Frases Racionais
O comunismo do capitalismo
Nas linhas da lógica e da razão,
O trabalhador labuta com dedicação,
Fabrica geladeiras, carros, aviões, mansões.
Mas o salário não condiz,
Com a possibilidade de ter uma, eis a raiz.
No socialismo, a ideia é clara e nobre,
Cada um recebe pelo que produz, sem manobra,
Mas no comunismo, a igualdade é o mote,
Onde todos teriam o mesmo voto.
Na Bíblia, um exemplo de amor e partilha,
O maior comunista em sua trilha,
Jesus, que dividiu pães e peixes na mão,
Oferecendo perdão, gesto de união.
Assim, entre salários e ideais a pairar,
A busca por equidade segue a caminhar,
Que cada coração se abra à compaixão,
E encontre na partilha a verdadeira razão.
"Quando houver conscientização dos erros cometidos. Corrigir é atitude coerente e feliz dos sábios..."
Em contato com pessoas coerentes e íntegras, toda sua lisura e transparência para lidar com elas ainda será pouco. Mas no trato com idiotas que se acreditam espertos, inteligente é fazer uso de todo o bom humor que puder extrair do cinismo para escapar do desgaste e ainda deixa-los satisfeitos.
O parâmetro para o limite da minha fé é a lógica que não desafie minha inteligência. Se uma ação ou decisão divina for capaz de agredir até mesmo a mim enquanto ser humano sujeito a inúmeras falhas, nunca serei convencido a dar-lhes crédito, pois que o Deus em que creio me deu como escudo o discernimento para que eu não fosse induzido a erro por falsos senhores da verdade. A chamada “fé cega”, que se permite conduzir por interpretações dadas por outrem, à priori é fruto da manipulação que se apressa em preencher o vazio deixado pela ignorância.
Ninguém faz minha cabeça, nem pro bem, nem pro mal. Meu único vetor de convencimento é minha lógica.
Conceitualmente lógica e inteligência se tratam de coisas distintas. Mas também fica evidente que o cérebro que não coloca a lógica à frente de suas escolhas não se mostra tão provido de Inteligência quanto ele próprio acredita.
Procuras por paz? Reflete!
Buscas mais tempo? Racionaliza!
Queres alegria? Apenas pensa!
Tudo o que precisas não está do lado de fora do teu cérebro.
Quando do outro lado existe uma pessoa emocional, nenhuma lógica ou bom senso muda a reação ao que dizemos ou fazemos. Seu processo emocional é sempre uma incógnita e não garante o resultado esperado, por mais racional e bem intencionado que você se mostre.
Durante uma conversa em que o emocional ocupe uma das pontas, não há nada que a racionalidade do outro possa usar para ser melhor interpretado, e toda emenda vai se revelar pior que o soneto.
O mundo ocidental exerce forte resistência ao intangível que escape à lógica vigente, por mais que todas as evidências se revelem inequívocas. A ciência tradicional ainda o trata com a burocracia do ambiente político que, quando chega a oficializar os fatos, eles já evoluíram para um patamar muito acima, e o que é franqueado a todos se equipara ao enganoso brilho de uma estrela morta. Para se ter ideia da defasagem, a própria física quântica só agora começa a admitir realidades com que os místicos orientais já lidavam há cinco mil anos.
A pessoa sensata não se baseia em opiniões – sejam próprias ou de outrem – mas na lógica ditada por sua inteligência. Usa-as como fonte de um primeiro entendimento para, ao final, extrair a síntese desse confronto entre as teses alheias e a antítese que lhes impõe.
Quanto mais insistimos no embate com pessoas avessas à argumentos lógicos, mais os esvaziamos, pois que sua força está no conhecimento que os embasam, e cuja concisão, por si só, põe fim ao debate.
Minha lógica vez por outra me ataca como a um inimigo. Cobra-me ceder espaço para o instintivo que nem tanto pensa, apenas age. E em alguns momentos o certo é dar-lhe essa voz para que não se aliem contra mim.
O “óbvio”, por si só, se opõe a lógica científica, uma vez que não vai além de presunção, da conclusão sem base, de uma ideia não refletida. Surge no vácuo da análise, na esteira da negligência inconsequente que despreza o pensar, da insensatez que dispensa a prudência e acata o preconceito pela ausência do conhecimento.
Por mais que a racionalidade mental chegue na sua plenitude, ainda existe algum mistério espiritual nas profundezas da mente humana.
O amor transcende o tempo, o espaço, a racionalidade, o gênero, a idade e transcende os fatores lógicos da vida.
O amor não é causador de dores e feridas, ele sara a dor, faz brotar sorrisos, faz a vida ficar mais clichê, onde tudo só rima se for eu com você.
No entanto, o amor, esse de verdade, nunca vai sair da moda, nunca vai fazer alguém se sentir pela metade.
No amor, nem sempre é preciso dizer: "eu te amo" , porque as palavras não falam tudo.
Tem"eu te amo" no café que você compra sem gostar de beber. Tem"eu te amo" no tempero da panela, na mesa posta, nas conversas cotidianas e no abraço que demora e acalma.
O amor faz bem para a alma.
Nildinha Freitas
Escrever perto dos 40 é ter medo de errar no português, na concordância, na coerência e até mesmo da sanidade...
Essa última aí nunca foi meu forte.
