Frases do filósofo Soren Kierkegaard

Cerca de 108 frases do filósofo Soren Kierkegaard

Frustar alguém no amor é a mais terrível decepção; é uma perda eterna para a qual não há compensação, na vida ou na eternidade.

O homem é uma síntese de infinito e de finito, de temporal e de eterno, de liberdade e de necessidade, é, em suma, uma síntese. Uma síntese é a relação de dois termos. Sob este ponto de vista o eu não existe ainda.

O desenvolvimento do homem repousa na reflexão,assim o relacionamento com os outros é necessária.

O maior perigo de todos, o de nos perdermos de nós mesmos, pode ocorrer muito calmamente no mundo, como se não fosse nada. Nenhuma outra perda pode ocorrer tão silenciosamente; qualquer outra perda - um braço, uma perna, cinco dólares, uma esposa, etc - seria certamente notada.

⁠Toda forma verdadeira de conhecimento começa com um entristecimento consigo mesmo.

A deceção mais comum é não escolhermos ou não podermos ser nós próprios, mas a forma mais profunda de deceção é escolhermos ser outro antes de nós próprios.

Arriscar-se no sentido mais amplo é precisamente tomar consciência de si próprio.

Uma vez que você me rotula, você me nega.

⁠A ansiedade é a vertigem da liberdade.

Soren Kierkegaard
The Concept of Anxiety (1844).

⁠Aventurar-se causa ansiedade, mas deixar de arriscar-se é perder a si mesmo. E aventurar-se no sentido mais elevado é precisamente tomar consciência de si próprio.

A vida deve ser vivida para adiante, mas entendida olhando-se para trás.

⁠Nossa vida sempre expressa o resultado de nossos pensamentos dominantes.

⁠A personalidade de um homem só está madura quando ele encontra sua própria verdade.

Soren Kierkegaard
Papers and Journals (2015).

Cultura é o ciclo que o indivíduo percorre para chegar ao conhecimento de si próprio.

Mas quando alguém prega o cristianismo de tal forma que o eco responde: "Fora com esse homem, ele não merece viver", saiba que esse é o cristianismo do Novo Testamento.

O destino mais profundo da mulher é ser companheira do homem.

O movimento da fé deve constantemente efetuar-se em virtude do absurdo.

Aquele que se amou a si próprio foi grande pela sua pessoa; quem amou a outrem foi grande dando-se. Mas o que amou a Deus foi o maior de todos.

Não importuno Deus com mesquinhas inquietações; fixo os olhos unicamente no meu amor, cuja chama clara e virginal, guardo dentro de mim. Confia a fé em que Deus cuida das mínimas coisas.

A mulher é sonho. Ela apenas desperta ao contato do amor. Mas nessa existência do sonho, podemos distinguir dois tempos; Primeiro o amor sonha com ela, depois ela sonha com amor.