Frases Feitas
A arte é a expressão de si mesmo lutando por ser absoluto.
A arte pela arte é, na realidade, apenas a arte em proveito do artista.
Não há pior que a arte dos que morrem, a não ser o pensamento dos que não existem.
Sou, bem sei, uma voz que clama no deserto. Não se esqueça porém V. Ex.ª que a voz que clamou no deserto foi a que anunciou o Salvador.
O homem perfeito do pagão era a perfeição do homem que há; o homem perfeito do cristão a perfeição do homem que não há; o homem perfeito do budista a perfeição de não haver o homem. (Bernardo Soares)
Um artista forte mata em si próprio não só o amor e a piedade, mas as próprias sementes do amor e da piedade. Torna-se desumano devido ao seu grande amor pela humanidade — esse amor que o impele a criar a arte para o homem.
O gênio é a maior maldição com que Deus pode abençoar um homem. Deve ser sofrido com o mínimo possível de gemidos e queixumes, com uma consciência tão grande quanto possível da sua divina tristeza.
A poesia promove o encontro entre homens e almas. Catequiza os corações religiosos, mas ainda não espiritualizados.
Quem desabafa,
não espera o julgamento do peso
ou o inventário das coisas
que carrega.
Desabafar é dividir bagagem,
caminhar de pé, costas retas,
cabeça erguida,
ainda que ao seu lado
caminhe alguém em completo
silêncio.
somos estações
e, como tais,
muitas vezes a semeadura,
para vingar, depende também
do momento certo.
Quando teu aroma vertes
se passas assim do meu lado
faceira só para eu ver-te,
sinto que poderia sorver-te
inteira como sorvete.
Chorar de alegria
tem um brilho especial,
apesar de as lágrimas no rosto
lembrarem a dor e o pranto.
O choro feliz é um dia bonito
em estado de chuva.
