Frases de Pensadores
A flor do medo
Aquele olhar de justa causa,fez-me tremer de medo...
A razão chega sem-hora, marcando em juízo às provas.
o capitalismo – apesar de passar por inúmeras crises e por ser também um sistema político-econômico cuja sua classe e/ou grupo social tem, por essência, como princípio, desagregar mais membros do que propriamente agregar – sempre manteve a sua hegemonia.
Sobre os socialistas, é preciso ter em mente que se eles mentem tanto sobre o presente (cristalino e à vista de todos), mentem ainda mais sobre o passado - distante e nebuloso.
A consciência de classe do pobre periférico é a faísca que falta pra acender a rebelião, onde a opressão cairá pela resistência e as correntes da desigualdade serão quebradas pela força coletiva de uma voz que finalmente se recusa a ser silenciada.
Os comunistas não inventaram a intromissão da sociedade na educação; apenas procuram modificar seu caráter arrancando a educação da influência da classe dominante.
" todos somos socialistas, mas algumas pessoas renegam este fato, ou por perversidade ou por ignorância".
Socialismo é um nome bonito para uma porta, que depois de entrar por ela, não há mais como retornar, contornar, escolher, se esconder, ter justiça, desejo, livre-arbítrio e saída. Lá dentro, naquela escuridão, trancado e sem chave, se encontra o comunismo.
"É daninha toda gente que cresce corrupta e rega suas plantas com as lagrimas do povo. Não podai-vós, extirpai-vós!"
Eu me embriaguei por mais de uma vez na vida, minhas paixões nunca estiveram longe da loucura, e não me arrependo: porque foi assim que vim a compreender que, desde tempos imemoriais, foram considerados ébrios ou loucos os homens extraordinários, que realizaram grandes coisas, coisas que pareciam impossíveis.
Quero fruir o presente e considerar o passado como o passado. Você tem razão: os homens sofreriam menos se não se aplicassem tanto (e Deus sabe por que eles são assim!)a invocar os males indos e vividos, em vez de esforçar-se por tornar suportável um presente medíocre.
(Os sofrimentos do Jovem Werther)
"[...] para mim a palavra 'dever' é pesada e opressiva. Reduzi meus deveres a apenas um: perpetuar minha liberdade. O casamento e seu séquito de possessão e ciúme escravizam o espírito. Eles jamais me dominarão. Espero, doutor Breuer, que chegue o tempo em que nem o homem, nem a mulher sejam tiranizados pelas fraquezas mútuas [...]."
À muitos séculos dizia Platão
Que o mundo em que vivemos
Tudo é percebido quando distorcido
E a realidade surge quando nos iludimos.
Por outro lado, Russel o matemático
Afirma no seu tom diplomático
Que o mundo real e emblemático
É aquele que por nos é pensado
E não o olhado, o encarado.
E a filosofia, como dizia o mestre Platão, nasce do espanto. Quem perde o espanto pelas coisas, perde a vida em grande parte. Se mantenho o gosto pela vida, apesar de não ser uma pessoa de temperamento alegre, é porque nunca perdi o espanto pela vida. E o espanto é o irmão gêmeo do encantamento.
Se seus pensamentos se limitam apenas a este mundo, você faz parte da grande multidão de miseráveis que pensa igual a você.
Vc me lê,
Me interpreta,
Porque também se pudesse escolheria o mundo das ideias,
Entende minha dor,
Mito da caverna,
Platão,
Vida em sombras,
Mas, afinal, qual seria o mundo real?
O físico ou o intelectual?
Verbalizar a verdade absoluta é impossível, mas ao falarmos e cantarmos para o Amor, chegamos a sentir e a transmitir uma parte dessa verdade!
