Frases de Santo Agostinho
Pois Tu disseste aos homens que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e que não fossem sábios aos próprios olhos, porque aqueles que declaram a si mesmos sábios, tornam-se tolos.
Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova!
Tarde demais eu te amei!
Eis que habitavas dentro de mim e eu te procurava fora!
A tristeza definha com a perda das coisas com que a cobiça se deleita, e não quer que se lhe tire nada, como nada pode ser tirado de ti.
"Os treze livros das minhas Confissões louvam o Deus justo e bom por meus males e bens, e elevam até ele a mente e o coração dos homens; senti esse efeito enquanto as escrevia, e torno a senti-lo cada vez que as leio".
Tendamos a Deus e religuemos nossas almas a ele somente - o que é, como dizem, o sentido original da palavra "religião" - e abstenhamo-nos de toda superstição.
O que permite afirmar que o tempo existe é a sua tendência de não existir.
Senhor, tu alegra minha mente de alegria espiritual. Como é glorioso teu cálice que ultrapassa todos os prazeres provados anteriormente.
O fato de ser Mãe de Cristo traz à Maria Santíssima lugar único no Mistério da Redenção, já que por meio dela é que veio ao mundo o Salvador.
Ó Verdade, Luz do meu coração, não me falem as minhas trevas. Por elas me deixei escorregar e obscuresi-me. Mas, mesmo no fundo desse abismo, sim, desse abismo, amei-vos.
Para Santo Agostinho o que existe é o tempo presente, sendo o passado algo que apenas nossa memória lembra, mas perdeu sua concretude, e o futuro, é apenas um planejamento dado no tempo presente. Discutir o tempo, ainda mais sabendo que ele pode ser construído não é uma tarefa fácil.
A morte é só uma passagem. Ou, como diria Santo Agostinho, a morte não é nada. A morte do corpo físico realmente importa? Não. O que importa é a morte da sua alma. Uma pessoa não morre quando leva um tiro ou não consegue vencer uma doença. Uma pessoa morre quando se esquecem dela.
"Em sua sábia reflexão, Santo Agostinho nos lembra que a verdadeira fé não exclui a razão, mas a eleva, permitindo que ambas caminhem de mãos dadas na busca pela compreensão profunda da existência."
"Santo Agostinho ensina que a fé ilumina a razão, concedendo-lhe a visão necessária para transcender os limites do entendimento humano, e assim, nos conduzindo a um conhecimento mais profundo e espiritual."
"A sabedoria de Santo Agostinho ecoa através dos séculos, lembrando-nos que a fé e a razão não são antagonistas, mas aliadas na jornada do entendimento, guiando-nos para além das fronteiras do visível em direção ao mistério que transcende nossa compreensão."
Entrevistador: Por que filósofos como Platão, Aristóteles, Santo Agostinho, Emmanuel Kant, não transmitem suas obras psicografadas?
Chico Xavier: Porque talvez eles também sejam médiuns.
(Programa Pinga Fogo 1971)
Santo Agostinho dizia que “se você duvida, é porque você crê”. Essa frase põe a gente no colo. Então creio, tenho fé.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp