Frases de Sartre
Sintetizando a ideia de Freud, Nietzsche e Sartre sobre o ser humano, somos um ser egoísta que não ama ninguém e só deseja saciar seus desejos sexuais.
Parafraseando Sartre...
O CORRUPTO são os OUTROS
A quantidade de CORRUPTOS ELEITORES é maior que a quantidade de CORRUPTOS POLÍTICOS. Pense nisso antes de trocar seu voto por um emprego, um caixão
Sartre mandou um recado aos acadêmicos que só reclamam da vida e não agem:
“Só o rapaz que não está remando tem tempo de balançar o barco”
Sartre, disse, que "algumas pessoas vivem em seus infernos pessoais por causa do julgamento dos outros".
Eu digo que, só devemos nos fustigar com a ideia e a opinião dos outros, salvo se não conhecermos nossos intelectos!
Afinal somos seres páreos .
Quem ainda não se convenceu de que o inferno são os outros, como escreveu Sartre, vá em frente: arrume um sócio.
A existência humana é absurda, mas, na visão de Sartre, isso abre espaço para a criação de um mundo novo.
Para Sartre, o homem não é um ser objetivável; ele está sempre por se fazer, em constante renovação.
Repetindo os dizeres de Sartre, "Detesto as vítimas quando elas respeitam os seus carrascos", não se faça de vítima em sua vida, os carrascos (problemas) não devem serem respeitados e sim combatidos.
"Um regime revolucionário deve descartar um certo número de indivíduos que o ameaçam, e não vejo outro meio para isso, a não ser a morte."
O homem não é de modo nenhum a soma do que tem, mas a totalidade do que não tem ainda, do que poderia ter. E, se nos banhamos assim no futuro, não ficará atenuada a brutalidade informe do presente?
" ...não podemos perceber o mundo e ao mesmo tempo perceber um olhar que se fixou em nós;
Deve ser um ou outro.
Isso porque perceber é olhar, e perceber um olhar não é aprender um olhar-como-objeto no mundo; É a consciência de ser olhado"
Sucede que só muito raras vezes penso; assim uma infinidade de pequenas metamorfoses vai-se acumulando em mim sem eu dar por isso. E depois, um belo dia, produz-se uma verdadeira revolução. Foi o que deu à minha vida estes solavancos, este aspecto incoerente.
... é certo que tive medo ou qualquer sentimento desse género. Se ao menos soubesse de que tive medo, já seria um grande passo em frente. O que é curioso é que não estou disposto de modo algum a considerar-me louco. Vejo com evidência que não estou louco
Quando a liberdade explode na alma dum homem, os deuses perdem todo o poder sobre ele. Passa então a ser uma coisa puramente humana e só os outros homens podem matá-lo ou deixá-lo viver.
A vida, em si, não é nada, mas nos cabe dar-lhe sentido, e o valor da vida não é outra coisa senão este sentido que escolhemos.
