Frases de Milton Santos

Cerca de 29 frases de Milton Santos

⁠"Como primeira observação, lembremos que a cidadania se dá segundo diversos níveis. Sobretudo neste país, todos não são igualmente cidadãos, havendo os que nem são cidadãos e havendo os que não querem ser cidadãos, aqueles que buscam privilégios e não direitos."

Inserida por lubaffa

⁠Ser negro no Brasil é, pois, com frequência, ser objeto de um olhar enviesado. A chamada boa sociedade parece considerar que há um lugar predeterminado, lá em baixo, para os negros e assim tranquilamente se comporta.

Milton Santos
Ser negro no Brasil hoje. Folha de S.Paulo, 7 maio 2000.
Inserida por pensador

⁠É urgente reagir se realmente desejamos integrar a sociedade brasileira de modo que, num futuro próximo, ser negro no Brasil seja, também, ser plenamente brasileiro no Brasil.

Milton Santos
Ser negro no Brasil hoje. Folha de S.Paulo, 7 maio 2000.
Inserida por pensador

⁠Tenho uma enorme dificuldade de aceitar que o país celebre uma semana, celebre um dia, e o resto dos 358, 357 dias, se descuide da questão.

Inserida por pensador

⁠A luta que tem que ser feita passa por criar uma consciência nacional e não, digamos, nos limitarmos a uma produção de uma consciência negra, porque os negros já estão cansados de saber qual é sua condição na sociedade.

Inserida por pensador

Deusa
eterna da
bonança,
outrora
rainha do
amor...

Amanhecer
nórdico
tardes
oblíquas
noites
inebriantes...
ocasionais

⁠Seja qual for o fanatismo, ele o levará a cegueira, a perca do bom senso, e a adoração a irracionalidade!!!!

Inserida por MiltonPassos

⁠É por demais sabido que a principal forma de relação entre o homem e a natureza, ou melhor, entre o homem e o meio, é dada pela técnica. As técnicas são um conjunto de meios instrumentais e sociais com os quais o homem realiza sua vida, produz e, ao mesmo tempo, cria espaço. Essa forma de ver a técnica não é, todavia, completamente explorada.

Inserida por joao_gabriel_barbosa

⁠Quantas vezes tive, sobretudo neste ano de comemorações, de vigorosamente recusar a participação em atos públicos e programas de mídia ao sentir que o objetivo do produtor de eventos era a utilização do meu corpo como negro – imagem fácil – e não as minhas aquisições intelectuais, após uma vida longa e produtiva.

Milton Santos
Ser negro no Brasil hoje. Folha de S.Paulo, 7 maio 2000.
Inserida por pensador