Frases de Milton Santos

Cerca de 23 frases de Milton Santos

A má índole associada a falta de educação leva ao racismo, ao preconceito e até a marginalidade.

A força da alienação vem dessa fragilidade dos indivíduos, quando apenas conseguem identificar o que os separa e não o que os une.

Existem apenas duas classes sociais, as do que não comem e as dos que não dormem com medo da revolução dos que não comem.

O mundo é formado não apenas pelo que já existe, mas pelo que pode efetivamente existir.

Consumismo e competitividade levam ao emagrecimento moral e intelectual da pessoa, à redução da personalidade e da visão do mundo, convidando, também, a esquecer a oposição fundamental entre a figura do consumidor e a figura do cidadão.

A globalização mata a noção de solidariedade, devolve o homem à condição primitiva do cada um por si e, como se voltássemos a ser animais da selva, reduz as noções de moralidade pública e particular a um quase nada.

Antigamente as grandes nações mandavam seus exércitos conquistar territórios e o nome disto era colonização. Hoje as grandes nações mandam suas multinacionais conquistar mercados e o nome disto é globalização.

O que é transmitido à maioria da humanidade é, de fato, uma informação manipulada que, em lugar de esclarecer, confunde.

A força da alienação vem dessa fragilidade dos indivíduos que apenas conseguem enxergar o que os separa e não o que os une.

A informação sobre o que acontece não vem da interação entre as pessoas, mas do que é veiculado pela mídia, uma interpretação interessada, senão interesseira, dos fatos.

Deus é o todo, está em tudo.

O terrível é que, nesse mundo de hoje, aumenta o número de letrados e diminui o de intelectuais. Não é esse um dos dramas atuais da sociedade brasileira?

Jamais houve na história um período em que o medo fosse tão generalizado e alcançasse todas as áreas da nossa vida: medo do desemprego, medo da fome, medo da violência, medo do outro.

Se não é capazes de conviver com as diferenças e divergências...
Tente ao menos ser feliz!

O homen perfeito é ateu, imparcial e monogâmico.

Liberdade é pouco e
O desejo imenso.
A angústia demasiada,
e a espera é fatídica.

Mãe, um amor de renuncia, se preciso.

A evolução do homem, na pré-história o homem das cavernas viviam em bandos para se defenderem dos predadores, hoje o homem vivem em bandos para depredar.

As vezes achamos que vamos ser fortes e aguenta ate o final, mas chega uma hora q você realmente cansa de achar...

Um dos traços marcantes do atual período histórico é, pois, o papel verdadeiramente despótico da informação.