Frases do filósofo Soren Kierkegaard

Cerca de 108 frases do filósofo Soren Kierkegaard

⁠Acima de tudo, não se esqueça da obrigação de amar a si mesmo.

Soren Kierkegaard
Letters and Documents (1978).
Inserida por Ketteiteki

⁠Se houver coragem de ir mais além, se constatará que a então realidade será muito mais leve do que era a possibilidade.

Soren Kierkegaard
O conceito de angústia (1844).
Inserida por Ketteiteki

A espiritualidade da mulher tem um caráter vegetativo. Encontra-se sob determinação da natureza e consequentemente só esteticamente livre, num sentido mais profundo, apenas se torna livre através do homem.

Inserida por secarval

Semelhante àquele cavaleiro, tão falado nas lendas, que subitamente vê uma ave rara e teima em perseguí-la, julgando-se de imediato prestes a atingi-lá. Mas a ave novamente se distancia até o cair da noite. Então o cavaleiro, distante dos seus e perdido na solidão já não sabe o caminho. Assim é o possível do desejo.

À medida que minha oração se tornava mais atenta e interna, eu tinha menos e menos a dizer. Finalmente, fiquei completamente em silêncio... É assim que é. Orar não significa ouvir a si mesmo falar. A oração envolve ficar em silêncio, e estar em silêncio, e esperar até que Deus seja ouvido.⁠

O "eu"é uma relação que não se estabelece com qualquer coisa alheia de si, mas consigo própria. Mais e melhor do que na relação propriamente dita, ele consiste no orientar-se dessa relação para própria interioridade. O "eu" não é uma relação em si, mas sim o voltar-se sobre si própria depois de estabelecida.

⁠Há um incêndio no interior de um teatro. O palhaço sobe ao palco para avisar o público. Eles pensam que é uma piada e aplaudem. O palhaço repete e é aplaudido com mais entusiasmo. É como eu penso que o mundo chegará ao seu fim: sendo aplaudido por testemunhas que acreditam que tudo não passa de uma piada.

Soren Kierkegaard
Either/Or A Fragment of Life (1992).

⁠Fé significa precisamente a inquietude profunda, forte, bem-aventurada, que impulsiona o crente, para que ele não possa aquietar-se neste mundo, de modo que se ele se aquietou completamente também cessou de ser um crente; pois um crente não pode assentar-se calmamente, tal como a gente se assenta com o cajado na mão, um crente caminha adiante.

Soren Kierkegaard
Upbuilding Discourses in Various Spirits (1847).
Inserida por sammisreachers