Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.
A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.
Nelson Mandela
MANDELA, N. Lighting your way to a better future. Planetarium. University of the Witwatersrand, Johannesburg, South Africa. 16th July 2003.
1.9 mil compartilhamentos
A escola não transforma a realidade, mas pode ajudar a formar os sujeitos capazes de fazer a transformação, da sociedade, do mundo, de si mesmos.
Seja a mudança que você quer ver no mundo.
4.3 mil compartilhamentos
O essencial, com efeito, na educação, não é a doutrina ensinada, é o despertar.
O futuro de um país tem a cara de sua escola no presente.
Cristovam Buarque
É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática.
A educação é o único caminho para emancipar o homem.
Leonel Brizola
Mais que estudantes, somos agentes de mudança!
Juntos, podemos moldar o amanhã que desejamos ver.
Veja também:
O ensino deve inspirar os estudantes a descobrir por si mesmos, a questionar quando não concordarem, a procurar alternativas se acham que existem outras melhores, a revisar as grandes conquistas do passado e aprender porque algo lhes interessa.
Nós estudantes vivemos em busca da sabedoria, portanto devemos ter a sede do saber!
O ensino será mais eficiente quando os estudantes enxergarem o conhecimento como um aumento na capacidade de resolução de problemas.
Devemos sempre ser estudantes, por mais, que julgamos ter aprendido tudo. O caminho até a eternidade é o caminho do aprendizado.
A educação e para formar cidadãos críticos para o futuro. Se não deixarmos nossos estudantes exporem suas opiniões, estaremos formando maquinas que seguem ordens e não questionam seu governo.
O objetivo principal da educação está para além do repasse de conhecimento formal aos estudantes, mas promover ferramentas para que estes venham a ser protagonistas de sua própria formação e vida.
Não precisamos que nossos estudantes sejam computadores. Precisamos que o pensamento deles seja flexível.
O tripé da base da educação, o qual é formado pelo governo, professores e estudantes, deve compor uma sinfonia que realmente venha a ser agradável em se apreciar.
"[...] o ensino que mais contribui para o florescimento dos estudantes é o que os obriga a darem o seu melhor, ou seja, o que os obriga a cultivar a tenacidade. Quem diz defender o ensino de excelência e rejeita o esforço dos estudantes, ou é ignorante ou malévolo."
Tão importante quanto saber;
É não deixar de se expressar, como souber.
Preparar a juventude para o futuro, para os desafios da vida adulta é um privilégio, são eles a força, a esperança. Que saiam das faculdades profissionais competentes e equilibrados, orgulhos para as famílias e úteis para a sociedade.
Somente uma escola centrada democraticamente no seu educando e na sua comunidade local, vivendo as suas circunstâncias, integrada com os problemas, levará os seus estudantes a uma nova postura diante dos problemas de contexto. À intimidade com eles.
Paulo Freire
Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Cortez, 2012.
Na nova pedagogia integral contemporânea as escolas perdem os muros pois toda a comunidade entorno dos centros de formação e educação, comunicam se e são elementos vitais para o aprendizado na geração de novos homens e novas mulheres bem melhor preparados para viverem como bons cidadãos.
A melhor forma de conquistar um sonho é acreditando em sí próprio e no que se deseja conquistar. É sendo consciente de que há algo em seu interior que é mais grande que qualquer obstáculo que possa aparecer.
A melhor forma, para construir um futuro brilhante, é apenas ser um estudante.
O maior perigo na educação contemporânea está na falta da disciplina para os estudantes, na desinformação dos professores, no abandono do acompanhamento de hábitos vivenciais, na falta de compromisso com a movimentação comunitária e na falsa e bem mais fácil liberdade sem imposição de limites responsáveis e aceitáveis.
Na carteira de uma universidade há sempre dois tipos de estudantes que lá se sentam, um é àquele que estuda para adquirir um diploma de formação e tem como sonho trabalhar em uma empresa de renome, agora o outro, o outro é aquele que estuda simplesmente para poder empregar aos seus colegas mais destacados...
In, Espiral rotativo