunizar, a todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, a capacidade de desenvolver suas habilidades.
Sabemos que a alegria produz a endorfina que é o principal hormônio da felicidade e do bem-estar. Acredito, portanto, que o processo de ensino e aprendizagem significativo reside nas oportunidades alegres do viver.
Quando se educa comprometido com a demanda de um sistema que produz a desigualdade, desfaçada em necessidade, não há construção de conhecimento, mas produção de ensino, pois educar se traduz em algo a mais do habilitar para as nescessidades de um mmercado.
Dizer que a escola não educa,
ou que o educar não é seu papel,
é desconhecer a dimensão da educação escolar,
é não ser capaz de enxergar a carência dos alunos
que se manifesta dentro da escola,
é não compreender que o ensino
está incluso no processo educacional.
A minha fala é de luta contra esse modelo educacional que está pautado na excelência, na educação da ostentação, onde o foco do ensino se contenta com o desempenho do aluno em avaliações com o único objetivo de aferir a competência da gestão, da escola e do sistema de ensino.
Nas Escolas, a Espiritualidade dos Alunos desenvolve-se através dos Objetivos do Domínio Afetivo, contudo, os Professores negligenciam os Objetivos do Domínio Afetivo!
A única maneira de provar que já não quer mais continuar nem renascer, excepto pela pura compaixão, neste mundo da Ignorância é a busca e o ensino da Verdade!
Corrigir a pessoa discretamente repetindo o que ela disse digitando do jeito certo. Exemplo: "acho ela super inguinorante" "por que ignorante?"
Quando o silêncio dominar os corredores de uma escola, o último sino soar e os passos das crianças cessarem, será ali que a esperança terá recolhido seus sonhos e partido sem dizer adeus.
Através da imaginação as crianças criam seu próprio mundo. Cada momento é importante para aprender e ensinar por isso crianças, alunos e professores não se esqueçam que a vida é uma escola sem formaturas.
- Relacionados
- Frases sobre ensinar e aprender para educar com propósito
- 47 frases para o Dia do Professor que celebram a educação
- 57 frases sobre conhecimento para alimentar a mente
- Frases sobre ensinar com amor para inspirar educadores
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Ser professor é: mensagens sobre a jornada no ensinamento
- Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam
