Frases de Salomão

Cerca de 6227 frases de Salomão
Salomão é um personagem bíblico, foi o terceiro rei de Israel. Hábil conselheiro e grande administrador, construiu o templo de Jerusalém

O que ontem parecia indispensável pode amanhã tornar-se obstáculo ao progresso.

A sobrevivência de uma norma não prova sua justiça; prova apenas sua capacidade de permanecer.

Nem tudo que sobrevive merece sobreviver.

Instituições podem durar séculos e ainda assim estar evolutivamente ultrapassadas.

O Direito precisa distinguir permanência de adaptação bem-sucedida.

Uma instituição incapaz de aprender tende a transformar seus próprios erros em tradição.

A mudança jurídica começa quando a realidade deixa de caber nas categorias existentes.

Toda nova realidade social é um teste para a capacidade adaptativa do Direito.

A lei que não acompanha a transformação tecnológica corre o risco de regular um mundo que já desapareceu.

A inteligência artificial não elimina o Direito; seleciona quais estruturas jurídicas ainda são capazes de acompanhá-la.

Novas tecnologias produzem novas formas de poder, e novas formas de poder produzem novas necessidades jurídicas.

O Direito digital é uma resposta evolutiva à transformação digital da sociedade.

A seleção jurídica ocorre quando determinadas soluções institucionais demonstram maior capacidade de resolver conflitos que outras.

Uma norma sobrevive legitimamente quando continua produzindo proteção em condições sociais diferentes das que a originaram.

A jurisprudência é uma das formas pelas quais o Direito se adapta sem necessariamente romper com sua continuidade histórica.

Interpretar é, muitas vezes, adaptar uma norma antiga a uma realidade nova sem destruir seu núcleo de sentido.

A Constituição deve possuir estabilidade suficiente para sobreviver e flexibilidade suficiente para não fossilizar.

O excesso de rigidez institucional pode ser tão destrutivo quanto a ausência de estabilidade.

A evolução jurídica exige continuidade e ruptura em proporções inteligentes.

Nenhuma geração deveria confundir suas próprias instituições com as necessidades eternas da humanidade.